O FGTS é feito através de uma conta, juntamente com o contrato de trabalho do cidadão. Quando cada mês começa, os empregadores depositam nessas contas administradas pela Caixa um valor que corresponde a 8% do salário do funcionário, em nome dos empregados.

O FGTS, então, é um montante, onde está o total desses depósitos mensais que vão sendo acumulados. Esses valores são de pertencimento do empregado, que, em algumas ocasiões, pode solicitar o valor total depositado em seu nome.

Recentemente, porém, o Conselho Curador do FGTS realizou uma permissão para que o valor total do FGTS individual possa ser usado como uma garantia para empréstimo consignado.

E as dúvidas mais comuns após essa mudança são: “como isso funciona?

Vale a pena usar o FGTS como empréstimo?

Quem pode usar e sobre quais condições? São essas as dúvidas que vamos sanar hoje, ao longo do texto.

Saque-aniversário

O empréstimo que tem como garantia o FGTS é um empréstimo do seu próprio dinheiro como trabalhador. Para não ter que esperar até realmente poder receber esse valor, existe a opção que te permite antecipar até três anos dos valores chamados saque-aniversário.

De forma resumida, os trabalhadores que fazem a escolha do saque-aniversário têm a permissão de resgatar um percentual do seu FGTS no mês do seu aniversário.

Você empresta o seu dinheiro antecipadamente e devolve com juros

Se você optar por pegar um empréstimo com garantia do FGTS, você recebe o valor imediatamente e depois devolve com juros para o banco. No momento da contratação desse tipo de empréstimo, você automaticamente oferta todo o saldo do seu FGTS como uma garantia do empréstimo.

Nessa modalidade os juros são menores, a partir de 0,99% ao mês, e a taxa de abandono do empréstimo com criação de dívida também se torna melhor.

Quem está apto a usar o FGTS para empréstimo?

Apenas os trabalhadores que fizeram a opção por receber o saque-aniversário podem realizar a solicitação do empréstimo com garantia do FGTS.

Quem tem um nome sujo pode ter esse recurso?

Sim! Aqueles que estão com nome sujo também podem ter acesso a esse recurso. Os principais requisitos para fazer o uso do seu saldo FGTS como garantia de empréstimo são:

  • ser optante do saque-aniversário;
  • ter mais de 18 anos;
  • ter conta corrente no banco escolhido;
  • não ter pendências no CPF junto à Receita Federal;
  • ser titular de contas do FGTS que estejam com saldo, sejam elas ativas ou não.

Como solicitar um empréstimo com garantia do FGTS?

Primeiro, você pode realizar uma simulação para saber em qual banco você está apto a fazer um empréstimo.

Após isso, a próxima fase é autorizar a instituição bancária a fazer a verificação e o bloqueio do saldo do seu FGTS, para que este saldo que está bloqueado seja usado como garantia do seu empréstimo requisitado.

Tudo isso pode ser feito pelo app do FGTS ou pelo site da Caixa. Tanto no aplicativo, quanto através do site, você pode verificar o valor que você terá nos próximos anos em seu fundo de garantia.

Caso você ainda não tenha feito a solicitação do saque-aniversário, também poderá fazer. Após essas fases, você pode finalizar a contratação do seu empréstimo e esperar pela análise.

Depois que a instituição bancária realizar avaliação e fazer a reserva do seu saldo como garantia, o seu dinheiro será liberado no próximo dia útil.

Quais são os bancos que oferecem essa opção?

As instituições que fazem antecipação do saque aniversário hoje são: Caixa, Banco do Brasil, Banco Pan, Banco Inbursa e Banco Cooperativo Sicredi.

A simulação que falamos agora a pouco, também pode ser feita no internet banking desses bancos, caso você já tenha conta em algum.

Vale a pena usar o FGTS de garantia para empréstimos?

Essa é a pergunta que vale ouro, pois pode mudar muita coisa. É fácil saber como realizar o passo a passo para solicitar um empréstimo, difícil mesmo é ter certeza que essa é a melhor escolha.

Sempre quando falamos sobre empréstimo, é preciso tomar muito cuidado e ter muita atenção.

No caso do empréstimo com a garantia do FGTS, você precisa se lembrar que vai perder o direito de sacar o saldo total do seu fundo, caso você seja demitido sem justa causa no prazo de dois anos após a contratação do empréstimo.

Por isso, você tem que estar ciente e totalmente seguro de que esse dinheiro não fará falta futuramente.

Porém, se você precisa de dinheiro para quitar alguma dívida ou para fazer algo urgente, esse tipo de linha de crédito pode ser sim uma opção, justamente por ter juros mais baixos, aprovação facilitada, e poder ser solicitada mesmo com o nome sujo.

Conclusão

Antes de decidir e ter certeza do que vai fazer, realize a simulação no site dos bancos e veja com detalhes as condições que estão sendo oferecidas.

É importante lembrar também, que esse dinheiro já é seu como falamos no começo, você está emprestando um dinheiro de si mesmo, porém precisará devolver com juros.

Pode ser que faça sentido esperar para sacar esse dinheiro antes de pegar um empréstimo, agora é o momento de avaliar e tomar uma decisão.