Você já ouviu falar do PIS? Provavelmente a sua resposta foi sim, mas talvez você nunca tenha parado para pesquisar mais a respeito do tema. Se esse é o caso, então é muito importante que você leia esse artigo até o final!

Aqui neste artigo iremos te contar tudo a respeito do PIS. Desde o que é até como você pode realizar o pedido do mesmo. Ou seja, se você tem curiosidade para saber do que se trata, saiba que você veio ao lugar certo!

Por isso, prossiga com a leitura desse artigo e confira tudo a respeito do programa de integração social! Sem mais delongas, vamos descobrir agora o que é e como pode ser benéfico para você? 

O que é o PIS?

Assim como mencionamos acima o termo acima de trata de uma sigla que significa  Programa de Integração Social, ainda não faz ideia do que significa? Fique tranquilo que vamos te contar. 

Para resumir o que significa, podemos dizer que o programa se trata de uma espécie de abono salarial. Isto é, o PIS se destina a atender a trabalhadores do setor privado. 

Por outro lado, existe também o PSEP, que possui praticamente a mesma função. Entretanto contempla os trabalhadores do setor público, ou seja os funcionários públicos.

Como funciona?

Assim como foi mencionado anteriormente, aqui te mostraremos mais sobre como exatamente você pode estar contar com o auxílio deste programa de integração social. Sendo assim, é importante saber exatamente o programa em questão funciona. 

Como citamos que o PIS se trata de um abono salarial que contempla trabalhadores do setor privado, ele funciona por meio do pagamento de um valor que é calculado de acordo com o aniversário do trabalhador e depositado na sua contas. Sendo esse o funcionamento do programa de integração social.

Quem recebe?

Mas afinal, quem exatamente recebe o PIS? Assim como você deve imaginar, é necessário que você cumpra alguns requisitos para que você possa receber. Mas não precisa se preocupar! Pois não será necessário cumprir uma lista imensa de requisitos para que você possa receber o abono salarial.

Muito pelo contrário, você pode receber o PIS caso você trabalhe com carteira assinada há ao menos 5 anos. Também é muito importante que você esteja trabalhando há pelo menos 30 dias no ano base. Por fim, que os seus dados tenham sido informados da maneira correta ao governo.

Como consultar?

No que diz respeito a  consulta do valor que você tem para receber, isso também acontece de uma maneira bastante prática, pois pode ser feito de maneira completamente remota. 

Para conseguir consultar, basta que você para o número do alô trabalhador. Após conseguir efetuar a ligação, alguns dados serão exigidos para que a consulta ocorra. 

Dessa maneira, dentro de alguns poucos minutos, você saberá quanto receberá, e também a data que o pagamento ocorrerá. Isso é tudo que deve ser feito para que você esteja recebendo o seu PIS.

Como é pago?

Por fim, você pode estar se perguntando como exatamente deve receber esse valor, não é mesmo? Saiba que também não é um processo burocrático. Afinal, por se tratar de um benefício voltado a atender trabalhadores, o objetivo é ser o mais simples possível. 

Sendo assim, para receber você deve ter uma conta ativa na Caixa Econômica Federal, assim como a grande parte dos programas sociais e benefícios do governo, que utilizam a mesma maneira de pagamento. 

Por isso, você possui uma conta ativa no banco e também saiba que poderá consultar o valor disponível por meio do app caixa , que você pode baixar gratuitamente no seu celular. 

Por fim, após o recebimento da quantia, você poderá fazer transferências para a sua conta de preferência, ou deixar na conta da Caixa mesmo para utilizar como quiser! 

Conseguiu perceber que esse benefício por mais que não seja muito conhecido pelas pessoas, pode ajudar muito? Afinal, às vezes você pode ter um valor para receber e nem foi informado disso! O PIS ajuda muitos trabalhadores do setor privado e o processo para solicitar é bem simples também. Afinal, pode ser tudo feito online, por meio de um app de celular.