Não contrair dívidas é algo muito difícil na atual sociedade em que vivemos, é necessário quase uma sopa de letrinhas de ações para nos ajudar em diversas áreas como: esportes, lazer, comida, festas, internet entre outros. Será que é possível economizar no dia a dia?

O grande problema é quando gastar vira algo fora do controle orçamentário das pessoas, assim, muitos brasileiros começam a abrir mão até da qualidade de vida para conseguir fechar o mês no azul.

Isso é tão comum que cerca de 63 milhões de brasileiros estão endividados e perderam o controle pessoal de quanto ganha e quanto pode gastar.

Para ajudar você a não precisar mais passar as noites em claro, criamos uma série de dicas rápidas e práticas para você colocar no seu cotidiano, veja:

Dica 1: Não se comprometa no longo prazo

É difícil tentar prever o futuro com tanta certeza, mesmo especialistas com anos de mercado falham consideravelmente ao tentar fazer suas próprias previsões.

Outro ponto muito importante é a taxa de juros em que a dívida foi feita, com o passar dos meses, o crescimento natural do valor de pagamento começa a levar muito mais do salário do trabalhador do que realmente era previsto no início.

Assim, se possível, sempre faça os pagamentos à vista, criando uma cultura própria de esperar os momentos certos para que não tenha compromissos no futuro.

Apesar de mais difícil do que apenas parcelar no cartão, o pagamento a vista também tem uma vantagem extra que é a de conseguir produtos e serviços com descontos garantidos pelo código de defesa do consumidor.

Dica 2: Anote seus gastos

Se você não conhece como está gastando, acaba ficando sem saber qual próximo passo dar pela incerteza se conseguirá um mês no azul. Assim, controlar despesas não é algo mais apenas a pessoas “muquiranas” mas para todas elas que desejam dar um novo rumo às suas vidas.

E, com o avanço de soluções digitais, é possível carregar o seu controle de gastos por qualquer lugar que vá, apenas usando um smartphone, entre os principais aplicativos estão:
Minhas Economias.

  • Guiabolso.
  • Organizze.
  • Mobills.
  • Wisecash.

Veja também seus gastos recorrentes, aqueles serviços de assinatura que estão tomando poeira com seu cartão de crédito e mesmo sendo um valor relativamente baixo, também ajudam a fechar seu mês no vermelho.

Dica 3: Pague antecipadamente

Compras gigantescas e passadas no cartão de crédito dão um certo alívio para seus compradores que não conseguiriam ter acesso ao mesmo bem se fossem esperar juntar a quantia certa.

Um exercício que está sendo feito por usuários de crédito espalhados por todo o Brasil é o pagamento antecipado de parcelas. E, com o grande número de bancos digitais existentes, já há aqueles que dão bonificações extras para clientes que conseguirem atingir essa meta.

Além de melhorar a sua imagem no mundo financeiro, pagar alguns dias antes de fechar a fatura impede que você infle ainda mais os boletos que precisam ser pagos.

Dica 4: Aprenda a filosofia dos descontos

Comprar na época certa é como o Ioga para algumas pessoas, é relaxante poder ver que o produto ou serviço que tanto gosta está saindo mais barato na época certa de que você juntou aquela determinada quantia.

Entre os principais sites que disponibilizam cupons e ajudam no monitoramento dos preços, é válido mencionar:

  • Cuponomia.
  • Méliuz.
  • Groupon.
  • IG Cupons.
  • Cuponeria.
  • Buscapé.

Outra dica de ouro é esperar passar os primeiros e últimos dias, afinal é o período que as pessoas recebem seu salário, as lojas mantêm o preço até para conseguir mais lucro do pelo novo poder de compra dos consumidores.

Dica 5: Evite compras por impulso

Comprar um produto por impulso é não levar em consideração motivos racionais na hora de fazer o pagamento.

Isso acontece por diversos motivos, desde o vendedor elogiar a roupa de alguém, a achar que aquela é a última promoção que a loja irá fazer em toda a sua existência.

Tudo isso é um conjunto de técnicas para forçar o consumidor a decidir naquele momento ou irá perder a melhor chance da vida.

Um exercício usado por diversas pessoas é saber o que comprar antes de sair de casa, anotar em uma lista de papel ou eletrônica de forma objetiva o que será realmente útil e caso apareçam opções complementares, fica para um outro momento.

Dica 6: Faça sua própria comida

Outro grande vilão é a refeição fora de casa. Somos tentados a aceitar comidas prontas e que são de rápida criação. O grande problema delas é o alto teor de gordura e de conservantes que determinados alimentos usam para serem mais atrativos para a rede de Fast-food.

Na internet é possível conhecer receitas fáceis de serem preparadas por qualquer pessoa e são saborosas, podemos mencionar:

  • Tudogostoso.
  • Pinterest.
  • Academia da carne.
  • Camil.
  • Hoje tem frango.
  • Nissin.
  • Nestlé.

Não é preciso banir de uma vez por todas as comidas longe de casa, mas controlar até por uma questão de saúde tudo que você está ingerindo.

Dica 7: Busque diversões gratuitas

Entre os sites que você pode acompanhar as atrações é válido destacar:

  • Sympla: Um dos maiores sites do Brasil quando o assunto é eventos, o Sympla é palco de diversas atrações gratuitas.
  • Google events: Funcionalidade do google que busca atrações que irão acontecer na sua região.
  • Meetup: Um site que utiliza o compartilhamento de grupos e pessoas que desejam ter um costume em determinada região.
  • Instagram: Pelas hashtags da sua cidade, você acompanha as publicações mais recentes e até mesmo notícias fresquinhas do que está acontecendo e o que estão pretendendo lançar.
  • Sites da prefeitura e do seu estado: Em alguns casos, há eventos subsidiados pelo governo e recebem publicidade por meio das suas plataformas virtuais.
  • Páginas de faculdades locais: O berço do conhecimento também é berço de eventos e criações até mesmo dos próprios estudantes para benefício local.

Conclusão

A oitava dica é acompanhar o blog, nele publicamos constantemente dicas e ações para você se tornar uma pessoa melhor a cada final e leitura. Assim, estamos a um passo de criar uma sociedade ainda mais preparada financeiramente, um jogo de ganha-ganha que impacta os diversos setores de qualquer lugar do Brasil.

Afinal, muitos dos problemas que acontecem são em decorrência da inadimplência e da falta de planejamento financeiro durante a tomada de decisão.

Logo, compartilhe nosso artigo para suas redes sociais e não deixe de marcar os amigos que estão precisando receber umas dicas de como economizar no dia-a-dia.