Quem é mulher sabe que ter uma saúde financeira é fundamental para a sua independência. Em um mundo onde as coisas podem ser um pouco mais complicadas para as mulheres, controlar as despesas pode ser um fator que melhore a qualidade de vida dessa parcela da população.
O último levantamento pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). de 2008, revelou que as mulheres são mais endividadas que os homens.
Na pesquisa feita pelo SPC esse índice se mantém. A cada 10 inadimplentes, 6 são do sexo feminino. Isso mostra que muitas pessoas desse grupo, às vezes até por ganhar menos, acabam tendo mais gastos.
A cultura também impõe às mulheres um estilo de vida que requer gastos com beleza e vestuário, por exemplo, mais frequentes e mais sem planejamento. Mas essa situação não é interessante.
Se você é mulher, sabe que não é nada legal ver a fatura do cartão muito alta ou vida financeira descontrolada.
Por isso, no post de hoje, iremos dar alguns truques de finanças para mulheres. Assim, você poderá aprender algumas dicas e tomar as rédeas da sua vida. Vamos lá?
1. As tentações do consumismo
Diga não ao consumismo. Mulheres tendem a ser mais cobradas em relação a procedimentos de beleza, a usar cosméticos e a ter roupas da moda. Mas pense bem antes de cair nas tentações.
A publicidade tem como público principal as pessoas do sexo feminimo, pois sabem que esse discurso cai melhor para elas por conta dos padrões estabelecidos socialmente.
Por isso, não acredite que você tem que corresponder a esses padrões, principalmente por meio das compras. Ter não é ser, sua personalidade é mais importante e não diz respeito ao que você usa ou as coisas que adquire.
Se você não cair nessa tentação, provavelmente sobrará mais grana no fim do mês. Afinal, você não terá tantos gastos supérfluos.
2. Você deve ser a dona de suas finanças
Muitas vezes, mulheres acabam delegando a administração de suas finanças a outras pessoas. Isso não é saudável, pois você deve ser a responsável por elas e tomar todas decisões em relação ao controle do seu dinheiro.
Por isso, você deve se responsabilizar por tudo. Saiba de todos os seus gastos, para onde vai o seu dinheiro.
Além de se planejar para usá-lo da melhor maneira possível, sempre pensando em uma vida financeira saudável.
3. A sua renda não deve ser toda consumida
Lembre-se que é sempre importante poupar. Não é porque você recebe um salário de 2 mil reais que deve torrá-lo. Seja consciente e reserve parte do seu salário e guarde.
Pode ser que apareça uma emergência, aí você poderá usar esse dinheiro que está na reserva. Isso é bem mais proveitoso que se atolar em dívidas.
Muitas falam que devemos poupar 30% dos rendimentos. Se você não se vê em condições de separar essa porcentagem, comece aos poucos. Separe 30 reais por mês e vá aumentando gradativamente à medida que você aprenda a lidar com suas finanças.
4. Atenção ao cartão de crédito
Muitas vezes, tomadas pelo consumismo (assim como comentamos no primeiro truque de finanças para mulheres), acabamos recorrendo ao cartão de crédito. Mas esquecemos que ele também é dinheiro e o pior, ele também é despesa.
Vamos parcelando várias coisas e quando nos damos conta, estamos atoladas em dívidas. A fatura costuma te assustar e comprometer a sua saúde financeira?
Então, talvez, seja a hora de aposentar esse recurso, nem que seja por um tempo, até você conseguir ter um controle maior dos seus gastos.
5. Mantenha o controle do que entra e do que sai
Controle tudo que você ganha e você gasta. Vale usar planilha, caderno, aplicativo de celular, só não vale deixar esse truque de finanças para mulheres de lado.
Anote tudo o que você gastou no dia, no fim do mês, você terá uma dimensão do seu perfil de consumo. Se for possível, até anote o seu sentimento na hora da compra.
Às vezes compramos por estarmos tristes ou ansiosas. Isso precisa ser identificado, se for o caso. Pois, se é um padrão, é preciso adotar estratégias para combater, pois pode não ser saudável, nem para suas finanças, nem para você.
Depois de fazer esse levantamento, você vai ter mais clareza, e vai pode até mesmo definir o gasto que pode ou deve ser abandonado. E quando falamos em controlar tudo, é tudo mesmo.
Até aquele cafezinho que você compra depois do almoço, aquela bala ou chicletes. Pode parecer que não, mas hábitos simples e baratos, se olharmos pontualmente, podem comprometer seu orçamento.
6. Trace metas
Mas você pode estar pensando: ah, mas então eu vou poder gastar única e exclusivamente com as coisas triviais? Calma, a gente sabe que temos muitos desejos e sonhos.
Trabalhamos muito e é nosso direito realizá-los. Mas também isso não é motivo para criar dívidas que viram uma bola de neve.
Continue ou comece a fazer viagens, comprar coisas que você sempre quis, mas com planejamento. Vamos supor que você deseja viajar para Europa. Ok, viaje, não há problema algum, você merece. Mas tenha essa ambição como uma meta.
Mas meta não quer dizer apenas dizer que gostaria de fazer ou comprar alguma coisa, é se organizar para tal. Pense nos custos e o que vai ser preciso fazer para que você consiga juntar o montante para realizar aquilo que tanto quer.
Determine o tempo que vai levar até atingir esse objetivo, sempre com muita sabedoria. Nós sabemos que você consegue!
Uma boa maneira de atingir as metas é usando o truque de não gastar tudo que ganhar aliado a uma outra atitude. Sabe o dinheiro que você irá conseguir poupar? Faça investimentos. Aplique em opções como Tesouro Direto, CBI, LCI ou LCA.
Não sabe nem por onde começar nem o que esses nomes que citamos significam? Não se preocupe, temos uma série de conteúdos que irão te ajudar nisso. Para começar, você pode ler um que te ensina a dar os primeiros passos.
Conclusão
Com os truques de finanças para mulheres, você viu que fatores como controle de gastos e criar mecanismos para evitar a compra desnecessárias são ideais. Aplique essas dicas e depois nos conte como se saiu.
Se você tiver alguma dúvida ou contribuição, não deixe de entrar em contato conosco!