Cercado de verdades e mentiras, quando se fala em dívidas o Brasil está rodeado de confusões quando o assunto é saúde financeira.

Um dos dados que comprovam nossa fala é pesquisa do Serasa, uma instituição privada que trabalha com os dados do brasileiro para mostrar a confiança deles para a obtenção de crédito.

Mostrando que 75% das famílias estão endividadas e o iceberg está apenas na ponta de algo muito grandioso que está por vir, se não for remediado, pode trazer muitos prejuízos não só para as pessoas, mas para o Brasil como um todo.

Para ajudar você e as milhares de pessoas que sofrem para conseguir ficar no “azul” no final do mês reunimos as melhores informações, veja:

5 razões para o Brasil ter tantos devedores

1.Finanças não são ensinada nas escolas

A escola é sempre a base para que as pessoas que estão entrando na vida adulta consigam lidar com as situações que vão estar inseridas no momento que se formarem ou dependendo da situação, até mesmo antes.

Sem a devida atenção, cria-se uma geração que não consegue lidar com as ofertas de crédito no mercado e tomando decisões por impulso, sem medir consequências, acaba aumentando a porcentagem que vimos anteriormente.

E, apesar de grande parte da população já ter acesso à internet, o conhecimento sobre finanças ainda é algo embrionário e está engatinhando na mente das pessoas.

2.Falta de planejamento

A falta de planejamento é quase um pecado capital quando o assunto é controle das finanças pessoais.

Sem um norte, favorece as compras por impulso que não são pensadas a longo prazo e sim, apenas curto prazo que pode satisfazer inicialmente, mas no futuro, levarem as pessoas a abrir mão de certas opções para manter o padrão de vida.

3.Excesso de compras parceladas

Apesar de ser uma facilidade poder comprar os bens e serviços de maneira parcelada, quando torna-se um excesso em nossas vidas, acaba comprometendo o poder de compra e diminuindo a parcela do salário disponível no final do mês.

Sendo um gatilho para a utilização do juros rotativo do cartão de crédito para conseguir ter um alívio na fatura, gerando o efeito cascata de endividamento, afinal, as taxas do crédito são altíssimas.

4.Falta de uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem e podem aparecer de diversas maneiras em nossas vidas, infelizmente não há fórmulas mágicas para estar blindados contra isso.

Entretanto, uma das ações que podem diminuir o impacto disso é a criação de uma reserva de emergência que possa te cobrir durante.

Com a grande oferta de bancos digitais atualmente, é possível guardar parte do que você ganha e ainda receber retorno em juros que ultrapassam a inflação, diferente de uma poupança comum que não tem esse poder.

5.Aceitar empréstimos sem pensar

Não há motivos para contratar um valor se você não terá mais retornos com a sua próxima aquisição do que os juros pagos para o banco.

Elenque os principais pontos que o crédito irá favorecer na sua vida e veja os piores cenários para conseguir analisar se irá seguir com o pagamento das parcelas.

Dívidas caducam? Por que se preocupar?

Um dilema muito comentado entre as pessoas é que as dívidas só ficam em nosso nome até 5 anos depois de feita. Pensar assim é um erro, justamente porque elas não deixam de existir como um passe de mágica. Apenas não estará no banco de dados do Serasa.

Assim, a corporação que você se endividou ainda tem acesso ao valor devido e consegue bloquear possíveis tentativas de acesso a crédito com seu nome.

Entre os benefícios de manter as contas em dias estão:

  • Melhor oferta de crédito, com juros mais acessíveis;
  • Nome limpo;
  • Evita o pagamento de juros ou multas por atrasos.

5 soluções para conseguir pagar as dívidas

1.Pague à vista

Para evitar cair na tentação de crédito, pagar a vista ajuda a doutrinar nossos pensamentos em primeiro ter a quantia necessária para a compra antes mesmo de pensar em adquirir um novo bem.

Evitando também as compras por impulso, afinal, você passa mais tempo tomando a decisão e analisando os fatores positivos ou negativos.

2.Negocie as dívidas

Grandes instituições como o Serasa oferecem períodos determinados do ano para oferecer feirões para limpar o nome das pessoas, com condições de pagamento com desconto e até mesmo parcelar a dívida em várias vezes para não pesar tanto no seu mês.

3.Organize suas finanças

Organizar é um alicerce fundamental para a boa gestão de finanças, há pessoas que anotam em caderno, excel, não importa como, mas tenha tudo que entra e tudo que sai do seu dinheiro.

Há diversos aplicativos que podem estar acessíveis na palma da sua mão, entre os principais estão:

  • Money Lover;
  • Orçamento Fácil;
  • Toshl Finance;
  • CoinKeeper;
  • Monefy;
  • Wisecash.

4.Defina o que é essencial

Os estímulos que o marketing de produtos e serviços faz é para transformar, muita das vezes, algo que não é essencial no nosso cotidiano para se tornar indispensável.

Por isso, pense além do papo do vendedor, mas sim, a sua realidade de conseguir utilizar com proveito o que compra.

5.Alinhe com sua família

Não dá para progredir sem todo o ecossistema que estamos tendo o mesmo pensamento de uma boa gestão financeira.

Muito além de ser “mão de vaca”, o comprometimento financeiro acaba com os sonhos e impede a realização de muitos objetivos em nossa vida, por isso, com o alinhamento familiar, você conseguirá alcançar muito facilmente as metas.

É possível ter dívidas saudáveis?

Apesar de serem mais comuns as dívidas ruins, cria-se uma imagem de que você não pode contratar crédito de jeito nenhum. Pelo contrário, o crédito é sempre um excelente aliado e quando usado com cautela, melhora as condições em que as pessoas estavam para um próximo objetivo de vida.

Conclusão

Este é o começo da revolução financeira na sua vida, pode parecer muito complexo no começo ter uma disciplina para nunca perder o foco, mas o tempo mostrará que está tomando a melhor decisão nesse momento.

Para ajudar sua própria motivação, sempre que bater uma determinada meta, premie-se de alguma forma simples, mas simbolizando o progresso. Esperamos que com o tempo, a taxa de famílias endividadas no Brasil caia e que as pessoas possam atingir seus objetivos sem qualquer impedimento financeiro.

Agora, você pode mudar a vida de outras pessoas também, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e marque os amigos que precisam ver nosso texto.