Então, será que estamos fadados a trabalhar apenas para manter os boletos pagos? Bom, não queremos enganar ninguém, a vida não anda fácil para os brasileiros. O preço de tudo subiu, menos os nossos salários.

Primeiramente, vamos fazer um teste rápido de memória. Tente se lembrar quantas vezes o seu salário de fato sobrou após pagar todas as suas contas? Não se assuste se você quase não lembra quando isso aconteceu, pois, assim como você, milhares de brasileiros estão vivendo exatamente da mesma forma.

Mas, será que ainda assim, não há nada que possamos fazer para mudar um pouco as coisas? Isso que nós vamos entender a partir de agora.

Como sua família lidou com dinheiro durante seu crescimento?

Por mais estranho que possa parecer, a maneira como seus responsáveis lidam com dinheiro no passado diz muito a respeito de como você aprendeu a agir financeiramente no futuro.
Se mesmo que inconscientemente você acompanhou seus pais indo trabalhar dia e noite para pagar as contas, a tendência é que você acredite que essa é a lógica da vida, mesmo que a sua realidade te permita viver em uma situação diferente.

Por coisas como essa que vemos o quão importante é falar sobre dinheiro em casa. Lendo o livro do ‘Pai Rico, Pai Pobre’, você percebe o quanto uma experiência financeira pode agregar na vida de uma criança. Portanto, procure conversar abertamente sobre a realidade financeira da família, pode facilitar a tomada de decisão.

Por fim, o mais importante é que você entenda que o contexto em que você foi criado, tem relevância na forma como você age financeiramente. Porém, não necessariamente precisa seguir tudo à risca.

Trabalhar é bom, mas invista mais em seus sonhos

Em primeiro lugar, por mais difícil que isso seja, na verdade, precisamos entender que viver é muito mais que manter os boletos em dia. E se você vive com a sensação de que o seu salário mal dá para pagar os boletos do mês, existe uma chance enorme de que seus sonhos tenham sido guardados numa gaveta.

Não podemos ser hipócritas, sabemos que muitas vezes nossos sonhos são tendenciosos e caros, e para ter algo que queremos muito, será necessário abrir mão de várias outras coisas. Alguns chamam isso de sacrifício, mas o melhor termo que podemos usar é prioridade financeira.

Pare um pouco e pense, é importante pensar nos seus sonhos e desejos e ter eles bem fixados. Se necessário escreva em um papel e pendure-o na porta da geladeira. Somente tendo um objetivo, conseguimos começar a dar a devida atenção e valor a ele.

Basta trabalhar? Para onde está indo o seu dinheiro?

Agora, que você parou e lembrou de todos os sonhos que tinha. Chegou o momento de entender como anda indo a sua vida financeira. Sabemos que não basta apenas trabalhar, você sabe exatamente para onde o seu dinheiro está indo?
Muitas pessoas realmente não sabem onde estão gastando seu salário. Sabem que pagam luz, água, energia, aluguel e comida. Mas, exatamente onde foi cada porção do salário, não.

Por isso, é extremamente importante passar a controlar os seus gastos fazendo um planejamento financeiro simples, na mão mesmo.

Com papel e caneta, você pode deixar seus gastos mais claros e parar de sabotar-se financeiramente. Passe a anotar tudo o que você tem de gastos fixos como aluguel, água, luz, internet e afins. Também anote quanto você normalmente gasta com comida, combustível e farmácia. Por fim, não se esqueça de anotar TODOS os gastos que tiver, por menores que sejam (faça anotações no celular ou em um bloco de notas).

Já no primeiro mês de anotação, você irá compreender exatamente para onde o seu dinheiro está indo. E poderá fazer alguns ajustes para começar a pôr as suas finanças em ordem.
Às vezes, sem perceber, acabamos pagando por serviços de streaming que não usamos. Ou ainda, pedimos mais comidas por aplicativos do que precisávamos. Lembre-se, é importante priorizar os seus gastos para que dessa forma, comece a sobrar um pouquinho para aquele SONHO, lembra?

Por mais difícil que pareça, acredite!

Por fim, não fique frustrado se nos primeiros meses não sobrar nada de dinheiro. Às vezes, temos algumas pendências que devem ser resolvidas antes do dinheiro começar a sobrar. Por isso é tão importante sabermos onde estamos gastando, para daí traçar metas e objetivos certeiros.

Ao longo do tempo, você entenderá que todo sacrifício tem seus trunfos. E ainda verá sua vida começar a mudar, mesmo que seja devagar.

Por último, não deixe de estar sempre atrás de conhecimento. A educação financeira abre portas para você começar a fazer o dinheiro trabalhar para si. Leia livros, ouça palestras, escute podcast ou assista a vídeos. Não importa o que você faça, mas faça! Estudar apenas vai te abrir portas para melhorar sua vida.