Perdi a nota fiscal, e agora estou com problemas. Isso também já aconteceu com você? Portanto, saiba que é muito comum, principalmente quando falamos de notas fiscais de produtos ou serviços.

Sendo assim, vale lembrar que os produtos que compramos nem sempre estão protegidos contra danos. Contudo, normalmente quando compramos algo, depois de algum tempo descobrimos o erro e temos que levar ao suporte técnico da fábrica. 

Sendo assim, nestes casos, será necessário apresentar nota fiscal comprovando a compra do produto ou pagamento pelo serviço. 

Perdi a nota fiscal, como recorrer? 

Primeiramente, entenda que esta é uma situação em que muitas pessoas se encontram. Ou seja, quando não guardam as suas notas de forma adequada ou são vítimas de incidentes que acabam atrapalhando suas contas. 

No entanto, não se preocupe. Saiba que certamente, você tem o direito de solicitar uma cópia. É possível fazer isso inclusive, diretamente ao estabelecimento onde foi efetuada o contrato de compra e venda. 

2ª via da Nota Fiscal em caso de perda ou extravio

Conforme referido, a nota fiscal é o documento que comprova a compra de um produto ou até mesmo, um contrato de prestação de serviços. Sendo assim, quando solicitamos uma revisão de serviço, manutenção de produto, ou mesmo um novo produto, precisamos apresentar uma nota fiscal para a empresa responsável. 

Além disso, também é utilizado quando as pessoas desejam revender um produto, para atestar sua originalidade e sua compra. Contudo, para obter cópia da nota fiscal, basta dirigir-se ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou o serviço em questão e solicitar o documento. Todavia, entenda que a segunda via da nota fiscal deve conter as mesmas informações da primeira via.

Ou seja: marca, tipo, modelo e espécie do produto, nome do comprador, CPF, CNPJ, endereço, etc. Além disso, saiba que não se pode cobrar uma taxa pela emissão de uma segunda cópia porque não é um serviço caro. 

Ou seja, se houver cobrança de parte, pode-se considerar que o estabelecimento deseja obter vantagem indevida para o consumidor. Esse é um abuso, que pode ser conferido direto no Código de Defesa do Consumidor. 

Perdi a Nota Fiscal e a segunda foi paga, e agora?

Contudo, entenda que se a loja cobrar uma quantia para fazer a cópia da sua NF, não aceite o pagamento. Todavia, porque isso é considerado abuso, nos termos do artigo 39, do Código do Consumidor. 

Notas Fiscais Eletrônicas, como recuperar?

As notas fiscais eletrônicas podem ser recuperadas, mas para recuperar as notas fiscais eletrônicas, você deve seguir alguns passos básicos, que ditamos abaixo. 

Pesquisa por e-mail 

A maioria das empresas envia notas fiscais eletrônicas por e-mail, principalmente quando se tratar de comprar online. Portanto, se você não conseguir encontrar a fatura, a primeira coisa a fazer é procurar no seu e-mail. Se isso não funcionar, você pode usar a prática sobre a qual falaremos a seguir. 

Consulte o site da SEFAZ 

Acessando o portal da NFe você consegue recuperar suas notas fiscais. Ou seja, a SEFAZ oferece serviços de consulta para esses documentos e, além da consulta, a SEFAZ também permite baixá-los na maioria dos casos.

Porém, para isso, é necessário ter em mãos a chave de acesso, que corresponde a um código de dígitos. Além disso, é necessário seguir as recomendações abaixo:

  • Segure a DANFE em mãos e visite o site da Nota Fiscal Eletrônica;
  • Insira o código de confirmação no campo especificado
  • Anote o código de acesso à imagem do site; 
  • Baixe o XML. 

Com este procedimento será possível verificar o destinatário da nota fiscal assim como, obter o novo arquivo.

Perdi a Nota Fiscal de novo, o que fazer para evitar isso?

Para melhorar a organização dos documentos fiscais da sua empresa, ou até mesmo, na sua casa, é preferível utilizar um sistema específico que gerencie este tipo de tarefas. No entanto, nem todas as ferramentas podem resolver esse problema.

Para garantir o sucesso neste tipo de ocasião, o software ideal deve gerenciar todas as suas notas fiscais de forma prática e segura. Contudo, ele fará o upload de documentos como NFe XML assim como, o armazenamento em nuvem, o que permite a saída de um DANFE de cada nota. 

Além disso, permite que você se mantenha atualizado com informações sobre o status do documento. Se você sempre diz “perdi minha nota fiscal”, é também imprescindível guardar as suas notas eletrônicas em local seguro durante o período determinado pela lei. 

Por isso, faça backup eletrônico de seus documentos em casa. Desta forma, você saberá onde as notas estão guardadas e estarão facilmente acessíveis. Ao gerenciar adequadamente suas notas fiscais eletrônicas, você faz a gestão automática para evitar a perda ou extravio de documentos.

Ou seja, mesmo que isso aconteça, você pode recuperá-los facilmente. Sendo assim, é mais adequado ter as suas faturas muito bem geridas e organizadas para evitar trabalhos de investigação através das opções já mencionadas.

Quanto tempo devo manter as notas fiscais?

O cliente deve guardar a nota fiscal pelo menos durante o período de garantia do produto. Porém, o ideal é que, sempre que possível, os consumidores estejam atentos com a nota durante a vida útil do produto. Este artigo resolveu o seu problema? Esperamos que sim. 

Por fim, compartilhe nas suas redes sociais. Há pessoas que não sabem como agir nestes casos.