A evolução profissional é algo que ocorre naturalmente com as pessoas economicamente ativas e traz consigo uma série de tomadas de decisões envolvidas direta ou indiretamente no sucesso do trabalhador.

Entre elas, está o conhecimento do processo para pedir aumento do salário, pois não é uma tarefa simples e o Sim pode necessitar de muito mais do que apenas tempo de empresa.

Além disso, com os benefícios que algumas empresas oferecem, há a possibilidade de escolher entre recebê-los para compensar o salário no mesmo lugar.

Assim, conheça as principais características entre aumentar seu salário ou solicitar mais benefícios para a empresa, veja:

Bom salário ou bem remunerado? Veja as diferenças.

Apesar de parecerem sinônimos, o salário não tem o mesmo significado na prática que a remuneração, dependendo de qual trabalhador estamos falando isso pode variar e muito.

De maneira simples, o salário é aquele valor financeiro que você recebe em sua conta bancária depois dos dias trabalhados durante o mês.

Já com a remuneração, atua de maneira a englobar tudo que está no universo do trabalhador, como os benefícios de saúde, academia, desenvolvimento profissional, entre outros. Por isso, se o seu desejo é ter um aumento salarial, é preciso saber os principais pontos para favorecer a sua negociação com o patrão, veja!

Como negociar um aumento salarial?

Antes de receber a mudança no holerite, é preciso levar em consideração alguns pontos fundamentais no sucesso do seu aumento salarial, entre eles:

  • Avalie a empresa: Nos últimos anos principalmente, o impacto da pandemia afetou diversas corporações que tiveram que sobreviver no mercado com muito esforço e nesses casos, a chance de conseguir um aumento diminui consideravelmente.
  • Controle a ansiedade: Conseguir um aumento de salário é algo que pode envolver mudanças na empresa, assim, há todo um trabalho para compensar esse valor e pode levar mais do que apenas um sim instantâneo.
  • Defina um limite: Um salário é sempre bom, mas não dá para querer tudo. Sem uma faixa de teto, fica difícil para o empregador colocar na balança e tentar aceitar.
  • Abra horizontes: É normal que as empresas passem a exigir mais de você profissionalmente depois do pedido de aumento. Por isso, se prepare para a possível carga de trabalho.
  • Veja seus pontos fortes: Analise seu perfil pessoal, anote quais são seus pontos fortes que vem desenvolvendo ao longo do tempo e como isto pode contribuir para o aprimoramento da empresa.
  • Argumente: Sem uma justificativa forte, a chance de ter seu sim, diminui consideravelmente.

4 coisas para fazer com seu salário extra

Para se motivar a se esforçar com todo esse processo de pedir um aumento salarial, é preciso ter alguns destinos para essa quantia que entrará no holerite nos próximos meses. Entre elas está:

  • Capacitação: Como um combustível para chegar ainda mais longe, as capacitações podem ajudar você a criar um ciclo profissional em progressão e estimular ainda mais futuros pedidos de aumento salarial.
  • Investimentos: Muitos investimentos já estão integrados com diversos bancos digitais e você pode fazer seu dinheiro render mais do que a inflação em algumas opções.
  • Férias: O trabalho é fantástico, porém, é preciso entender que o excesso dele pode causar problemas no seu organismo. Assim, umas boas férias também podem ser um excelente investimento em saúde.
  • Renda extra: Aproveitar o tempo livre para ganhar um dinheiro extra é fantástico, assim, com o aumento salarial, você tem um fluxo de caixa para começar suas operações.

Quais benefícios exigir?

Antes de pedir alguns benefícios, é preciso ver se já estão entre os garantidos por lei, a todos os trabalhadores de carteira assinada estão disponíveis:

  1. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS)
  2. Abono salarial(PIS, Pasep)
  3. Férias remuneradas
  4. 13° salário
  5. Seguro desemprego
  6. Horas extra
  7. Licença maternidade/paternidade
  8. Vale transporte

Há outros como insalubridade que podem variar, pois dependem da posição que as pessoas ocupam em determinado setor.

Caso você esteja querendo mais, veja quais são os benefícios que as empresas podem oferecer ao colaboradores:

  • Plano odontológico e de saúde.
  • Vale-cultura.
  • Viagem de incentivo.
  • Auxílio-creche.
  • Vale-idioma.
  • Bolsas de estudo.
  • Vales.
  • Planos de academias.
  • Home-office.

Quais benefícios podem ser descontados do salário?

Pouca gente conhece, mas alguns benefícios não são tão gratuitos assim pelas empresas e podem ser descontados do salário como:

  1. Auxílio transporte (Até 6% do salário-base).
  2. Pensão alimentícia.
  3. Vale alimentação( Até 20% do salário base).
  4. Imposto de renda.
  5. Descontos sindicais.
  6. Empréstimos ( Até 30% do salário-base).

Somando todos os descontos, não devem ultrapassar 70% do seu salário, por determinações do próprio ministério do trabalho, incluindo até mesmo os planos de Saúde nesta conta

E os adicionais, como fica? Para os benefícios complementares, ou seja, aqueles em que a empresa oferece de livre e espontânea vontade, terá que ser negociado entre o trabalhador se haverá ou não o desconto.

Agora, qual escolher?

Sobre o aumento salarial a primeira coisa a ser considerada é o seu Imposto de Renda, este pode crescer na mesma intensidade que o seu pedido, levando a trocar “6 por meia dúzia”.

Assim, clique aqui e simule em tempo real como ficará o desconto que acontece todo ano pela renda. Outro fator a ser considerado é a importância de algum deles no dia-a-dia, elenque os principais pontos positivos e tire a prova real de qual será mais benéfico.

Por fim, nunca se esqueça de se comparar com a situação do mercado de trabalho. Utilizar referências de pessoas com a mesma posição que a sua pode ser um excelente norte.

Conclusão

É difícil tentar prever o que será da vida profissional daqui 5 ou 10 anos das consequências das decisões que você está tomando neste momento. Entretanto, uma coisa é certa. O aprendizado será fantástico e pode estruturar caminhos que não era imaginável quando começou a trabalhar.

Isso acontece justamente porque tudo contribui para se tornar uma pessoa melhor e um profissional melhor. A única maneira de não acontecer isso é repetir a mesma coisa durante 30, 40 ou 50 anos de vida.

Agora, ajude mais pessoas a decidirem por quais caminhos irão seguir na vida profissional, compartilhe a nossa postagem em suas redes sociais.