O cartão de crédito é uma ferramenta que pode dar às pessoas uma força de compra superior ao salário. Por isso não deixe de proteger o seu com um seguro!

Possibilitando a aquisição de bens de consumo e movimentando a economia dos países adotantes deste modelo.

Com isso, vem se desenvolvendo com diversas soluções que potencializam essa atuação dos seus usuários.

Ganhando destaque o seguro de cartão de crédito que visa proteger seu usuário das incertezas diárias como roubos, furtos, etc.

Entretanto, para conhecer a fundo isso, veja as principais informações que você precisa absorver para tomar ou não a decisão de adotar um para o seu cartão.

O que é o seguro do cartão de crédito?

Talvez você nunca tenha ouvido sobre o seguro do cartão de crédito. Mas pode ser definido por uma garantia para situações como roubo, furtos entre outros fatores negativos que podem atingir você usando o cartão de crédito.

Em alguns casos, você já está pagando e não sabe, afinal, não ficou claro na negociação de aceitação do cartão de crédito.

Caso você perceba isso e queira parar de pagar e pedir o estorno, é possível ligar para o banco e retornar o valor.

Mesmo que em alguns casos, o valor seja muito baixo, os anos no mercado somam quantias enormes caso você não queira contratar.

Como funciona o seguro do cartão de crédito

A forma de cobrança pode variar de um banco para outro, entretanto seguem algumas particularidades em comum.

Tem um limite de atuação e um valor máximo que pode estar sob garantia da instituição financeira.

Assim, ler o contrato ao pé da letra é parte fundamental para não viver apenas de ilusões quando falamos no seguro do cartão de crédito.

Entre os principais serviços que podem ser oferecidos aos usuários são:

  • Proteção de preço;
  • Proteção da sua compra;
  • Morte do titular;
  • Invalidez por algum crime sofrido;
  • Roubos, furtos, estelionato;
  • Proteção para saques indevidos feitos em sua conta.

Lembrando que, nenhuma pessoa é obrigada a contratar o seguro do cartão de crédito para utilizá-lo.

Caso esteja pressionado pela sua instituição para contratar o cartão de crédito, procure órgãos competentes como o Procon.

Vantagens do seguro do cartão de crédito

Agora que você já sabe como funciona o seguro do cartão de crédito, veja as principais vantagens a serem utilizadas por você caso opte pela aquisição de um:

  • Segurança: Como um extintor de incêndio, o seguro do cartão de crédito foi feito para não ser usado e você deseja ansiosamente para nunca precisar usar ou passar por uma situação ruim de roubo, furto, entre outros;
  • Cotidiano: Para as pessoas que têm uma vida muito agitada e precisam do cartão a todo momento precisa de um bom seguro para evitar que seus planos diários sejam comprometidos;
  • Desemprego: Algumas opções de seguros já incluem a portabilidade das parcelas em situações onde você perde seu emprego e não consegue arcar com o valor integral das parcelas;
  • Custo-benefício: Mesmo que você tenha que abrir mão de uma determinada quantia, esse valor é muito baixo e se você está acostumado a usar o cartão de crédito nem sentirá o peso das parcelas;
  • Benefícios adicionais: Ao se diferenciar da concorrência, algumas instituições já cruzam o seguro com outras facilidades para manter sua carteira de clientes animada com as soluções.

Desvantagens do seguro do cartão de crédito

Decidir pela adoção ou não de um seguro de cartão de crédito precisa vir da comparação dos benefícios e os pontos negativos da contratação dele, dito isso, as mais recorrentes são:

  • Preço: Mesmo que o valor cobrado seja muito baixo, no longo prazo você poderá perder grande parte da sua renda a partir de um serviço que nem estaria usando;
  • Benefícios limitados: É comum que as pessoas dispensam o uso do seguro porque veem os benefícios serem limitados a poucas opções e torna inviável a aquisição;
  • Número de cartões: Caso você seja da pessoa com uma infinidade de cartões a disposição, terá que pagar seguros diferentes e assim, começa a pesar o seu orçamento mensal.

Quanto custa o seguro de cartão de crédito?

Pode-se dizer que, em média, o valor dos seguros dependerá do tipo de conta que está se referindo à questão.

Dessa forma, os valores podem sair de 5 reais de universitária e irem até 30, 40, 50 reais quando sua conta corporativa precisar de uma bonificação de garantia.

O lado bom é que algumas empresas já permitem que você utilize pontos para pagar certas dívidas do cartão.

Saindo praticamente “de graça”, mas é preciso sempre ler cada linha do contrato para não se perder no futuro.

Como fim de ajudar você para qual modalidade de seguro seguir, veja no nosso próximo tópico as principais opções já disponíveis para o público.

Quais os melhores seguros de cartão?

Para começar com o “pé direito”, é preciso ir atrás das maiores e melhores opções já disponíveis.

Sendo assim, os principais do mercado atualmente são:

  • Seguro de Cartão e Conta C6 Bank;
  • Cartão Mais Protegido Seguro Inter;
  • Seguro de Cartão Protegido Itaú;
  • Seguro Cartão Santander.

Caso você já seja um cliente dos bancos anteriores, precisará fazer as seguintes perguntas antes da adoção:

  • Realmente terá utilidade?
  • Meu cartão já não tem um sistema de seguro incluso no contrato de abertura da conta?
  • O valor poderá ser pago sem nenhum problema com as próximas faturas do cartão?

Para quem ainda está na dúvida é sempre importante buscar detalhadamente todos os benefícios que o cartão de crédito pode te oferecer em relação a segurança, vale sempre entrar em contato com o banco para não ficar nenhuma dúvida.

Conclusão

Comprar ou não um seguro de cartão de crédito? Eis a questão que pode mudar a forma como você vê essa ferramenta.

Apesar de parecer uma resposta simples, com apenas sim ou não, é sempre ideal reunir a maior quantidade de pensamentos para apoiar esse rumo.

Evitando um futuro que você se arrependa da decisão de ter contratado uma forma superior de garantia e segurança para o cartão de crédito.

Dessa forma, leve o tempo que for necessário, mas não se esqueça de responder a pergunta.

Por fim, ajude mais pessoas a mudarem a forma como veem seguros. Basta compartilhar nossa publicação nas redes sociais e marcar seus amigos.