O Reclame Aqui ganhou muita força no Brasil nos últimos anos e isso fez com que crescesse seu poder de influência.

Nesse sentido, as pessoas que conseguem entender tudo que a plataforma pode oferecer, mudam completamente a forma como consomem produtos e serviços.

Assim, confira a seguir as principais informações que serão úteis durante todo o processo de amadurecimento com o Reclame Aqui:

O que é o Reclame Aqui?

A todo momento, precisamos comprar produtos e serviços que muitas das vezes vão além das propagandas de marketing.

Com isso em mente, é necessário ter espaços para compartilhar a opinião do público como nas redes sociais.

Entretanto, elas podem ser falhas e acabar mascarando mesmo empresas que prestam um serviço muito ruim.

Assim, o Reclame Aqui é fundamental porque ele faz com que essas brechas deixem de existir.

Por este motivo, todo seu espaço de fala é feito para dar poder às pessoas e prejudicar aquelas que ferem de alguma forma o direito do consu

Como funciona o Reclame Aqui?

Entre as principais ferramentas que o site usa para bonificar ou não as empresas estão os rankings.

Quanto mais avaliações, reclamações atendidas em aberto ou encerradas, mais pontos uma empresa vai ganhando.

Além disso, vale destacar algumas grandes metas que empresas já consolidadas podem conseguir.

Assim, para elas, é um grande diferencial que pode ser exibido para ajudar outros clientes a procurar por ela.

De certa forma, exige cada vez mais dos concorrentes a também se aprimorarem e acaba que saem sempre ganhando os consumidores.

Como fazer uma reclamação no Reclame Aqui?

De maneira simples, você pode fazer uma reclamação em poucos minutos se seguir os próximos passos:

  • Procure a empresa que pretende avaliar e veja se realmente é aquele perfil que deseja, afinal, muitas delas podem ter algum nome ou logo parecido;
  • Em seguida, entre no perfil dela e clique no botão vermelho para “Reclamar”;
  • Descreva o problema, acrescentando sempre a maior riqueza de detalhes possível com imagens que possam servir de prova;
  • Classifique a categoria do problema;
  • Faça uma revisão do que você colocou;
  • Pronto, agora é só enviar.

O que fazer depois de registrar a reclamação?

A paciência sempre será aliada do consumidor porque pode demorar alguns dias para conseguir alguma resposta.

Além disso, ter uma resposta no Reclame Aqui não é uma garantia de que tudo está tranquilo para sua rotina.

Pelo contrário, em certas situações poderão iniciar os processos jurídicos para complementar seu pedido.

Principalmente nas situações onde você se sentiu lesado e tem um advogado para dar todo esse suporte.

Como as empresas podem responder as publicações dos consumidores?

Em todas as situações, empresas são geridas a partir de pessoas e todas podem estar do outro lado da moeda.

Isso significa que estamos comprando e utilizando produtos ou serviços de outros para estruturar nossa rotina.

No caso do Reclame Aqui, é fundamental você ter algumas bases em todas as suas comunicações:

  • Ter um perfil oficial na plataforma;
  • Atenda, mesmo que não possa ser solucionado por você, todas as demandas que aparecem na plataforma;
  • Ofereça alternativas para os clientes mais insatisfeitos;
  • Personalize toda a sua empresa dentro do Reclame Aqui

Colocando em prática, as chances de ter sucesso, não apenas na plataforma, mas nos negócios funcionam

Como as empresas podem mudar uma reclamação para um elogio?

Um dos primeiros passos, está em colocar em prática os passos anteriores para ter um bom histórico na plataforma.

Nesse sentido, depois de realizado, você tem alguns outros passos que podem ser realizados para mudar as avaliações, podemos destacar:

  • Oferecendo descontos para compras futuras;
  • Devolvendo o dinheiro do cliente mesmo sem ele ter devolvido o produto;
  • Distribuindo vale-compras;

Conclusão

Como deve ter percebido, o Reclame Aqui é uma grande ferramenta para você melhorar toda a relação de consumo com as empresas.

Por este motivo, compartilhe o artigo do maior site de avaliação do Brasil e ajude mais pessoas a entenderem do assunto.