Não preciso de dinheiro para ser feliz”. Você já deve ter ouvido isso muitas vezes. Dinheiro não é sinônimo de felicidade, é verdade. Mas vamos combinar que ele ajuda muito a ter uma série de coisas que podem deixar a vida mais feliz.

Comprar uma casa, ajudar amigos e familiares, realizar sonhos, todas essas coisas podem ser concretizadas com a ajuda do dinheiro. Nós não vamos mentir que essas coisas são bem valiosas para todos nós.

Sim, essas coisas têm muito valor, mas nem tudo que tem valor para a gente tem preço, concorda? Há uma série de coisas que o dinheiro não compra e que são fundamentais para a nossa vida.

E isso não é um papinho, uma conversa para boi dormir. Nós, com um site especializado em finanças, temos um foco no dinheiro, na sua importância e em produtos e dicas que irão te ajudar a ter uma vida mais confortável e uma relação melhor com a sua grana.

Contudo, precisamos ressaltar que há coisas que o dinheiro não pode fazer e é sobre isso que iremos falar. Até porque, se esquecermos disso, podemos abrir mão de coisas muito importantes para a gente e que nos deixariam muito mais feliz do que faturar milhões.

Continue com a gente para saber as 4 coisas coisas que o dinheiro não pode comprar.

Vamos lá?

1. Tempo é dinheiro. Será?

Há um ditado popular muito repetido por gerações: tempo é dinheiro. Mas será que é verdade mesmo? É claro que um tempo investido pode te gerar uma grana, mas será que tem mais dinheiro tem mais tempo?

A verdade é que a pessoa com mais grana pode conseguir mais tempo, pois o seu dinheiro a ajuda a economizar um tempo em algumas atividades e assim vai sobrar mais tempo do seu dia para fazer outras coisas, com outros fins.

O nosso dia tem 24 horas, assim como os dos milionários. O que acontece é que eles delegam algumas funções que costumamos exercer para outras pessoas. Por exemplo, o tempo que você gasta com preparo da alimentação, com o cuidado com os filhos, com a organização da casa.

As pessoas que têm muito dinheiro terceirizam essas funções e pagam funcionário para exercê-las. Mas você deve estar nos questionando agora: mas queridos, e o dinheiro para fazer isso?

Pois é, às vezes a gente nem considera contratar esses serviços. O dinheiro não compra tempo, mas dá a capacidade de pagar pessoas para fazerem algumas tarefas para você, na sua empresa ou na sua casa.

Por isso, você deve pensar em quanto vale a sua hora e ver quanto você gastaria para pagar um funcionário para fazer a atividade que está ocupando o seu tempo.

2. Dinheiro não compra suas relações

Dinheiro não compra muitas coisas, especialmente os relacionamentos. Essa questão é muito delicada. Olha, pode ser que o dinheiro até estrague seus relacionamentos, ele está na lista dos maiores motivos que levam as pessoas a se separarem, por exemplo.

Você pode acreditar que a falta de dinheiro pode levar a relações complicadas e que o dinheiro resolveria isso, mas na verdade não é assim, heim?

O dinheiro pode comprar muita coisa, e coisas que proporcionam felicidade. Mas é preciso que você conheça o que é ser feliz para você. O que te traz felicidade, você sabe?

Muitas pessoas evitam falar sobre dinheiro com parceiros, mas essa é uma questão que permeia namoros, casamentos e até mesmo amizades. É ideal que o dinheiro seja uma ferramenta que vai ajudar você e seu companheiro ou companheira a conquistar objetivos, não o objetivo em si.

É preciso ter metas individuais e da família, e essas metas não podem simplesmente ser acumular a maior quantidade de grana possível.

E isso não fica só em relacionamentos conjugais, como já comentamos. Há os níveis familiares e de amizades que podem ser afetados pelo dinheiro. Isso pode ser percebido principalmente quando se empresta um dinheiro para alguém e essa pessoa não paga, por dificuldade ou por enrolação.

Por isso, é importante estar ciente que dinheiro a gente só empresta se pode. Ou seja, não pode prejudicar o seu orçamento.

E muitas vezes, se a intenção é ajudar, você precisa ter a ciência que você não vai emprestar a grana, mas dar para que um amigo ou familiar resolva algum problema que você considere importante. Caso contrário, aquele constrangimento pode surgir.

Viu como dinheiro não compra relacionamentos? Esteja atento a isso sempre que for envolvê-lo em alguma relação e não se esqueça das regrinhas que comentamos, elas são essenciais.

3. Não são todas as experiências que o dinheiro compra

Tem uma música do Frejat que diz “eu desejo que você ganhe dinheiro, pois é preciso viver também. E que você diga a ele, pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem”. Essa música, além de bem legal, diz sobre uma coisa muito importante: você deve usar o dinheiro, ele deve te servir e não você virar um escravo dele.

O dinheiro por si só não faz muita coisa. Ele deve servir para te ajudar a conquistar seus sonhos, a viver experiências marcantes que muitas vezes não podem sequer serem compradas com ele. Mais uma vez, voltamos na importância de traçar metas. Não é juntar grana por juntar. É preciso estabelecer metas que serão alcançadas com a grana.

Muita gente trabalha muito e a vida toda, junta grana e não faz nada com ela. Ou seja, não viveu as experiências que podia ter vivido.

Planeje-se e organize seu orçamento para conseguir juntar o dinheiro para conseguir arcar financeiramente com esses sonhos.

4. O dinheiro por si só não traz riqueza

Vamos supor que você ganhou na Mega da Virada ou na Lotofácil da Independência. Você deve imaginar uma série de coisas que poderia fazer com a bolada. É muito dinheiro, não é? Dá para fazer muita coisa que você sempre quis.

Mas precisamos te contar aqui: o dinheiro acaba, tá? Você vai gastando, gastando e quando for ver volta à estaca zero. Que tristeza, heim? A alegria de pobre dura pouco. É o que a sua mãe ou avó provavelmente diriam.

Por isso, é preciso gerenciar as finanças com sabedoria. Não adianta nada ter muito dinheiro se você não souber administrar, uma hora ele vai embora, escorre pelo ralo. Em um piscar de olhos, você vai ter perdido tudo.

O conhecimento é a chave para que isso não aconteça, ok. Você precisa ter estratégias que façam com que a sua grana se multiplique. E aqui não estamos falando só para os casos de quem é sortudo e ganha na loteria.

As chances são mínimas, você já sabe. Mas há formas de fazer o seu dinheiro trabalhar por você com investimentos e planejamento financeiro. Assim, você pode enriquecer sem precisar de contar com a sorte.

Conclusão

Neste post, vimos que o dinheiro não pode comprar uma série de coisas. A felicidade está em outras coisas para além da grana. Mas é claro que ela te ajuda em muitas coisas, a concretizar sonhos que deixariam você e sua família muito felizes.

Esperamos que você tenha gostado do post e se tiver alguma dúvida, entre em contato. É só nos enviar uma mensagem pelo site!

Até a próxima!