Se você está em busca de ter uma carteira de investimentos eficiente, o primeiro passo é descobrir o seu perfil de investidor.

Entender qual é o seu perfil, evita que você faça aplicações de risco, que podem interferir na sua tranquilidade e no seu patrimônio.

Exatamente por isso, fizemos esse artigo para te ajudar a tomar a decisão certa. Veja agora os perfis de investidor e entenda tudo que você precisa saber. Boa leitura!

O que é perfil de investidor

O principal objetivo do perfil de investidor é identificar quais são as suas preferências e prioridades com investimentos.

Em geral esse perfil é baseado em sua tolerância ao risco, e para essa avaliação, serão analisadas algumas características.

Informações como, sua idade, condição financeira, patrimônio e objetivos financeiros são essenciais para indicar o seu perfil de investidor.

Como descobrir o perfil de investidor

Para descobrir o seu perfil de investidor, primeiramente é preciso que você se faça algumas perguntas, veja agora quais são:

  1. Qual a sua pretensão em relação aos investimentos? Manter o investimento por anos, ou fazer a retirada do seu investimento em um curto prazo?
  2. Se as suas aplicações tivessem queda de 30%, esperaria o jogo virar ou colocaria à venda o que foi investido?
  3. Seus objetivos com o investimento seriam para construir uma renda fixa ou somente para trocar de carro no ano seguinte?
  4. Quais conhecimentos você possui sobre investimentos e planejamentos?
  5. Atualmente, quais são as suas prioridades?

Essas 5 perguntas que deixei aqui pra você, serão fundamentais para que você entenda qual é o seu perfil de investidor. 

Além dessa análise feita por você mesmo, também existem alguns formulários, conhecidos como QUIZ, que também podem te ajudar a descobrir qual o seu perfil.

Por que as corretoras exigem teste de perfil de investidor?

Ao tentar abrir uma conta em uma corretora de investimento, é preciso preencher um formulário como exigência. 

Essa exigência existe por dois motivos, o primeiro é por cumprir uma determinação da Comissão de Valores Mobiliários.

O segundo é para garantir a honestidade entre a corretora e o investidor, evitando que o cliente cometa erros por recomendações que saiam fora do seu perfil de investidor.

Tipos de perfil de investidor

Entenda melhor quais são os três perfis de investidor e suas características.

Perfil Conservador

Pessoas que possuem um perfil conservador, normalmente dão muita importância à segurança de suas aplicações. 

Dessa forma, costumam abrir mão de fazer investimentos que podem gerar um lucro maior, e acabam investindo em opções que geram menor risco.

Agindo dessa forma o investidor conservador tem como foco não perder nenhum dinheiro, mantendo o seu patrimônio intacto.

Sendo assim, o perfil conservador é aquele que vai sempre priorizar o que acumulou ao longo dos anos, ao invés de arriscar novos investimentos que o tiram da zona de conforto.

Perfil Moderado

O perfil moderado é conhecido por priorizar também a segurança do seu patrimônio, porém, ele está disposto a abrir mão de uma pequena parte dessa segurança.

Quando existe a possibilidade de obter uma melhor renda, ele irá analisar as opções e provavelmente escolherá algum investimento que não tenha tantos riscos.

O investidor moderado normalmente já possui mais conhecimento financeiro, sabendo exatamente as opções de investimento que o mercado pode oferecer.

Perfil Arrojado

O perfil de investidor arrojado é o famoso “topo quase tudo” na sua busca por rendas mais altas, o que deixa ele mais aberto e tolerante aos riscos.

O arrojado se interessa muito por ações, fundos imobiliários e criptomoedas, o que o torna o mais experiente entre os outros perfis.

A experiência financeira e o conhecimento que ele adquire sendo curioso pelas novas formas de aumentar o seu patrimônio, o tornam um perfil bem difícil de se abalar, mesmo por eventuais perdas.

Como montar uma carteira pensando no perfil de investidor?

Todo e qualquer investidor precisa analisar como será montada a sua carteira de investimentos, entenda agora as melhores opções para cada perfil de investidor:

Carteira de investimentos conservadora

Poupança

A poupança é sempre uma das melhores opções para o investidor conservador, afinal, ela não acrescenta risco nenhum ao patrimônio do investidor por ser uma aplicação de renda fixa simples.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional, onde o investidor convervador poderá comprar um título, onde ele empresta dinheiro ao Governo Federal, sem riscos ao seu patrimônio.

CDB

O CDB é como um empréstimo que o investidor faz a instituições bancárias, que em troca, fornece uma taxa de rentabilidade por um determinado prazo.

Carteira de investimentos moderada

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa são considerados uma opção de investimento seguro, fácil e barato para investidores moderados, mantendo 95% do patrimônio investidos em títulos públicos federais.

Fundos imobiliários

Investimentos imobiliários se aplicam em shoppings, prédios comerciais, hospitais e vários outros empreendimentos importantes. Ao aplicar no fundo imobiliário o investidor se torna um “dono”, recebendo o aluguel do local.

Carteira de investimentos arrojada

Ações

Ações são os títulos que representam uma porcentagem de uma empresa, ao investir nelas, você se torna sócio, obtendo os lucros ganhos por ela. É uma excelente opção para quem possui perfil de investidor arrojado.

O perfil de investidor pode mudar?

Independente da sua inscrição ou do perfil que você se auto se identificou, ele poderá ser alterado quando você quiser.

O que você definiu como seu perfil de investidor funciona basicamente como uma fase da sua vida, que mostra exatamente o que você é naquele momento, e não eternamente.

Todos nós passamos por mudanças, e novas experiências podem fazer você mudar a sua forma de investimentos, automaticamente mudando o seu perfil de investidor.

Sendo assim, o perfil do investidor pode mudar sim, ele sempre será definido por sua fase atual.

Como e quando começar a investir?

Para começar a investir é necessário entender que somente se deverá fazer uma aplicação em algo que faça parte da sua realidade financeira.

Depois de entender o perfil de investidor e entender qual é o seu, aí sim você vai estar pronto para começar a investir.

Entenda, não se deve entrar em investimentos onde não se tem o conhecimento de como irá fazer as aplicações, evitando assim prejuízos no seu patrimônio. Boa sorte em seus investimentos, e até a próxima!