A cada dia que passa, as vendas feitas pela internet só aumentam. No ano de 2020, para você ter uma ideia, as vendas por e-commerce cresceram em mais de 40%. Se você ainda não vende por esse canal ou não investe muito nele, você não pode deixar de ler este post.

Com o cenário da pandemia e o fechamento do comércio, os lojistas e os consumidores não tiveram muita opção, não é? Mas saiba que esse campo já estava crescendo muito e veio para ficar. As vendas online permitem que o consumidor tenha mais comodidade, mais opções e uma possibilidade maior de pesquisar preços.

Mas ela também é boa para o seu negócio, como você verá a seguir. Por isso, se você deseja vender pela internet, vamos te mostrar algumas dicas e vantagens dessa opção.

Vem com a gente!

As vantagens de vender pela internet

As vendas online têm se mostrado uma opção que cresce e não para. Só tende a ocupar cada vez mais o mercado. Isso não é à toa. Ela tem vantagens tanto para os clientes quanto para quem vende.

Se você acertar na estratégia, pode potencializar suas vendas pela internet. Se você ainda não usa esse recurso, precisa conhecer as vantagens dele. Vamos te mostrar quais são as vantagens de vender pela internet. Você vai ver que precisa aderir a essa modalidade o mais rápido possível.

Confira!

Encontre o público certo

Cada dia que passa, as pessoas têm ficado cada vez mais exigentes e não aceitam qualquer coisa. Na TV, por exemplo, um comercial servia para atender a milhares de perfis existentes. Por consequência, apesar de gastar muito, as empresas não atingiam todo mundo.

Na internet é diferente, você pode acertar em cheio exatamente o seu público-alvo, isso é muito interessante. Com as vendas online, você pode selecionar exatamente o perfil de cliente desejado e fazer esforços para alcançar somente ele, ou seja, não tem perda de tempo nem gastos com pessoas que não têm interesse em comprar seu produto.

Vender em mais de um lugar

Imagine que uma loja física, para atender perfis diferentes dentro do seu próprio público, precisa abrir várias filiais. Na internet, acontece o mesmo, só que com muito menos trabalho e gastos. Você pode fazer vendas em diversas plataformas e alcançar seu público de maneira mais eficiente.

Reduzir custos com lojas físicas

Lojas físicas requerem um alto investimento, não é mesmo? Há uma série de despesas que podem diminuir o seu faturamento. Por isso, investir em vendas na internet é uma ótima forma de cortar custos e potencializar seus ganhos.

Evitar limitações geográficas

Se você não quer ficar condicionado a apenas atender o seu público que mora próximo de você ou de sua loja física, a internet pode ajudar. ela é uma ferramenta que quebra diversas barreiras, inclusive a geográfica.

Então, um cliente que adoraria comprar seu produto, pode fazer isso, mesmo se você estiverem a quilômetros de distância. Ele faz a compra, você envia e ele recebe o conforto de sua casa.

Dicas para potencializar as vendas pela internet

Agora que você conheceu todas as vantagens de vender pela internet, deve ter se interessado em começar a fazer suas vendas nesse ambiente, certo? Mas é preciso aderir a algumas estratégias para potencializar suas vendas.

Muitos falam que a internet é terra de ninguém, mas se você quer fazer seu negócio prosperar, não pode fazer de qualquer jeito. Por isso, separamos algumas dicas para potencializar suas vendas na internet.

Você verá que com alguns passos, pode alcançar melhor seu público e aumentar a venda de seus produtos.

Por isso, continue com a gente para saber o que fazer e como aplicar.

Vamos lá?

Loja online

O mais comum de se fazer quando pensamos em venda pela internet é criar uma loja online. Ela é um site em que você vai colocar todos os seus produtos e seu cliente poderá fazer a compra diretamente por ele.

Você precisará contratar, então, algum profissional para desenvolver esse site, pois a plataforma deve estar arquitetada para realizar transações financeiras.

Há também a possibilidade de contratar empresas que já trabalham com isso e que possuem plataforma de e-commerce já pronta e configurada para essa finalidade.

Alguns exemplos são a Tray e VTex. Elas possuem suporte online e são aptas para resolver qualquer problemas e tem uma interface adaptada para você colocar seus produtos e desenvolver a customização de uma maneira que dê uma identidade ao seu site.

Além disso, elas já estão prontas para a parte de pagamento e oferecem diversas modalidades como cartão de crédito, boleto e débito e ainda entregas próprias.

Redes Sociais

Uma forma muito utilizada é vender pelas redes sociais. Além disso, ela é uma maneira excelente de divulgar produtos e serviços e o melhor: as funções básicas são gratuitas.

Você deve criar uma página exclusiva para isso, não é bacana misturar seu negócio com o seu perfil pessoal. A imagem ali é muito importante, então você precisa criar fotos e layouts que transparecem o que você deseja passar. Pense na imagem que você deseja que seus clientes tenham da sua empresa.

Comece chamando seus amigos para curtir e fazendo publicações relevantes. Assim, você consegue ter seguidores sem ter um custo alto de divulgação.

Google Shopping

O Google Shopping é uma ferramenta interessante que pode potencializar suas vendas na internet. Para usá-la, você precisa se cadastrar e cadastrar seus produtos. Só não se esqueça de colocar uma boa descrição com todas as informações necessárias e também fazer uma boa foto. Na internet, a imagem conta muito, ok?

Ela é uma ferramenta paga. O custo é por clique, mas você pode delimitar um valor máximo para investimento, assim, nada sai do seu controle.

Com uma boa estratégia, uma pessoa pode pesquisar um produto no Google e encontrar a sua empresa na página de pesquisas e comprar da sua empresa.

Venda por marketplace

O marketplace é uma ótima maneira de potencializar suas vendas na internet. Ele é um site que funciona como uma loja virtual, mas de várias empresas ao mesmo tempo. O Mercado Livre é o mais conhecido deles, atualmente até as Lojas Americanas, o Magazine Luiza e outros lojistas já se tornaram um marketplace.

Escolha qual empresa irá usar para anunciar seus produtos e consulte também as condições, pois há taxas envolvidas e planos distintos em cada uma delas, pois elas costumam cobrar uma porcentagem pelas vendas, ok?

Anúncios

Você pode criar campanhas para aparecer para o seu público na internet. Um exemplo são os anúncios Google (GoogleAds), mas também é possível fazer isso por outros sites como o Instagram, Facebook e Youtube.

Você segmenta o público e a plataforma “envia” os anúncios a partir do comportamento que esse consumidor tem e das pesquisas que faz. Eles têm um custo, mas são bem baixos em relação a outras formas de publicidade.

Resultados precisam ser mensurados

Em qualquer estratégia que você escolher adotar, você precisa medir os resultados. No site, por exemplo, você pode fazer isso pelo Google Analytics. Ele te mostra a quantidade de acessos, o número de vendas, o tempo que a pessoa fica no site, além de quantas pessoas deixam a compra no carrinho e não terminam a compra.

Assim, você pode identificar o que funciona melhor, o que é bom ser evitado, além de perceber o que pode fazer para melhorar as suas estratégias. Potencializar suas vendas na internet envolve, sem sombra de dúvida, acompanhar os resultados de todos os seus esforços.

Cada canal: loja online, redes sociais, Google Shopping e Marketplace tem suas ferramentas para acompanhar esses resultados e você deve estar sempre de olho em como cada passo tem seu efeito.

Conclusão

As vendas online estão crescendo cada dia mais, por isso, você não pode ficar de fora dessa. Mas não dá para fazer de qualquer jeito, é preciso ter uma boa estratégia para potencializar suas vendas na internet.

Esperamos que este post tenha te ajudado a dar os primeiros passos. Se ficou alguma dúvida, é só nos mandar uma mensagem.

Até o próximo conteúdo!