Nos últimos anos, o crescimento do consumo de combustíveis ultrapassou 2 dígitos. Batendo 10,7%, que em litros chega a 4.4 bilhões de litros anuais contra apenas 4 bilhões dos anos anteriores.

Essa dependência do Brasil, principalmente com a gasolina, faz as notícias sobre o aumento dos preços serem terem tanto impacto que alteram imediatamente a rotina das pessoas.

Criando dúvidas, fortalecendo mitos e fake news que poderiam ser facilmente quebrados com o acesso à informação de qualidade como a que está prestes a ler.

Para acabar de vez com os seus problemas relacionados com a gasolina, conheça as principais informações e alternativas possíveis para esse assunto: 

Quais os impactos da gasolina alta?

Entre os inúmeros que podem ser sentidos pela população em geral, os principais se dividem em duas categorias.

Os diretos como resultado de poucos dias depois dos anúncios e os indiretos que podem levar dias ou anos para demonstrarem os efeitos da alta dos combustíveis.

Diretos

  1. Diminuição do uso de automóveis: Começa a ficar muito mais vantajoso para as famílias aposentar o carro em diversas situações, com apenas fatos emergenciais para quebrar essa nova rotina.
  2. Aumento no custo dos fretes: As rodovias ainda são a ponte que ligam o Brasil inteiro e um combustível alto é repassado inteiramente ao consumidor que compra de outros lugares.
  3. Aumento no preço das passagens aéreas: Os aviões também ficam caros porque precisam dos combustíveis para transportar tanto pessoas, quanto encomendas e produtos.

Indiretos

  1. Aumento generalizado dos preços: A inflação é o temos de várias pessoas que não contam com esse crescimento de forma exponencial dos preços. Forçando a cortar muitos itens que seriam comprados.
  2. Recessão econômica: Com menos poder de compra, as pessoas começam a consumir menos e acaba impedindo que diversos setores da economia cresçam com o passar do tempo.

Porque a gasolina sobe?

Apesar dos impostos estarem presentes no preço da gasolina, eles não sobem a todo momento, sendo causas externas as principais razões, entre elas: 

  • Guerra na Ucrânia: Como a Rússia é um dos maiores produtores de Petróleo do mundo, você tem um impacto direto em como a venda desses barris pode acontecer devido às sanções e a situação econômica do país.
  • Aumento na demanda: Sempre quando a demanda sobe, é preciso que a produção também cresça na mesma proporção, o que não acontece com tanta facilidade nos combustíveis, forçando o aumento de preços.
  • Baixa oferta: O processo de criação de gasolina e outros derivados envolve muita tecnologia, mas nem todos os países conseguem acompanhar esse ritmo de desenvolvimento para conseguir vender mais barris de petróleo.
  • Futuro: Prevendo possíveis altas, os produtores aumentam o preço médio do barril para compensar possíveis perdas.

Subsídios do governo para o aumento da gasolina 

1.Isenção do ICMS

Um ponto negativo é que toda economia precisa de algum tipo de imposto para sustentar suas atividades e os benefícios que são destinados para a população.

Com o ICMS não é diferente, devendo ser pensado com cautela para não criar um efeito dominó em setores e agravar ainda mais uma crise econômica.

2.Criação de outro imposto

Como falamos anteriormente na isenção do ICMS, eliminar totalmente compromete áreas essenciais ao desenvolvimento da nação.

Tendo como uma alternativa viável, tributar outras áreas para compensar essa falta que o ICMS fará.

Apesar de ser um pouco controverso entre os brasileiros, pode ser um remédio de ação rápida ao problema de combustível que está sob o mundo e em especial o Brasil que depende deste combustível.

3.Medidas longo prazo

Mais do que pensar em soluções a curto prazo, o governo precisa entender que essas medidas têm um prazo de validade se nenhum investimento em tecnologias ou meios alternativos for feito em nosso território.

Um dos caminhos para isso acontecer é o estímulo a pesquisas que encontre soluções mais viáveis, pode substituir a dependência por apenas um tipo de modelo energético.

Alternativas da população para o aumento da gasolina

Bom ou ruim, é preciso ter planos secundários pelos preços altos da gasolina com um salário fixo que é a realidade da maioria da população brasileira.

  • Compartilhe: Em muitas ocasiões os carros são utilizados apenas por uma ou duas pessoas durante todo o percurso, ajudando outras pessoas, você diminui o custo médio que cada pessoa precisa abrir mão para chegar ao seu destino.
  • Utilize a bicicleta: Trajetos menores podem ser muito facilmente concluídos a partir do uso da bicicleta e você ainda pratica exercícios físicos nessa atividade.
  • Opte por elétricos: Nos últimos anos, veículos elétricos estão cada vez mais presentes na realidade do brasileiro; Assim, pode ser uma boa alternativa, mas atenção, veja as regras para segurança e habilitação desta modalidade.

O que falta para os carros elétricos dominarem?

Por ser uma excelente alternativa para milhares de pessoas, com o potencial de impacto na casa dos milhões, os elétricos podem ser o principal alicerce para combater a alta dos combustíveis e a dependência imediata da gasolina.

Com isso, há vários pontos que os especialistas consideram para os elétricos tomarem conta da sua rotina, entre os principais estão:

  1. Diminuição de custo: Assim como os combustíveis foram nos primeiros anos de implementação, os elétricos também enfrentam o desafio de escalar suas produções sem crescer necessariamente seus custos.
  2. Políticas de isenções fiscais: Muitos países do mundo todo já adotam meios para atrair investimento extrangeiro que pode dominar o mercado nacional com preços mais justos e competitivos.
  3. Benefícios para as pessoas migrarem: É muito mais interessante para os clientes terem acesso a bonificações para estimular a aquisição dos elétricos
  4. Facilidade de acesso a insumos: Devido o material que compõe a bateria dos veículos elétricos ser bem escasso, há realidades em que apenas ela é mais cara do que todo o automóvel e será necessário alterar essa realidade.

Conclusão

Agora que você está por dentro dos principais subsídios e alternativas para combater o aumento da gasolina, vale ressaltar que é preciso um ponto muito importante.

A participação ativa na política e na pressão não apenas dos candidatos em que votou, mas em todos que estão representando a população e devem realizar as suas atividades em prol dela.

Criando um ciclo virtuoso que é benéfico para as próximas gerações que terão esses e outros problemas para enfrentar na rotina.

Por fim, será de grande ajuda para outras pessoas você compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a realidade que estamos vivendo agora a partir de uma ótica de subsídios.