O trade de criptomoedas é uma modalidade de negociação de ativos digitais pelos investidores deste mercado.

Assim, pode ajudar a remunerar as pessoas e ajudar aqueles que buscam uma renda extra online.

Mas para isso se concretizar, confira a seguir, as principais informações que você precisa saber sobre o trade de criptomoedas:

O que é um trade de criptomoedas?

O trade é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como a negociação de algo ou alguma coisa para satisfazer as demandas sociais.

Com isso, é algo com milênios de existência, afinal, é uma ação indispensável para a vida humana, exigindo um conhecimento a todo momento sobre essa habilidade.

Sendo assim, o trade é uma união desses conhecimentos, principalmente do mercado centenário de bolsa de valores.

Nesse sentido, está levando muitos investidores dessa área tradicional a migrarem para a de criptomoedas pois está em crescimento.

Com um espaço democrático e livre de barreiras como estamos acostumados a presenciar no mundo de investimentos de capitais.

Como funciona o trade de criptomoedas?

Há dois grande campos do conhecimentos que podem ser aliados dos investidores para fazer o trade de criptomoedas:

  • Análise fundamentalista: Voltada principalmente para a análise a partir de uma visão econômica e sobre fatores racionais envolvendo as criptomoedas;
  • Análise técnica: Baseada na análise de padrões gráficos que dão um norte para a tomada de decisão de compra ou venda.

De maneira geral, uma constante é sempre válida: compre barato para conseguir vender mais caro no futuro.

Gerando uma valorização desse capital e que você possa ter retornos consideráveis e significativos pelo tempo investido estudando esse mercado.

Quais as vantagens do trade de criptomoedas?

Como é de se esperar, o trade de criptomoedas consegue oferecer diversos benefícios às pessoas presentes nesse mercado, confira:

Ganhos altos

O mercado de criptomoedas é conhecido por conseguir subir e descer de valor em pouco tempo.

Nesse sentido, aqueles investidores que sabem se posicionar podem ganhar muito nas variações e melhorar muito a quantidade de zeros em sua carteira.

Agilidade

Operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o trade de criptomoedas tem uma dinâmica muito mais ágil que outros mercados.

Alavancagem

A grande maioria das corretoras e instituições financeiras permite ao usuário se aproveitar da alavancagem para fazer trade.

Com isso, você passa a operar não apenas o valor que tem na carteira, mas uma quantia várias vezes superior para arriscar ganhos melhores.

Venda rápida

O Bitcoin tem milhões de compradores e vendedores espalhados por todo o mundo para compra ou venda.

Permitindo a você uma chance de conseguir vender e comprar com muita facilidade seus ativos digitais.

Como fazer o trade de criptomoedas?

O trade de criptomoedas pode ser uma arte quando se tem as informações corretas para você começar a fazer, nesse ponto, veja a seguir as habilidade que precisará ter:

  • Estratégia: A estratégia pode ser definida por você ou por um especialista que tem experiência no mercado de criptoativos;
  • Psicológico: Saber que subidas e descidas vão acontecer é essencial e um primeiro passo para blindar seus pensamentos no trade;
  • Proteções: Uma ferramenta conhecida como “stop”, impede de você ter grandes perdas, mas será necessário inserir manualmente na plataforma de trade;
  • Planos alternativos: Nem tudo irá dar certo e isso é normal no mundo de trade, mas você precisa ter alternativas para os piores cenários;
  • Capacitação constante: Blogs como esse publicam conteúdo a todo momento e de assuntos atuais que você precisa acompanhar com frequência.

Preciso declarar imposto sobre o trade de criptomoedas?

A grande dúvida para as pessoas que estão pretendendo entrar e não conhecem o mundo das criptomoedas está na declaração de imposto de renda anual.

Com isso, se você está comprando cotas superiores a 5 mil reais, precisará informar os detalhes para a Receita Federal na aba de “bens e direitos”.

Apesar disso, não é o único ponto que precisa ser conhecido, afinal, há um certo valor com a obrigação de pagamento de imposto.

Essa faixa está acima dos 35 mil reais que a instituição definiu como limite de ganho de capital para as criptomoedas.

E, apesar de ser um ramo novo, andar na linha é fundamental para não cair na malha fina ou ter o CPF bloqueado por falta de declaração.

Há riscos no trade de criptomoedas?

Alguns pontos precisam ser levados em consideração para você não ter surpresas ao fazer o trade de criptomoedas, confira:

Stress

O aspecto psicológico é sempre levado em consideração, afinal, você precisa estar focado e dedicado a todo momento presente no trade de criptomoedas.

Possibilidade de grandes perdas

A volatilidade e a alavancagem dita anteriormente pode levar a sua conta a ficar com um bom prejuízo se operar da maneira errada ou cometer alguma decisão errada.

Exige experiência

Mesmo que para começar seja aberto a todas as pessoas, é ideal você ter um treinamento muito bom antes de começar a operar o trade de criptomoedas.

Vale a pena fazer trade de criptomoedas?

Como o mercado de criptomoedas é um ambiente de renda variável, é de se esperar que não seja para todo mundo.

Isso significa que você deve entender o simples fato de andar em sincronia com seu perfil de investidor.

Muito mais do que apenas a habilidade em operar gráficos, realizar compras e vendas, o trade exige um bom treinamento psicológico.

Em todos os momentos, com isso, se você não está preparado para enfrentar uma das grandes características desse mundo que é a volatilidade, não compensa.

Entretanto, se deseja operar e tem capital destinado para arriscar mais e tentar conseguir um bom retorno no futuro, continue porque pode ser uma excelente opção.

Conclusão

O Trade de criptomoedas pode ser muito simples e com as informações vistas até aqui, você tem base para suas decisões futuras.

Agora, ajude outros investidores a conhecerem essa modalidade de negociação compartilhando o artigo em suas redes sociais.