Você possui um plano de saúde? Para quem não conhece planos de saúde importantes porque, por exemplo, se você vai ao médico regularmente ou gosta de se prevenir contra incidentes ou problemas não previsíveis, um plano de saúde é essencial para você. O único problema é que normalmente clientes de planos de saúde não sabem os seus direitos. 

Exatamente o que está escrito. Todos podem possuir planos de saúde e pagar mensalmente por ele. Porém, o plano em si não é apenas o que você tem direito. Assim como quando você trabalha, se você chegar atrasado ou algum imprevisto acontecer e você não chegar a tempo, você terá que sofrer as consequências. O mesmo acontece com plano de saúde. 

Quando os profissionais na rede credenciada do seu plano de saúde se atrasam ou estão ausentes em um momento que você precisa, você tem direito a responsabilizar os mesmos por essa ausência. Infelizmente muitas pessoas não sabem isso e não sabem que elas têm essa capacidade e muitas vezes essas injustiças acabam por ser esquecidas. 

É muito importante que você saiba que caso isso aconteça a responsabilidade nunca será sua e será totalmente da operadora do plano de saúde. Às vezes pode nem ser a operadora que causou problema. Talvez um médico faltou ou ficou doente, mas como a operadora eles têm que substituir ou pelo menos te avisar desse problema.  

A forma que um plano de saúde vai prestar atendimento em caso de falha 

Os planos de saúde são como um cartão com benefícios, você irá pagar, receberá esses benefícios e qualidades. Porém, o que a maior parte das pessoas não sabem é como esses planos devem se comportar caso falem com esses benefícios. A primeira coisa que eles devem realizar é um atendimento simples e agradável a todos os seus clientes, porém é considerado uma falha quando isso não acontece. 

Essas falhas podem ser caracterizadas por várias coisas, como, por exemplo, um atendimento rude ou apenas a ausência do mesmo. Outra coisa importante é que nem sempre essas falhas podem ser caracterizadas pela falta de atendimento. Exatamente, você pode muito bem ser atendido, mas se o atendimento demorar muito tempo isso será uma grande falha, pois esse muito tempo pode ser essencial para você e para o paciente. 

Esse tipo de problema é muito difícil e muitas vezes as pessoas acabam por não culpar o plano de saúde, pois no final das contas eles foram atendidos. Mas é importante notar que mesmo que você seja atendido, o tempo é algo muito importante e você apenas deve aceitar esperar muito tempo se você receber uma justificação pelo acaso. 

Porém, mesmo como a justificação plausível, você poderá considerar uma falha no atendimento caso a sua situação seja urgente. É um grande problema quando o atendimento é falho. Principalmente em situações de urgência em que a pessoa precisa imediatamente de atendimento e um de esperar horas e horas realmente não muda muito como uma justificação. 

O que você deve fazer quando o serviço falhar 

Infelizmente isso acontece diversas vezes em planos de saúde. Quando o serviço falha, você vai sempre ficar muito irritado por não ter o atendimento necessário na hora que você precisava. Quando isso acontece, você deve primeiro entrar em contato com os assistentes do seu plano de saúde. É importante notar que você não deve simplesmente ligar para eles. 

Você vai precisar de provas. Exatamente, você precisa possuir os comprovativos de que você necessitou de uma assistência médica urgente ou não urgente e que ela falhou. Essa falha pode ter causado danos morais em você ou na sua família e é importante que você possua todos esses documentos, pois você irá precisar deles caso queira ser compensado. Você também vai precisar de documentos que comprovem que o seu caso era realmente urgente, ou o seu estado de saúde. 

Agora que você tem tudo isso, você deve por fim procurar assistência legal. Com todos esses documentos na sua posse, você poderá finalmente entrar em contato com o advogado para conseguir a sua indenização pelo transtorno causado pela empresa. Esse advogado vai te ajudar em todos os passos do processo. 

O que a lei irá fazer em casos de falha? 

Quando um sistema de saúde é falho para com alguma pessoa, muitas pessoas pensam que a lei não pode fazer muita coisa, mas isso é completamente contrário. O judiciário é muito importante nessa fase. Quando você entrar em contato com o juiz, os profissionais vão realizar uma análise do seu pedido. Eles vão analisar individualmente o tempo de espera, a gravidade do estado de saúde e a conduta que está no contrato do seu plano de saúde. 

Caso a empresa seja culpada, o juiz irá definir uma indenização que lhe inspire a pagar. Nunca tenha medo de procurar a justiça por injusta isso, e a quem tiver acontecido. Pois ao denunciar esses casos você não está apenas ajudando você e o seu membro da família, mas também as pessoas ao redor do mundo, e os sistemas de saúde. 

O porquê que uma indenização em plano de saúde é importante 

Quando um cliente realiza uma denúncia contra um serviço de saúde haverá um impacto muito grande. E não apenas no paciente, mas como nos serviços e pessoas à sua volta. Pois as empresas terão que não apenas pagar uma certa quantia de dinheiro para com o paciente, mas também irá sofrer um grande golpe na sua reputação. 

Às vezes as empresas podem tentar pagar o custo da indenização ao aumentar o custo do plano de saúde. Isso pode ser muito comum e não muito benéfico para você e para todos os clientes que o possuem. Porém, existem certas empresas que vão regular esse tipo de coisa para evitar que essa modalidade seja abusada. 

Conheça sempre os seus direitos 

Conhecer os seus direitos é essencial para um plano de saúde. É muito importante que você sempre os conheça para que quando algo der errado do seu lado você também consiga combater a empresa, não apenas o contrário. Pois você como cliente vai ter direitos e esses direitos não podem ser retirados por ninguém.