Estamos sempre em busca de serviços que proporcionem rapidez e agilidade em nossa rotina, não é mesmo? Com o pix, podemos receber e pagar tudo em segundos. 

Esqueceu seu cartão em casa? Não conseguiu sacar dinheiro no caminho ao trabalho? Não tem problema! Com o Pix, você resolve isso rapidinho.

Continue lendo para entender melhor!

O que é o PIX 

Criado pelo Banco Central do Brasil, o pix é uma forma de pagamento instantânea, ou seja, o dinheiro cai em conta na mesma hora em que o pix for realizado. 

Com o pix as transações são feitas em questão de segundos, o que facilita os pagamentos e recebimentos de valores, sendo eles feitos em dias úteis ou finais de semana.

Como funciona o pix

O funcionamento do Pix é bem simples e claro! Para usá-lo, basta cadastrar um chave pix em qualquer banco de sua preferência.

Qual o limite?

Não foi definido um limite máximo de valores para o Pix diário, mas, o consumidor tem a opção de escolher fazer um ajuste de limite, gerando mais segurança para o consumidor.

Limite pix noturno

Por questão de segurança, foi estabelecido o limite de R$1.000 reais para transações noturnas, durante o período de 20h e 6h em dias úteis e finais de semana.

Pix saque

O pix saque serve para auxiliar quem precisa muito de um dinheirinho em mãos, através dele o consumidor poderá realizar saques.

Pix troco

Já teve problemas em receber ou dar algum troco pela falta de dinheiro físico? Com essa função, até mesmo o troco pode ser enviado via pix pelo comerciante.   

Sou obrigado a ter Pix?

Não! Nenhum cliente é obrigado a se cadastrar para ter um Pix. Se o consumidor por qualquer motivo não quiser mais utilizar o serviço, poderá a qualquer momento fazer a exclusão da chave pix.

Existe taxa para usar o Pix?

A cobrança de tarifa do Pix é feita somente a pessoas jurídicas, no caso de pessoas físicas, nenhuma cobrança de taxa será feita tanto em pagamentos como em recebimentos.

Consigo agendar um Pix?

Sim! Você pode agendar um pagamento via pix sempre que necessário. E poderá compartilhar da mesma forma o comprovante do agendamento, assim como é feito com pagamentos imediatos.

Pix funciona no exterior?

Enquanto o Pix Internacional aguarda testes em diversos países, o consumidor tem a opção de usar plataformas digitais para fazer transações, sendo elas, a Wise e Remessa Online.

O que são as chaves Pix

As chaves Pix são como uma identificação para sua conta. Você pode fazer o cadastro de uma chave pix, usando seu CPF, e-mail, número de telefone celular, QR code ou solicitando uma chave aleatória.

Como as chaves Pix funcionam?

As chaves pix funcionam da seguinte forma: Ela deverá ser enviada tanto para pagamentos como recebimentos de valores. 

Caso você seja uma pessoa jurídica, será permitido o cadastro de no máximo 20 chaves pix. Agora, se você for uma pessoa física, terá o direito de cadastrar até 5 chaves pix. 

CPF

Para criar sua chave Pix com o seu CPF, basta informar os onze dígitos no cadastramento. 

Celular

O número de celular informado deve ser exclusivamente de quem deseja criar uma chave pix.

E-mail

O e-mail cadastrado precisa estar em uso e que você tenha acesso a ele.

Aleatória

A chave aleatória é criada pela instituição financeira escolhida por você para o cadastramento, possuindo letras e números.

Qr code

Com o Qr code você recebe e paga através da câmera do seu aparelho celular, que funciona basicamente como um leitor de código de barras.

O que muda com o Pix?

A principal mudança do pagamento com o Pix, é a facilidade em fazer e receber pagamentos com rapidez, o que diferencia ele dos pagamentos tradicionais.

Diferenças entre Pix e outros meios de pagamento

O Pix oferece pagamentos e recebimentos instantâneos, diferente do TED ou DOC, que por sua vez, podem demorar horas ou até mesmo dias para cair em conta.

O Pix é confiável?

Em qualquer transferência de valores, dados e informações sempre serão avaliados pelo Sistema Financeiro Nacional e pelo Banco Central, tornando o uso do Pix seguro.

Cuidados com o Pix

Em qualquer serviço de pagamento, é importante preservar seus dados para manter sua conta segura. Confira algumas dicas:

  • A chave Pix mais indicada para cadastro é a chave aleatória. Dessa forma você nunca vai precisar informar nenhum dado pessoal a ninguém;
  • Fique atento ao informar a sua chave Pix corretamente, afinal, é um pagamento imediato e não é possível reverter-lo;
  • Sempre que for realizar um pagamento, confira os dados e sempre que possível, confirme com quem irá receber se os dados estão corretos;

Como criar um Pix

Para criar um Pix, é necessário que você já tenha em mente qual chave será cadastrada entre as opções disponíveis. Deixa eu te mostrar como é fácil se cadastrar:

  • Baixe o aplicativo do banco escolhido para criar seu Pix;
  • Vá na opção Pix, e selecione a opção “cadastrar chaves’
  • Apó isso, escolha qual chave irá criar;
  • Se for e-mail ou número de celular, você receberá um código para confirmação;
  • Se a escolha for o chave aleatória ou CPF, basta fazer a confirmação;

Como transferir com o Pix

Com a inovação de pagamentos online através do pix, algumas dúvidas ficam pelo caminho. Entenda melhor sobre:

Aproximação

Para autenticar a transferência, basta aproximar seu celular ao símbolo de pagamento e usar a sua senha padrão ou a biometria para confirmar a transação.

Inserindo dados

Tenha em mãos todos os dados do destinatário, sendo eles: Nome completo, CPF e os dados bancários que são, banco, conta e os números da agência.

Qr code 

O Qr code funciona como um leitor de informações. Basta apontar a câmera do celular para a imagem fornecida no estabelecimento, e inserir o valor que precisa ser pago. 

Só posso fazer transferência para outra pessoa que tenha Pix?

Para realizar um pagamento via pix é preciso ter os dados bancários e pessoais do destinatário, ele possuindo ou não o cadastro Pix, o valor será enviado da mesma forma.

Quem pode usar o pix parcelado?

Essa função de parcelamento pode ser usada por qualquer cliente que possua conta corrente e um cartão de crédito que tenha limite para o parcelamento. 

Picpay

Através do PicPay o cliente que precisar de uma graninha na mão, poderá solicitar um Pix parcelado, que será feito através do seu cartão de crédito, podendo ser parcelado em até 12x. Esse valor será cobrado juntamente com a sua fatura do cartão.

Santander

Para o cliente que possui conta corrente no Santander, o Pix parcelado pode ser dividido em até 24x no seu cartão de crédito. Para solicitar o pix parcelado, basta que, quando for fazer alguma transferência seja selecionado a opção: Dividir o pix. Quem optar por esse tipo de serviço terá até 59 dias para começar a pagar.

Nubank

A Nubank também disponibilizou o pix parcelado para todos os seus clientes que possuem o cartão de crédito. Com essa liberação, é possível fazer uma simulação e decidir entre parcelar em até 24x ou pagar em uma única parcela.

Vale a pena ter Pix?

No quesito agilizar a vida, e facilitar todos os pagamentos diários e mensais, o Pix será sempre o mais recomendado. Então, caso você ainda não tenha uma chave pix, já corre lá e faça o seu cadastro!