Muitas pessoas deixam de fazer as viagens que tanto sonham por falta de planejamento financeiro, e o planejamento é essencial para conquistar os seus sonhos. Existem duas técnicas para planejar a sua viagem e nós vamos te contar agora:

Primeira técnica de planejamento: o dinheiro determina

Uma dessas técnicas é quanto o dinheiro determina, ou seja, você vai consultar o quanto você tem e o quanto receberá e sua viagem será montada de acordo com a sua renda atual.

Ficou ruim pra você? Calma, que tem a outra técnica e ainda te explicaremos tudo na prática.

Segunda técnica: o planejamento determina o dinheiro que você terá

O outro método é onde o seu planejamento vai te levar, ou seja, você fará o planejamento com base no seu sonho de viagem, e assim ficará mais fácil atingir essa meta.

Como as técnicas funcionam na prática

Tanto para a primeira técnica como para a segunda, você precisará de ferramentas, que vão tornar esse trajeto mais fácil.

A principal ferramenta será uma planilha, onde você precisa anotar todos os próximos passos. Por isso, seja no papel ou no excel, vamos anotar tudo!

Para o primeiro método, você irá definir o valor que você possui para investir na sua viagem.

Comece anotando o valor total que você tem para fazer essa viagem e, em outro lado ou página, anote os gastos que você sabe que terá durante as férias. Vai alugar um carro?

Anote o valor do aluguel e a estimativa do combustível. Anote as tarifas aéreas, gastos com passagens, custo do hotel por todos os dias da viagem, o valor que você gastará em refeições.

Para isso, ligue nas operadoras de viagem, faça pesquisas, veja vídeos no YouTube de pessoas que já foram para o destino que você está planejando, e assim você preenche toda a planilha.

Um erro comum é calcular apenas a passagem, o transporte e o hotel, se esquecendo das refeições, dos ingressos e de todo o resto. Por isso, resumindo o método um: anote o que você tem e tudo o que irá gastar, encaixando um valor ao outro.

Para o segundo método, o primeiro passo é definir o seu destino, que você já deve ter na ponta da língua, não é mesmo? O segundo passo é definir o tipo de viagem e fazer vários orçamentos.

O tipo de viagem é: será uma viagem cara ou uma viagem comum? Você pode ir para a Disney e gastar R$40 mil reais, assim como pode ir para a Disney e gastar R$5 mil reais. Tenha isso bem definido.

Defina também a época do ano em que você quer viajar, existem as altas e baixas temporadas, que mudam todos os valores.

Depois de fazer toda a pesquisa de local para ficar, os custos das refeições no destino, o custo do hotel e dos transportes e com o orçamento completo, você descobre quanto você precisa para fazer a viagem dos sonhos.

Vale especificar também quantas pessoas farão essa viagem, porque dividindo os custos pode ficar ainda mais fácil realizar essa meta.

Depois de saber exatamente quando você gastará na sua viagem, é hora de fazer o planejamento para poupar o dinheiro. Separe o valor por meses, dividindo o valor que você precisa poupar mensalmente até chegar na sua meta.

Se a viagem for conjunta ou com um grupo de amigos, separe quanto cada um precisa poupar mês a mês até a data da viagem. Lembrando que você pode contar com a ajuda dos juros trabalhando ao seu favor.

Como? Investindo o seu dinheiro em um fundo de investimentos de curto prazo, como o Tesouro Selic, e fazendo com que ele renda ainda mais.

Dicas extras

  1. Use recursos do Google para esse planejamento, como o OneNote, que é praticamente um caderno online, onde você pode anotar TUDO sobre a sua viagem.
  2. Também tem o Excel, onde você pode criar a sua planilha para poupar e compartilhar com o grupo de amigos que vai realizar esse sonho junto com você
  3. Outra dica extra preciosa é: não misture as viagens do fim de semana com a viagem dos sonhos. Reserve um dinheiro anualmente só para essas viagens rápidas de fim de semana.

A viagem dos sonhos precisa estar separada de tudo isso e ser poupada de forma especial.

Conclusão

Você tem duas formas de realizar a sua viagem sonhada: ter o dinheiro e planejar os custos e gastos, ou fazer o planejamento dos custos e gastos e poupar ou investir para conseguir o dinheiro.

O fato é que, a sua viagem vai sair do papel e se tornar uma bela experiência, pois tudo o que é feito com planejamento é realizado de forma excelente, bem melhor do que sonhamos.

Não tenha pressa, saiba planejar tudo da forma correta para não se frustrar e viver a aventura que você merece.