Por conta de tantas dificuldades que pessoas de baixa renda têm para conseguir comunicação, o Governo Federal decidiu lançar o Programa Telefone Popular, ou Acesso Individual Classe Especial, seu nome formal. Esse benefício tem o objetivo de auxiliar famílias de baixa renda, oferecendo serviços de telefonia fixa para elas.

As famílias que possuem direito ao benefício devem ser incluídas no sistema do Cadastro Único, sistema esse que serve como um intermediário de auxílios para famílias com menor poder de compra.

Mas, como o Telefone Popular realmente funciona? O que ele oferece como benefício? Como pedir? São essas perguntas e outras que responderemos neste artigo. Com uma taxa acessível para essas famílias, cada uma das beneficiárias poderá ligar para telefones da mesma região, e falar por até 90 minutos. Tudo estará detalhado abaixo, acompanhe a leitura:

Como se inscrever ou atualizar o Cadastro Único?

Se você é chefe ou membro de uma família de baixa renda, mas não está presente no Cadastro Único, você deve se inscrever primeiro neste programa, para depois obter o benefício do Telefone Popular. Vá até o CRAS mais próximo de sua residência, com a documentação oficial de toda a família.

Após esse passo, todos os documentos serão analisados, a fim de comprovar a situação financeira da família. Esse passo é essencial para a comprovação de que a família necessita de auxílio do benefício da telefonia popular.

Anote os documentos que você precisará para solicitar o acesso da sua família ao Cadúnico e seus milhares de benefícios:

  • CPF original;
  • RG original;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento, caso o casal tenha;
  • Título de eleitor do chefe da família e dos moradores que tiverem;
  • Carteira de trabalho;
  • Se sua família for indígena, Registro Administrativo de Nascimento (opcional)

Se você precisa atualizar alguma informação ou documentação no seu Cadastro Único, entre no site ou aplicativo, e as atualize. Você pode fazer isso de forma gratuita.

Em casos de alterações nos dados até o dia de hoje, compareça ao CRAS mais próximo para realizar as alterações. O negócio é se manter atualizado.

Como funciona o auxílio Telefone Popular?

Os beneficiários do Telefone Popular poderão usufruir de um sistema de telefone fixo, onde terão até 90 minutos para telefonar para familiares ou amigos. Esse limite é mensal e disponibilizado pelas operadoras. Ou seja, o beneficiário possui 30 dias para utilizar o limite de minutos de ligação.

As ligações devem ser direcionadas para aparelhos fixos ou telefones locais de qualquer tipo. Caso a duração das ligações mensais passe de 90 minutos, o beneficiário terá que arcar com créditos de celular normalmente. Isto é, em casos de ligações que deverão ser longas, internacionais, de maior distância ou para celular.

Sabendo como funciona esse benefício, se você realmente precisa dele, com certeza quer saber como solicitá-lo. Leia no tópico a seguir como você deve fazer para pedir disponibilidade ao serviço.

Valor do Telefone Popular

Bom, como o benefício do Telefone Popular é destinado para famílias de baixa renda, a sua tarifa não pode ser cara, pois assim ela não seria acessível para essas pessoas. No geral, o preço varia entre R$ 13 e R$ 15. A diferença é que em cada região, ela tende a ser mais cara.

A instalação também possui uma pequena tarifa que ainda assim poderá ser dividida em parcelas. Levando em consideração a cidade e a concessionária telefônica que instalará o Telefone Popular o preço pode ir de R$ 28 A R$ 185.

Como pedir acesso ao Telefone Popular?

De antemão, informamos a você que para ser agraciado pelo Telefone Popular, você precisa estar incluso no Cadastro Único. Assim, você poderá receber ajudas de custos, serviços ou mais referentes a qualquer benefício concedido pelo governo Federal.

Caso tenha o cadastro, separe seu CPF original. Após, contate a empresa de telecomunicações da sua região, fale sobre o benefício e entregue seu CPF e Número de Identificação Social (NIS).

Realize a solicitação ligando para o número gratuito: 0800-031-0001. A ligação poderá ser feita de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h, aos domingos, apenas das 8h às 20h.

Então, depois de realizar a ligação, a empresa responsável consultará o banco de dados do Cad Único e procurará seus dados, para comprovar sua inscrição e que você cumpre os requisitos. Após a comprovação, a concessionária deverá realizar a instalação do Telefone Popular em sua casa, dentro de 7 dias úteis.

Contudo, caso o CPF não apareça como inscrito no Cadastro Único, você terá que apresentar seu título de eleitor. Se atente também às atualizações dos dados que constam no Cadastro Único, que devem ter pelo menos dois anos desde a última alteração realizada, principalmente no campo de endereço e renda familiar.

Contato das empresas telefônicas

Bom, as concessionárias que estão responsáveis pelo Telefone Popular, e que provavelmente atendem na sua região, são:

  • 10315- Vivo/Telefônica;
  • 10312- CTBC Telecom;
  • 10343- Sercomtel;
  • 10314- Oi região 2 ou antiga Telecom Brasil;
  • 10331- Oi região 1.