Ter uma família é uma coisa muito bacana e está no sonho de muita gente. Mas se você deseja ter um filho (ou filhos), se planejar tem se tornado uma atitude cada vez mais importante.

Os preços estão cada vez mais elevados e a necessidade de investimento no futuro das crianças está sendo muito exigida para formar adultos preparados para lidar com a vida na sociedade contemporânea.

Pode ser que a notícia de uma gravidez seja uma surpresa, pois os pais não estão preparados para isso. É, acontece e é normal. Só que a sensação entre muitas pessoas que vivenciam essa experiência é de que não irão conseguir dar conta de tudo que é necessário.

De fato, filhos trazem muita responsabilidade e é melhor se planejar para isso. Muitos se questionam antes de pensar na estrutura familiar: quanto custa um filho?

Então, essa é uma pergunta muito recorrente. E precisamos dizer que não é nada barato, mas pode ser bem gratificante.

Às vezes, as pessoas costumam pensar em gastos com filhos em relação aos primeiros meses de vida: enxoval, fralda, leite. Mas filho é para sempre, não é mesmo?

Por isso é importante pensar também nas despesas ao longo da vida dessa criança, que um dia se tornará adulto e precisará  de uma escola, de um curso de inglês e de uma faculdade, por exemplo.

Quer saber quanto custa ter um filho? Continue nos acompanhando para saber tudo que é necessário!

É importante se planejar antes de ter um filho?

Um filho pode trazer muitas transformações na vida dos pais. Por isso, é bom refletir sobre a questão antes dele chegar ao mundo. Além de pensar em questões como o seu desejo, idade e essas coisas, é necessário pensar sobre o planejamento financeiro.

É necessário que você observe suas condições atuais e se faça algumas perguntas:

  • A casa em que moro pode abrigar mais um morador, um bebê?
  • Suas finanças estão no limite ou você pode gastar um pouco a mais do seu orçamento?
  • Tenho uma reserva de emergência ou posso começar a montá-la?

São todas questões que precisam ser analisadas. Pois seus gastos começarão a ser muito diferentes daqueles que você tem enquanto não tem filhos. Além de outros aspectos do dia a dia que podem ser mudados.

Quanto custa um filho?

É importante ressaltar que as contas que você faz, as despesas, certamente, permanecerão. Se você, por exemplo, tem dificuldade de pagar seu plano de saúde, caso não tenha um aumento de renda, continuará com dificuldades. E ainda com o plus de quanto custa um filho.

Por isso, o planejamento de um orçamento familiar é fundamental para que você faça escolhas acertadas e prudentes, pois ao ter filhos você terá a responsabilidade de manter seus gastos e também os deles. É preciso que você se esforce e tenha muito foco nessa tarefa.

Até mesmo porque como a emoção é grande, pode ser que você faça gastos que não são realmente necessários. Às vezes, por amar muito aquele serzinho, você pode se empolgar e achar que amor é sinônimo de presentes constantes. Atenção a como seu comportamento pode afetar suas finanças.

É importante que você saiba também que as despesas começam bem antes do bebê nascer. Despesas como pré-natal, parto e enxoval precisam estar incluídas na soma de quanto custa um filho.

Despesas com filhos de 0 a 18 anos

Será que dá de fato para precisar quanto custa um filho? Claro que o gasto não é o mesmo para todas as pessoas. As coisas podem variar de acordo com as suas condições e também com as especificidades da criança, pois cada filho é único.

Em uma pesquisa feita pela INVENT, foi estimado o custo de um filho a partir da renda familiar. Famílias que ganham até 2 mil reais por mês gastam até 54 mil com os seus filhos.

As com renda entre 2 e 6 mil, 400 mil e as que ganham de 6 mil a 25 mil, 1 milhão. Já as que têm mais condições e recebem acima de 35 mil mensais gastam 2 milhões ou mais.

Com esses resultados, você já deve estar pensando: então eu preciso poupar. Sim, você tem razão, essa prática é necessária desde agora. Vamos te mostrar o que é preciso ser gasto com filho em algumas faixas etárias.

Pré-natal

A gravidez é uma fase que precisa ser levada com muito carinho, paciência e acompanhamento médico. O pré-natal é uma fase fundamental para a saúde da mãe e do bebê. As consultas costumam acontecer de 15 em 15 dias e isso envolve não só o encontro com médico, mas exames como o ultrassom.

Tudo com muito frequência, não é mesmo? Pois é, tudo isso faz parte do orçamento de quanto custa um filho. Se você não tem plano de saúde, esse valor não sai por menos de uns 3 mil reais.

Você já pode pensar em ter um desde agora, pois ele tem carência para alguns serviços. Além disso, você precisa pensar se o valor pago inclui ou não coparticipação (valor do plano acrescido de uma taxa por cada procedimento, exame e consultas).

Parto

Esse é um fator fundamental. Além de pensar em um plano de saúde e na carência, é necessário saber se ele cobre o tipo de parto que você deseja ou necessita. Senão, você terá que optar por vias particulares ou o SUS.

Segundo um levantamento feito pela Revista Exame, em parto você pode pagar até 35 mil reais. Há opções mais baratas, mas que não saem por menos de 10 mil reais.

Filhos entre 0 e 3 anos

Aqui, você precisa incluir todos os gastos referentes à saúde, alimentação e bem-estar da criança. Consultas, exames, roupas, fraldas, leite, são inúmeras as coisas que precisam ser adquiridas.

Só de fralda, você pode gastar em 2 anos mais de 6 mil reais. Por isso, planejamento é mais que fundamental, é obrigatório, pois esses são gastos básicos.

Então, como se planejar para ter um filho?

Olhando assim, você pode ficar até meio assustado. Mas calma!! Há formas de fazer com que essa seja uma fase sem grandes complicações financeiras. Você precisa se planejar para tal. Para isso, algumas atitudes são fundamentais.

É preciso que você comece desde já a economizar, poupar e também investir. Assim, você garante um futuro tranquilo para seu filho e evita desgastes com dívidas.

  • Reserva de emergência: é bom juntar uma grana para eventualidades, para coisas que fogem a seu controle. Imprevistos acontecem, por isso, você deve estar preparados para eles antes de acontecerem;
  • As despesas não acabam com 3 anos: pense nas necessidades futuras. Seu filho precisará de outras coisas como cursos e futuramente uma faculdade. Já comece desde já a reservar uma grana para isso;
  • Investir: filho é para sempre como já dissemos. Comece a fazer investimentos para colaborar com os sonhos dos seus filhos, mesmo adultos, sem precisar prejudicar seu orçamento financeiro.

Planejar as finanças com filhos

Como você viu, filhos podem gerar bastantes despesas. Quanto custa um filho irá depender das suas condições, claro. Você não pode fazer nada além do que é possível e correto naquele específico momento da sua vida. Mas algumas dicas podem te ajudar a planejar suas finanças com filhos.

  • Faça um controle das finanças usando tabelas ou aplicativo;
  • Estime um valor mensal com gastos com o seu filho;
  • Faça um chá de bebê desde que os gastos não superem os benefícios com os presentes;
  • Quite suas dívidas antes da crianças nascer para você ficar com orçamento mais livre;
  • Faça uma reserva de emergência;
  • Invista;
  • Ensine educação financeira para seus filhos.

Conclusão

Neste conteúdo, você descobriu quanto custa um filho e viu que as despesas são muitas, mas podem e devem variar de acordo com as suas condições financeiras.

Mas o importante é se planejar de acordo com seu contexto e começar a poupar e guardar dinheiro o quanto antes, mesmo que seja um pouquinho por mês.

Esperamos que com essas dicas você possa ter uma vida mais equilibrada para receber uma criança. Se tiver dúvidas, você pode nos procurar mandando uma mensagem para a gente.

Até o próximo post!