Quando o assunto é rentabilidade, até os investimentos que podem estar na moda deixam a desejar, pois não conseguem ser eficazes no cotidiano de quem o fez.
Por isso, é fundamental estar sempre atualizado aos principais conceitos para não ficar atrasado quando o assunto é dinheiro.
Nesse sentido, reunimos as principais informações a serem conhecidas por você quando o assunto é a rentabilidade.
O que é rentabilidade?
Pode ser definida como uma espécie de lucro, onde há uma determinada comparação matemática, a lucratividade pode aparecer em áreas comuns do cotidiano como na família.
No qual você precisa calcular como seu salário está pagando as contas ou precisa de mais fontes de renda para conseguir finalizar o mês no azul.
Como também, na grande maioria, dos investimentos, é um ganho maior que o da inflação.
Esta é a desvalorização que ocorre em nossa vida com o passar dos anos.
Por isso, mais do que apenas ver números, alguns especialistas dizem que é preciso levar em consideração o poder aquisitivo.
Afinal, quando você compara 100 reais atualmente, com 100 reais a 20 anos atrás, as mesmas notas compram produtos diferentes e tem poder de compra diferente.
Dessa forma, veja alguns tipos de rentabilidade que podem aparecer e você poderá escolher entre uma delas:
Tipos de rentabilidade
Atualmente, os tipos de rentabilidade conhecidos são:
Rentabilidade real
A rentabilidade mais comum de ser vista, afinal, é aquela que está sendo comparada com a desvalorização com o passar do tempo.
Rentabilidade líquida
Apesar da rentabilidade real ser muito fiel a números, ela ainda não informa tudo. Esse é o papel da líquida que desconta taxas e possíveis impostos sobre o investimento.
Rentabilidade nominal
Aquela que não leva em consideração fatores econômicos como a inflação e por isso, o resultado é sempre a variação como um todo, mesmo perdendo poder de compra.
Qual a diferença entre rendimento e rentabilidade?
Uma dica simples que pode ser muito simples para você conseguir diferenciar o rendimento da rentabilidade é sempre ver como aparece.
Se está vendo porcentagens de retorno que um investimento causou ao longo do tempo, é porque estamos falando de rentabilidade.
O contrário acontece com o rendimento, afinal, sempre serão visualizados os números pelos quais os investimentos retornaram.
Sendo as duas categorias subdivididas em valores reais e nominais para realizar a comparação de como foi a performance do dinheiro investido.
Qual a rentabilidade da poupança?
Como vimos, há três tipos de rentabilidade antes de determinar se um investimento é bom ou ruim.
No caso da poupança não é diferente. Pois, a sua rentabilidade nominal é de algo em torno de 6% ao ano.
Assim, quando subimos de nível e comparamos com a rentabilidade real, a poupança perde quase o dobro se a inflação está batendo 13% ao ano.
No caso da rentabilidade líquida, segue o mesmo resultado nesse caso, afinal, você pode criar conta sem precisar pagar taxas para isso.
Entretanto, outros investimentos podem variar bastante, por este motivo, é sempre recomendado usar uma calculadora em todo esse processo.
Como calcular a rentabilidade de um investimento?
Com apenas teoria, você consegue aprender o que é a rentabilidade, mas sem a prática, poderá comprometer uma decisão muito importante quando o assunto é dinheiro.
Entre as maneiras mais conhecidas para calcular a rentabilidade de um investimento, as principais são:
Avaliando a rentabilidade através do ROE
A fórmula que irá ajudar você a encontrar a rentabilidade pelo ROE é:
ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100
Dessa forma, ao final, você terá uma determinada porcentagem da rentabilidade que foi obtida da divisão do Lucro Líquido sobre o Patrimônio líquido.
Avaliando a rentabilidade através do ROIC
A fórmula nesse segundo caso segue os seguintes comandos:
ROIC = ( Lucro operacional – impstos) / ( Dívida total + Patrimônio líquido)
Em caso de dúvidas, sempre revise os passos anteriores que colocamos aqui, sem contar os testes e as confirmações de resultado para evitar que algo passe em branco.
Principais índices de rentabilidade
Há inúmeros índices de rentabilidade conhecidos em todo o mundo, mas no Brasil, ganham destaque os seguintes:
CDI
Com o nome oficial de Taxa DI, ela sempre acompanha a taxa Selic para determinar um número ao mercado.
Assim, o Banco Central tem poder imediato quando reúne o Copom para decidir as metas e impactando os diversos setores da economia brasileira.
Ibovespa
O índice Bovespa é um dos principais índices do país por que coloca em xeque as maiores empresas do Brasil.
Assim, cada variação para cima ou para baixo significa a saúde da participação dessas empresas que são selecionadas constantemente.
IFIX
Voltado para o mercado imobiliário, o índice IFIX, segue como sendo uma forma de acompanhar o desempenho desse setor.
Como é uma métrica própria, a rentabilidade do IFIX pode ser maior que a Selic e consequentemente, maior que diversos outros investimentos de renda fixa.
Poupança
A poupança utiliza como métrica de rentabilidade uma taxa definida pelo Banco Central conhecida como 0,5% ao mês + Taxa Referencial.
Como até o momento, a taxa Referencial está zerada, o rendimento total da Poupança está em 6,17% ao ano.
Conclusão
Viu como a rentabilidade pode aparecer em diversas situações e você consegue aproveitar da maneira correta quando tem o melhor conteúdo?
Agora é preciso levá-lo mais longe e ajudar ainda mais investidores, basta compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais.