Sempre que vamos contratar um serviço financeiro, seja de qualquer tipo, financiamento, cartão de crédito, empréstimo, as empresas costumam consultar nosso nome para saber como anda nossa saúde financeira.

Normalmente, essa pesquisa é feita junto aos órgãos de proteção ao crédito – o SPC e o Serasa – mas agora há um novo birô de crédito, a Quod, você conhece?

Os birôs de crédito são instituições que registram o seu histórico financeiro, como você paga as suas contas. E é essa a função da Quod.

Neste post, vamos te ensinar como essa nova instituição financeira e como ela pode ser proveitosa para você. Por isso, continue com a gente, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a Quod.

Vamos lá?

O que é e como funciona a Quod?

A Quod é uma instituição que funciona como um banco de dados que faz o registro de movimentações de CPF. Assim, ela consegue traçar o perfil daquele consumidor e saber se ele costuma pagar as contas em dia ou não.

Então, se você é um bom pagador a empresa tem esse registro, da mesma forma, atrasos em contas e dívidas são computadas. Isso acontece em todas as contas em seu nome, desde as básicas como luz e telefone até a fatura do cartão ou a parcela do empréstimo. Todas as movimentações serão registradas, independente do tipo e são elas que compõem o seu histórico financeiro.

Muita gente pode não conhecer ainda, mas a Quod foi criada em 2018 e é fruto da parceria de diversos bancos no Brasil: Caixa, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander.

  • Ela trabalha com os seguintes serviços:
  • Avaliação de crédito;
  • Cobrança e recuperação de dívidas
  • Compliance;
  • Proteção e identificação de fraudes.

Quem usa a Quod?

As instituições que oferecem crédito e serviços financeiros são as que usam a Quod como parâmetro para oferecer ou não seus produtos. Elas costumam usar os birôs antes de aprovar a solicitação de um cliente para poder conceder ou não o seu produto.

Já deve ter ouvido muito o “sujeito à análise de crédito“, não é? pois é nessa fase que a Quod pode ser consultada pelas empresas.

Lojistas e instituições financeiras costumam fazer essa consulta para ter uma garantia de que o que elas oferecem, um empréstimo, por exemplo, vai ser pago ou não a partir dos dados que indicam como você lida com suas finanças.

Mas a Quod pode ser usada pelo consumidor?

Sim, quem vai conceder crédito tem interesse em saber sua situação financeira, a sua pontuação. Mas você pode consultar também e saber como anda a sua situação financeira. De repente, você consegue até descobrir porque determinada empresa está negando seu pedido de crédito ou cartão, por exemplo.

Com a Quod você pode ter acesso ao seu registro em diversos Birôs: o SPC, o próprio Quod, o Serasa e o SCPC. Assim, você consegue ver como pode melhorar a sua pontuação e sua abertura para crédito.

Como consultar a pontuação na Quod?

A consulta no Quod é grátis, você precisa apenas fazer o seu cadastro. Veja o passo a passo.

  • Entre no site da Quod;
  • Clique no menu “Para você”;
  • Clique em “registre-se”;
  • Receba uma senha no SMS e digite na plataforma;
  • Preencha o formulário e envie as fotos dos documentos – RG ou CNH que tenha o número do CPF.

Depois disso, você já pode consultar sua pontuação em diversos birôs. Eles podem ter diferenças entre si, já que cada um possui o seu critério, ok?

Além disso, você vai poder consultar as dívidas que estão em aberto e até mesmo as que já foram pagas ou estão na renegociação. Você pode ter se esquecido de algum débito, mas a Quod te mostra e assim você pode se planejar para pagar a dívida e ter uma melhor pontuação.

O que conta para o score do Quod?

Ele funciona por uma pontuação que chega até a 1000 pontos, quanto maior, melhor. Certo? Alguns comportamentos financeiros ajudam a estipular essa “nota”, veja quais são:

  • Número de atrasos no pagamento das contas;
  • Número de conta que ainda estão em aberto;
  • Dias com o pagamento em aberto;
  • Quanto dias depois do atraso você demorou para pagar a conta;
  • Dívidas que possui: empréstimos, financiamentos, etc;
  • Valores de crédito que você contratou, além quantas vezes já solicitou.

Qual a diferença entre Quod e outros birôs de crédito

O Quod é uma união dos maiores bancos do Brasil, como já comentamos. Por isso, ela tem um banco dados de dar inveja, pois tem acesso ao histórico financeiro de diversos clientes desse banco. Imagina só!

Mas ela não veio para tomar o lugar dos já conhecidos SPC e Serasa. Não. Ela funciona de uma maneira complementar. Cada birô tem seu critério, por isso, ter vários deles no mercado é uma forma de avaliar melhor o seu perfil financeiro e te conhecer mais profundamente.

A diferença entre o Quod e os outros birôs de crédito é que o Quod trabalha mais com o cadastro positivo, enquanto os outros têm mais o objetivo de registrar o nome sujo. Isso faz com que a aprovação de crédito fique mais facilitada.

Cadastro positivo e Quod

O cadastro positivo é como se fosse um cadastro negativo às avessas. Ele é feito de maneira automática, você não precisa autorizar, mas também pode retirar seu nome dele, mas não recomendamos e já vamos explicar porque.

Ele mostra que você é uma pessoa que paga suas contas em dia, se seu nome está lá, então você tem um histórico financeiro favorável. Por isso, ele é um bom indicativo nas avaliações. Se você já foi incluído, não recomendamos que você retire seu nome de lá justamente por isso, ok?

Quod é seguro?

Se você deseja consultar a situação do seu CPF sabe que agora você tem mais uma opção. Mas se você está se perguntando se o Quod é uma opção confiável, vamos te responder agora.

Para começar, ele é uma criação dos 5 maiores do nosso país, eles por si só já têm muita credibilidade, concorda.

Além disso, se formos recorrer ao Reclame Aqui, podemos dizer que ele tem uma ótima reputação entre os clientes. A sua nota é 8,1, um índice considerado muito bom. Ainda, ele responde 100% dos contatos dos clientes e resolve mais de 80% dos problemas apresentados.

Uma coisa a se considerar é que a maioria das reclamações têm a ver com o cadastro positivo, mas como já te informamos, ele é automático e a Quod em si não pode fazer nada. Cabe ao usuário pedir a retirada.

Conclusão

A Quod é uma opção de análise de crédito, uma nova (nem tanto assim) opção para empresas, lojistas e para o próprio consumidor. Como ela tem um enfoque no cadastro positivo, é interessante fazer o cadastro. Quem sabe você não tem mais chances de conseguir aquele crédito, hein?

Outra coisa importante é sempre estar de olho no seu Score para poder tomar as providências necessárias para melhorar sua saúde financeira.

Ainda tem dúvidas sobre o Quod? Então nos mande uma mensagem!

Até o próximo conteúdo!