Há diversos tipos de investimento à disposição dos brasileiros para colocarem o seu dinheiro para trabalhar.

Sendo a época perfeita com a atual dominância de instituições financeiras digitais que dão o poder de aplicação do dinheiro em qualquer lugar do Brasil.

Assim, para você conseguir entrar nessa onda com sucesso, veja a seguir as principais informações para dominar os principais tipos de investimento:

O que são os tipos de investimento?

Quando falamos em mundo de investimentos, esse termo não é usado à toa, afinal, existem milhares deles apenas no Brasil.

Dessa forma, para evitar a confusão dos investidores, são criados nomes e categorias diferentes para cada um.

Afinal, seguem regras que podem mudar completamente a rentabilidade ao contrato de administração.

Sendo também necessário, em alguns casos, fazer a declaração dos impostos de maneira correta para evitar problemas com a Receita Federal.

Criando um sistema final organizado e que consegue manter a harmonia necessária a um país em desenvolvimento como o Brasil.

Como funcionam os tipos de investimento?

Os tipos de investimentos são as diversas modalidades que um investimento financeiro pode ter.

Justamente pelas particularidades que fazem cada um único na vida da pessoa desejando colocar seu dinheiro para trabalhar.

E, para evitar possíveis conflitos, órgãos reguladores como o Estado, funcionam como determinantes para não ocorra erros nesse processo.

Pois, um fluxo errado financeiro pode levar a uma crise sem precedentes das instituições nacionais.

Quais são os tipos de investimentos?

Como os tipos de investimentos se dividem em renda fixa e variável, os principais, inicialmente de renda fixa são:

CDB

O Certificado de depósito bancário é uma das principais formas das instituições financeiras emitirem títulos com liquidez diária ou no vencimento, veja suas principais características:

  • Protegido pelo FGC: Sim;
  • Imposto de renda: Decrescente a partir dos meses;
  • Investimento mínimo: A partir de 1 real.

Tesouro Selic

Atrelado a variação da porcentagem da Selic, essa modalidade de tesouro segue como uma das mais confiáveis da economia.

  • Protegido pelo FGC: Sim;
  • Imposto de renda: Decrescente a partir dos meses;
  • Investimento mínimo: 120 reais.

Tesouro Direto

Pode ser definido como um dos investimentos mais tradicionais da economia brasileira porque segue como garantia o tesouro nacional integralmente em qualquer valor de aporte.

  • Protegido pelo FGC: Não;
  • Imposto de renda: Decrescente a partir dos meses;
  • Investimento mínimo: 30 reais.

LCI/LCA

A primeira voltada para o mercado imobiliário e a segunda, o agronegócio, são Letras de Câmbio que utilizam a Taxa DI como norte.

  • Protegido pelo FGC: Sim;
  • Imposto de renda: Sem cobrança;
  • Investimento mínimo: Geralmente a partir de 5 mil reais.

Apesar dos grandes exemplos anteriores, não podemos deixar de mencionar os principais destaques da renda variável, confira:

Bolsa de valores

Há diversas maneiras para conseguir arrecadar ainda mais dinheiro com a renda variável, na bolsa de valores por exemplo, há diversos caminhos como por exemplo:

  • Aluguel de ações;
  • Compra de ações;
  • Venda de ações;
  • Valorização das ações;
  • Dividendos.

Como é um investimento de alto risco, caso a empresa pare de dar resultados e chegue a falir, você só receberá se já tiver algo pré-determinado no conselho da empresa.

Fundos de investimento

Uma das grandes vantagens dos fundos de investimentos é que eles podem ser combinados com diversos setores da economia.

Assim, se você gosta do mundo dos imóveis, os fundos imobiliários são excelentes opções para você seguir.

Sendo um grande diferencial que há uma empresa administrando a compra de cotas e você entra apenas com dinheiro em um primeiro momento, mas é preciso sempre estudar para fazer valer cada centavo.

Opções

Popularmente conhecido como mercado futuro, as Opções são diferentes papéis que tem valores negociados em uma data além do presente.

Por exemplo, no caso do dólar, é possível ganhar ou perder com a valorização futura caso você invista nas opções dessa moeda estrangeira.

BDR’S

Os BDR’s são caminhos muito simplificados para as pessoas conseguirem investir em empresas fora do Brasil.

Como Google, Facebook, Apple entre outras gigantes estão disponíveis no Brasil para fazer negócios e você consegue comprar participações analisando a situação da sua corretora.

Quais coisas não são investimentos?

Muitas pessoas ainda desconhecem o que não é investimento e continuam perdendo dinheiro com um “falso” investimento, veja alguns exemplos:

Poupança

A poupança perde para a inflação a vários anos e colocar seu dinheiro nela é perder seu poder de compra no longo prazo.

Financiamento

Mesmo adquirindo um bem ou imóvel, as taxas de juros e as condições impostas pelo banco, fazem sua compra custar até 3 vezes mais e com um tempo alto de pagamento.

Consórcio

As taxas baixas atraem, mas há diversos custos durante os anos, como a administrativa e a valorização do bem a ser comprado e aumenta seu gasto para comprar a mesma coisa.

FGTS

Outro exemplo como a poupança é o FGTS que também perde para inflação e retorna financeiramente menos com o passar dos anos.

Apostas

Como qualquer jogo onde a sorte domina, não tem como você construir patrimônio dependendo apenas de um dia bom, com isso, corra desses gastos.

Como descobrir o meu tipo de investimento?

O primeiro passo para você conseguir descobrir o tipo de investimento ideal para seu perfil é entender os 3 caminhos utilizados pelas pessoas.

Podendo ser:

  • Conservador: Prioriza a segurança de um retorno futuro do seu investimento;
  • Moderado: Como moderador, é possível combinar diversos investimentos, tanto em renda fixa, como conservador, como em renda variável de perfis arrojados;
  • Arrojado: O arrojado é sempre aquele que deseja um retorno maior do que o comum e está disposto a arriscar uma boa parcela de seu capital.

Assim, você conseguirá encaixar os tipos de investimentos mostrados anteriormente com o seu perfil.

Gerando ganhos a longo prazo porque tem um objetivo claro e fortalece a sua disciplina para continuar investindo.

Conclusão

Entendeu de uma vez por todas como funcionam os tipos de investimento? Agora, compartilhe nas suas redes sociais nosso artigo para ajudar mais pessoas.