Você já sabia da existência do Programa de Cisternas? O Programa Nacional de Apoio a Captação de Água E Outras Tecnologias Sociais é um programa do Governo Federal. Ele é apoiado pelo MDS desde 2003. De antemão, ele foi feito para que cidadãos tenham acesso à água com tecnologias sociais.
Assim, famílias que residem em locais distantes ou rurais e de baixa renda poderão usufruir do sistema de água limpa para seu uso doméstico e pessoal. Essas pessoas são o alvo do Programa de Cisternas, que visa melhorar cada vez mais a vida dessas famílias. Para se tornar um beneficiário do programa, a família deve fazer parte do Cadastro Único.
Famílias que residem em territórios rurais ou semiáridos são prioridade para este programa. Leia este artigo em primeira mão, e saiba tudo sobre o Programa de Cisternas de forma detalhada.
Quais tipos de cisternas o Programa atende?
Primeiramente, o Programa de Cisternas utiliza tecnologias de custo baixo, assim vários tipos de cisternas podem ser distribuídas em diversos locais. Os bairros que mais precisam estão sendo beneficiados. O programa atende os seguintes tipos de cisterna:
Cisternas para residências
Cisternas normais feitas para a utilização em residências. É ideal para o consumo pessoal e doméstico, e é implementada na lateral de cada residência. Cada uma dessas distribuídas pelo Programa de Cisternas podem armazenar até 16 litros de água.
Barreiros Trincheira
Esses tipos de cisternas se tratam de grandes tanques escavados no solo e estreitos em suas laterais. Esse barreiro possui construção em solos localizados próximos ao terreno de produção. Neles, é possível armazenar 500 mil litros de água, no mínimo.
O fato de ele ser estreito é uma ótima vantagem, pois não há chance alguma do sol ou ventos modificarem a água. Há menos chance de evaporação e maior tempo de armazenamento.
Vala subterrânea
Esta é uma espécie de barragem também, que é construída em lugares que possuem riachos ou córregos formados durante os climas mais frios. Sua construção é realizada a partir de uma vala até a rocha por ser uma camada de solo que não deixa a água escapar.
Na construção, é fixada uma lona de plástico em cima da vala, e depois ela é fechada, dando origem a uma barreira. Essa barreira segura toda a chuva que corre para debaixo da terra, e assim a área fica encharcada.
Cisterna multiuso
Esse tipo de cisterna possui origem de um sistema de reserva e captação da água da chuva. Assim que a água cai, ela escorre pela calha do telhado do galpão construído abaixo da cisterna, e elevada até um reservatório subterrâneo e coberto. Esse tipo de cisterna pode armazenar até 25.000 litros de água.
Tanques feitos de pedra
Por sua vez, os tanques de pedra geralmente são feitos de granito, um dos materiais naturais mais duros que existe. Com capacidade para distribuir água potável até 10 famílias, esses tipos de tanques buracos captam água da chuva.
Portanto, paredes baixas são construídas para que a água não saia. E é assim que os tanques de pedra seguram a água da chuva. Contudo, é garantido que eles armazenam água potável com eficiência.
O Programa de Cisternas foi criado com base em uma metodologia que está sendo cumprida, desde as suas realizações. Leia mais sobre as intenções ligadas à mobilização social e implementação e após isso, saiba como solicitar uma cisterna ideal para sua residência ou local.
Metodologia do Programa de Cisternas
O Programa de Cisternas possui uma metodologia especial para facilitar a implementação dessas barreiras, tanques e cisternas para famílias de baixa renda. Portanto, esta gira em torno da tecnologia social, e possui o objetivo de interagir socialmente com essas famílias também, a fim de atualizar o sistema de água potável disponível para elas. Além disso, empregos são formados nessas etapas.
Então, confira as etapas que a implementação desse programa se baseia:
- Mobilização da sociedade: corresponde a escolha das famílias e comunidades que se enquadram e mobilização das mesmas por conta do programa oferecido pela instituição e Governo Federal;
- Capacidade para realizar: essa etapa corresponde às tecnologias sociais usadas por esse programa, sendo mencionados dessa forma para que hoje beneficiários ou famílias que têm direito ao auxílio queiram usufruir dessas novas tecnologias para obter água potável.
- Etapa de implementação: aqui, eles incluem a tecnologia. Então, a mão de obra é analisada pra todos os casos, onde a mesma é decidida. Os custos também são analisados, a fim de gerar empregos. Também há capacitação dos pedreiros contratados tanto pelo Programa de Cisternas, quanto para as famílias.
Como participar do Programa de Cisternas?
Enfim, você mora em comunidades semiáridas rurais ou pobres sem acesso a água potável, e precisa solicitar sua participação no Programa de Cisternas? Lembre-se que você também poderá ajudar seus vizinhos, caso solicite sua participação. Seu bairro pode ter esse benefício. Siga nosso passo a passo:
- Pesquise pelos programas sociais do Governo Federal, e procure pelo Programa de Cisternas na internet;
- Informe seu número do Cadastro Único e CPF de todos da família.
Em suma, também é possível obter mais informações sobre a solicitação para programas externos indo ao sindicato dos trabalhadores rurais ou se dirigindo a associações comunitárias do seu bairro. Por fim, você já sabe como pedir para participar do Programa de Cisternas.