Quando você vai comprar ou alugar a sua casa, normalmente terá certas condições no imóvel onde você irá se mudar. Você deve sempre conversar com seu senhorio e saber tudo. É normal que quando você se mude tenha diversas coisas em um contrato e o estado da casa também é muito importante nessa hora. Isso deve realmente ser indispensável se você se mudar para apartamentos.
Quando os senhorios querem realizar obras no imóvel alugado, eles devem ter muito cuidado. Existem leis de proteção para casos como esses que falam que se o proprietário quiser realizar mudanças ou danificar o imóvel, ele terá que pagar por todas as reformas. Porém, o locatário é o que terá que pagar pela conservação do mesmo.
Renovar um imóvel é muito importante e também deve ser feito com muito cuidado. Pois quando essa reforma é realizada devem insistir benfeitorias. Essas benfeitorias serão muito necessárias. Elas são as obras que vão ser realizadas para garantir que o imóvel continue agradável para que as pessoas vivam nele também que não tenha nenhum problema com o mesmo. Porém, se for necessário realizar reformas, é necessário também garantir que o inquilino consiga ficar morando no local de qualquer forma.
Quais são os tipos de benfeitorias
Existem dois tipos de benfeitorias, as benfeitorias úteis e as benfeitorias voluntárias. O primeiro tipo é o tipo que vai aumentar o valor da sua casa ou do seu apartamento com reformas que não são necessárias para viver. Como, por exemplo, reformas apenas realizadas por conforto, tipo uma banheira melhor, pintar as paredes, etc.
E as benfeitorias voluntárias são o tipo que não tem nenhum valor para o imóvel ou para o ambiente de habitação do mesmo. Ao invés disso, elas carregam um valor estético ou apenas sentimental. Como talvez a reforma de um quarto, colocar um papel de parede na sua casa, decorar o seu jardim e colocar diversas plantas diferentes, coisas desse tipo.
Contrato de locação
Um contrato de locação é um contrato realizado entre duas pessoas, normalmente para alugar lugares ou moradias. Esse contrato consiste no locador aceder a um espaço por um tempo determinado a um locatário. Em casos de arrendamento e em palavras mais simples, é basicamente quando o seu senhorio alugou um apartamento para que você consiga viver lá enquanto você paga a renda. Esse contrato é muito importante, pois vai garantir que exista uma confiança entre o locatário e o locador, e que ambas as partes cumpram o que foi prometido.
O contrato deve ter todos os dados e regras para que ambos os lados consigam aproveitar ao máximo o mesmo. O contrato deve ter o laudo da vistoria do imóvel (sendo ele o mais completo possível), o contrato pode ser feito de várias formas. Normalmente é feito pelo locador e o locatário, mas ele também pode ser realizado com um intermédio.
Quando que o locatário não deve pagar pelas reformas de um imóvel alugado
Quando o locatário aluga um imóvel, o mesmo deve arcar com todas as despesas possíveis. Sejam elas a manutenção e conservação do mesmo, mas também as benfeitorias necessárias, úteis e voluntários. As benfeitorias necessárias são, por exemplo, se o locatário acabar por desgastar ou quebrar alguma coisa no imóvel. E voluntárias são aquelas que são feitas de livre espontânea vontade pelo locatário para conseguir mudar o ambiente do local onde ele vive.
Porém, nem tudo vai cair sobre o locatário. O locador terá que pagar por outros tipos de despesas. Como por exemplo, quando o imóvel começará a se desgastar pelo uso do tempo e pela idade do mesmo. Todas as benfeitorias necessárias para conseguir que o imóvel se mantenha no seu estado conservado pelo maior tempo possível, e claro todas as reformas necessárias para garantir que o inquilino consiga viver no local e continue querendo ficar no sítio.
Essas reformas finais vão ter que ser realizadas pelo locador. Se forem destinadas a si, como, por exemplo, as reformas voluntárias vão, sim, ter que ser realizadas pelo locatário caso ele deseje. Elas incluem coisas como pintar as paredes, colocar um quadro utilizando um prego, colocar papel de parede, fazer alguma reforma no banheiro ou na cozinha, colocar uma parede ou destruir uma parede. Tudo isso vai ter que ser realizado pelo morador. Porém, vale lembrar que apenas com permissão do proprietário o cliente poderá realizar essas reformas.
Como realizar reformas em apartamentos alugados
Quando você vai realizar reformas é importante saber que elas vão ser realizadas de forma muito diferente se o local onde você estiver fazendo é alugado ou não. E será tudo ainda mais diferente se o local for um apartamento ou não. Se você quiser realizar reformas em um apartamento alugado, você terá que realizá-las exatamente como o proprietário revelar.
Nada poderá ser realizado sem o consentimento do dono do apartamento, não importa o que for. Se você quiser algo simples como colocar um quadro na parede, mas terá que furar ela com pregos, você, sim, terá que pedir autorização para o locador. E se você quiser fazer reformas ainda melhores terá que pedir na mesma.
Se você deseja realizar uma reforma dessas em apartamentos alugados, você deve sempre primeiro entrar em contato com o seu senhorio. Depois você deve dizer o que deseja fazer, assim como todos os planos para a reforma como comprovativos, inspirações, etc. O locador assim vai conseguir ter uma ideia do que você deseja fazer. Os dois devem então estabelecer um contrato e ver como tudo será pago: se for você que paga, haverá um desconto na renda mensal para quitar ela. Se for o locador, nada acontece.
Não se esqueça que sua reforma tem que ser bem planejada, e que alguns tipos precisam de autorizações não só do senhorio, mas como do engenheiro. Pois tem vezes que é preciso várias autorizações para conseguir isso. Agora, se você já tem tudo isso resolvido, então pode negociar com o locador e alguma empresa se necessário e ficar livre para realizar as suas reformas.