Fugir do tradicional é algo desejado por muitas pessoas que já conhecem os principais tópicos da área de finanças e pretendem se aprofundar ainda mais para melhorar a forma como lida com a vida. Assim, se desviar das soluções óbvias da internet pode parecer fácil, mas é uma das tarefas mais difíceis de se lidar atualmente. Saiba tudo que nunca te contaram sobre organizar finanças!

Dessa forma, com conhecimentos mais enriquecidos, você se desenvolve pessoalmente e ajuda a crescer todo o ecossistema que tem contato. Para ajudar você e as milhares de pessoas espalhadas por todo o brasil, reunimos os principais caminhos, veja:

1.Conheça os juros e impostos

Há diversos juros que passam durante a nossa vida e às vezes são imperceptíveis, para se aprofundar neles é necessário conhecer os principais, veja:

  • IOF: O imposto sobre operações financeiras é um dos principais vilões das compras internacionais e que sempre adicionam um valor extra às compras e saques feitos fora do país.
  • SELIC: A taxa básica de juros é sempre determinada pelo governo que busca motivos racionais para subir ou descer de valor. Com isso em mente, ela tem impacto direto nos seus empréstimos e outras contratações bancárias.
  • Rotativo: O juros rotativo do cartão de crédito é um dos maiores que os consumidores podem ter contato durante a sua vida como comprador, assim, sempre que possível, se mantenha longe dele.

2.Crie reservas para emergências

As principais dúvidas sobre a criação de reserva contra períodos de emergência é a quantidade que é preciso ter para atender as necessidades. Um valor que pode servir de norte é de pelo menos 12 meses garantidos pelo menos para as contas básicas da sua casa. Um ponto importante de organizar finanças é se preparar para o futuro desconhecido, por isso, comece agora mesmo a sua reserva de emergência

Pode parecer muito em um primeiro momento, mas lembre-se que essa “poupança” é criada com o passar dos anos e podem ter menos impacto no seu mês se for apenas incrementando aos poucos os depósitos nela.

A dica aqui é escolher uma modalidade de guardar dinheiro que supere a taxa de inflação que pode corroer seu poder de compra em um futuro que deseje usar a quantia.

3.Terceirize

Em algumas situações, não tentar fazer tudo por conta própria, o tempo perdido no processo pode custar muito mais do que se um profissional na área realizasse o serviço. Um exemplo é com a declaração anual de Imposto de Renda, a chance de você cair na malha fina ou ter que pagar algum tipo de multa diminui consideravelmente quando um contador é contratado para fazer a gestão para você. Além de aprender a organizar finanaças você precisa entender como gastar menos em situações críticas.

Essa economia de tempo acaba diminuindo o peso do orçamento que o profissional irá cobrar de você pelos serviços.  Por isso, tente mapear as ações que você conseguiria encontrar outra pessoa responsável por geri-la e veja o custo x benefício.

4.Pague à vista

Mesmo que você não goste de pedir desconto para as compras que está fazendo, é um Direito do Consumidor ter que pagar um valor menor quando optar pelo pagamento integral do produto. Assim, crie a consciência de que não é apenas por você que está pedindo desconto, mas para todos os consumidores que a loja está deixando de satisfazer as necessidades.

Além de estimular a formação desse costume na região onde você mora. É crucial evitar o uso exagerado do cartão de crédito. Um dos maiores vilões das finanças pois dão a acreditar que sua renda e seu limites são somados na mesma proporção.

5.Crie metas e objetivos

Uma das modalidades mais simples de fazer isso é a partir de uma matriz SMART, cada letra significa um ponto que precisa estar no seu planejamento, veja:

  • S( Específico): Algumas coisas que fazemos na vida ficam sem um propósito definido, assim, essa primeira etapa, separe tudo que não faz parte da meta ou do objetivo.
  • M(Mensurável): O que não pode ser medido, não dá para ser melhorado, uma conquista para ser boa ou ruim precisa ser baseada em números.
  • A(Atingível): Nada de tentar fazer o impossível. Coloque os pés no chão em tudo que planejar como próximo passo.
  • R(Realista): É comum querer abraçar o mundo na definição de algumas metas, quebre o ciclo, comece avançando aos poucos e de acordo com as suas possibilidades.
  • T(Temporal): Como tudo tem um fim, seus objetivos e metas também precisam ter um. Nada de prorrogações, deixe esse assunto apenas para o futebol.

6.Invista

Investir é uma das melhores maneiras de controlar as finanças e evitar que a inflação corroa seu poder de compra. Entre os principais pontos que diferenciam os investidores é a probabilidade que cada um tem de assumir riscos. Nem só de organizar finanaças vive o homem não deixe de investir.

Assim, se dividem em 3 grandes categorias: 

  • Moderado: Como investidor moderado, seu principal foco com os investimentos é a segurança para conseguir um determinado retorno. Como acontece no Tesouro Direto, CDB, Títulos públicos etc.
  • Arrojado: Como um investidor arrojado, o alicerce das operações é encontrar lucratividades maiores, mesmo que o risco acompanhe essa proporção como na Bolsa de Valores, Criptomoedas, Mini dólar, mini índice entre outros.
  • Misto: Funciona como uma união entre os dois pontos anteriores. Feito especialmente para arriscar um pouco mais, porém, sem perder a segurança de vista.

7.Capacite-se

Uma frase muito famosa diz que o investimento em conhecimento traz sempre os melhores retornos.  Assim é a nossa vida. O mundo muda muito rapidamente e estar com o mesmo conhecimento do passado fará você uma pessoa obsoleta e que pode perder tempo com áreas que já tem diversas soluções.

Os tópicos anteriores foram um exemplo claro disto. Pois são resultado do esforço que você fez em buscar as informações sobre um assunto que ainda precisa de melhoria no seu cotidiano. Por este motivo, acompanhar o blog e as postagens que são publicadas constantemente nele podem ser um alicerce para estruturar diversos conteúdos na sua massa cinzenta.

Conclusão

A notícia ruim é que todo o processo de gestão das finanças não terá fim. É um caminho trilhado constantemente e que muda a cada vez que a tecnologia tenta melhorar a forma como vemos o mundo. Apesar dos ruídos, ou seja, os problemas que acontecem no meio do caminho interferirem em certos costumes que poderiam não deixar de existir. Além de tudo o que falamos hoje você ainda pode contar com ajuda da tecnologia para se organizar finanças.

A evolução da forma como enfrentamos as tarefas diárias consegue atender e, às vezes, superar nossas necessidades. Agora, é preciso ajudar mais pessoas a conhecerem as principais dicas que não são muito comentadas no mundo das finanças, desse modo, compartilhe o link para esta postagem.