Ter um seguro para celular nos dias atuais é um dos principais meios de certificar seu uso sem preocupações ou imprevistos surgindo no meio do caminho.
Com isso, há uma grande oferta de empresas para conseguir colocar uma proteção maior do que uma película no smartphone.
Nesse sentido, reunimos as principais informações que devem ser consideradas antes de se aventurar por esses serviços, veja:
O que é o seguro para celular?
O seguro para celular é uma das formas que algumas empresas encontraram para proteger as pessoas de imprevistos envolvendo sua ferramenta diária.
Afinal, mesmo em lugares extremamente seguros, há a possibilidade de perder por algum motivo.
Com isso, no pagamento de uma mensalidade, há regras que precisam ser seguidas para receber outro de volta.
Dessa forma, as pessoas que precisarem acionar o seguro devem conhecer todo o funcionamento antes mesmo de assinar o contrato.
Evitando, principalmente, problemas futuros e situações frustrantes com um serviço não desejado.
Como funciona um seguro para celular?
Seu funcionamento é bem simples e pode ser comparado com a existência de outros seguros já existentes no mercado como o de vida.
Com isso em mente, assim que acontecer certas particularidades em sua vida, você terá uma empresa disposta a pagar outro aparelho para você.
Exigindo uma série de documentos do portador do aparelho detalhando o ocorrido para a empresa.
Analisando, há um prazo para entregar um novo aparelho e na maioria das vezes não é instantâneo.
Nesse sentido, se você precisa de outro urgente, sempre busque ou tenha um smartphone reserva para salvar nesses casos.
Principais vantagens do seguro para celular
Antes de começar a pensar em um seguro para celular, veja os principais pontos positivos que ele pode oferecer a sua rotina:
Garantias
Há uma série de garantias e proteções, além de proteções para perdas, danos, entre outros incluídos em certos contratos.
Preço baixo
Em comparação com outros seguros existentes no mercado, o seguro para celular tem um valor muito baixo e acessível a qualquer pessoa.
Atendimento
Muitos seguros já contam com atendimento 24 horas para resolver seu problema em qualquer horário do dia e com rapidez em todo o processo.
Personalizável
Na maioria das vezes, você terá como personalizar o seguro para celular de acordo com as necessidades pessoais em relação a esse serviço.
Quais os melhores seguros de celular no mercado?
Há uma série de bancos, empresas e outras instituições financeiras que oferecem seguros para celular.
Assim, é possível comparar e escolher aqueles mais adequados a cada perfil de usuário, ganhando destaque:
- Nubank: Um dos seguros mais baratos do mercado com valores a partir de 10 reais por mês, sendo personalizado para cada modelo de aparelho;
- Pier seguradora: Como usuário, terá seu seguro incluindo até 30 dias para reembolsar você e sem burocracias;
- Itaú: O maior banco nacional também oferece seguros para celular a partir de 15 reais e garantindo reembolso até de documentos perdidos;
- Porto Seguro: Especialista em seguros, consegue ofertar até 30 dias de reembolso garantido e proteção até para situações internacionais;
- Ciclic: Entre 5 a 30 dias de reembolso e um mês de carência ofertados para esse seguro;
- Zurich: Oferecendo 30 dias para dar a garantia e se estende para outros eletrônicos que você possa ter;
- Vivo: Com ela, é possível ter acesso a benefícios incluindo: planos a partir de 4,99 reais, danos acidentais e entrega rápida;
- Claro: A Claro não podia ficar de fora pois oferece vários tipos de proteções e valores bem acessíveis;
- Tim: Conhecida no mundo dos celulares, não pede carência mínima e tem sorteios semanais aos pagantes.
Como acionar o seguro para o celular?
Cada empresa que oferece seguros para celular pode cobrar ações diferentes para solicitar o seguro do celular.
De maneira geral, é possível perceber que aparece em vários passos em comum com todas elas, confira:
- Cópia dos documentos pessoais, RG ou CPF ( podem estar escaneados em PDF);
- Uma cópia autenticada da sua nota fiscal em relação ao aparelho celular e do Boletim de Ocorrência;
- Uma declaração detalhando como foi o ocorrido.
Caso tenha dificuldades, essa é a hora de entrar em contato com o atendimento da seguradora para auxiliar em todo esse processo.
No pior dos cenários, procure as autoridades competentes para confirmar a negativa em não receber o seguro.
Quais casos o seguro de celular não cobre?
Apesar de ser um seguro, isso não quer dizer que você possa solicitar o tempo todo e por qualquer razão.
Principalmente porque, as coberturas são sempre explícitas no contrato que você vai assinar com essa prestadora de serviços.
Nesse sentido, alguns pontos precisam ser excluídos desse processo, entre eles:
- Aparelho levado sem uma ameaça real ao dono;
- Período de carência mínimo não foi atingido;
- O valor do aparelho é bem diferente do combinado em contrato;
- Entre outros dispostos no contrato.
O que fazer quando a empresa não quer pagar outro celular do seguro?
A vida do consumidor não é perfeita e você precisa se proteger para possíveis problemas no meio do caminho como ter o seguro negado.
Pois, mesmo com todas as documentações, não há garantias universais que o processo seja aprovado para você.
Sobrando a chance de procurar seus direitos em órgãos de proteção ao consumidor para iniciar o processo de retratação.
Lembrando que, um advogado é sempre o melhor caminho, pois há casos em que o aconselhamento não tem valores envolvidos.
E, se precisar colocar comissões no meio, esse valor nunca vai ultrapassar 49% da ação que você ganhará.
Conclusão
Depois de chegar até, tudo sobre o seguro para celular ficou ainda mais simples quando apareceu na sua rotina.
Por esse motivo, ajude mais pessoas compartilhando nas suas redes sociais o link para acessar esse artigo e simplificar a vida de outros.