Ser empreendedor não é nada fácil, companheiros! Nós sabemos bem disso. A realidade é dura. Segundo um levantamento, uma empresa criada tem apenas 50% de chances de sobreviver em até 4 anos, ou seja, metade acaba indo à falência nesse período.

Mas como a missão da GETG é seu grande parceiro, não poderíamos deixar de te ajudar a fazer com essa não seja a sua realidade. Aqui em nosso site, temos uma série de posts que te ajudam a lidar com o gerenciamento de suas despesas de pessoa física e de jurídica. Então relaxa, que hoje não será diferente.

Hoje iremos falar sobre os alertas que precisam da sua atenção. Eles são vermelhos e podem indicar que sua empresa vai mal. Muitas vezes, não conseguimos identificar onde podemos estar errando, a nossa mente pode se deixar levar pela emoção e colocar um venda em seus olhos, mas iremos retirá-lo com uma arma muito poderosa: informação.

Vamos lá?

1. Não controlar as finanças

Alerta vermelho! Alerta vermelho! Se a sua empresa fecha o mês com problemas no orçamento esse é um sinal que ela vai mal. É possível que muita gente nem se dê conta se a empresa tem problemas financeiros, pois não faz o controle das finanças. Isso é um mega problema, que fique claro!

Além disso, há empreendedores que nem sequer separam o que é da pessoa física e o que é da pessoa jurídica. As receitas ficam embaralhadas, e eles acabam não tendo dimensão real do faturamento e das despesas da empresa.

Esse é o caso da sua empresa? Então temos uma notícia chata para te dar: o tempo vai acabar levando a toda coisa desandar e você terá que fechar suas portas. O pior é que por falta de controle e organização financeira, você nem saberá onde estará o problema que levou a sua empresa a falir.

Mas calma, é possível tornar as coisas mais saudáveis daqui por diante. Você precisará se organizar para isso. Temos algumas dicas aqui no nosso site que podem te ajudar. Dá uma olhadinha nesse post, damos algumas dicas para organizar sua rotina como MEI.

2. Muitos endividamentos

Quando pensamos em controlar as finanças, não podemos esquecer das dívidas. Isso é um assunto importante, pois, para começar o negócio, muitas empresas precisam contratar um empréstimo para ter um capital de giro para começar. Em outros momentos, também é comum fazer empréstimos para sair de um problema financeiro ou para investir na empresa.

Tudo bem pegar um empréstimo, desde que sua empresa consiga pagar e que esteja previsto em seu planejamento financeiro. O que não pode acontecer é se perder em diversos empréstimos com diversas parcelas, um em cima do outro. Se você for fazendo empréstimos para pagar outros empréstimos, é possível que sua empresa quebre. Então, atenção, heim?

Você precisa se organizar financeiramente, caso tenha empréstimos que precisam ser pagos. A partir de agora, se você tiver organização, tudo ficará bem!

3. O seus concorrentes vendem bem, mas você vende mal

Entender o mercado em que sua empresa está inserida é fundamental! Além de observar quais são as estratégias da sua concorrência, você precisa formar parcerias que farão seu negócio funcionar melhor.

Observar isso é importante! Por exemplo, se seus concorrentes estão bem, vendendo bastante, mas você está em uma maré baixa, precisa ficar de olho! Claro que você não precisa realizar as mesmas estratégias das outras empresas. Não é para ser uma “Maria vai com as outras”, ok? Mas se você ver que tudo está para todos, mas para sua empresa não, pode ser um grande indício de que as coisas não estão bem.

Por isso, se isso estiver acontecendo com você, fique atento e observe: o que eles têm feito de diferente? Preços, qualidade, atendimento ao cliente, comunicação, etc. Pode ser uma boa estratégia para saber onde você está errando e evitar que sua empresa quebre.

4. Comunicação e atendimento ao cliente

Vamos lá, um atendimento ao cliente é fundamental para fazer seu negócio dar certo e evitar que a empresa vá à falência. Imagina chegar em uma loja e um vendedor te ignorar totalmente? Não seria legal, não é mesmo? Isso mata qualquer desejo do seu cliente em comprar da sua empresa.

E se você não tem clientes interessados em comprar, não irá vender. Se não vender, não vai ter a grana que tanto precisa, certo? Por isso, você precisa investir com urgência em comunicação e atendimento ao cliente!

Não deixe isso para depois. Você precisa estar em contato com seu cliente, responder às demandas com rapidez. Caso contrário, você tem grandes chances de estar levando mal o seu negócio.

Seus consumidores devem ser as grandes estrelas da sua empresa. Por isso, você precisa investir neles. As redes sociais são importantes vitrines e devem fazer parte do dia a dia da sua rotina como empreendedor.

As vendas online aumentaram muito em 2020, por isso, investir em marketing digital é fundamental. Se você não tiver tempo para realizar as atividades necessárias, deve contratar alguém para ser responsável por essa área. Como já comentamos, você precisa ser rápido.

Cliente satisfeito compra novamente, indica e fala bem da sua empresa. Isso vai garantir que seu negócio prospere. Olha como dar uma atenção para essa área pode te ajudar! Se você ainda não tem muitas ideias para essa área, temos uma dica para te dar.

Acesse nosso post sobre vendas online e conheça algumas estratégias poderosas! Você vai ver que com algumas estratégias simples podem fazer a diferença e aumentar as suas vendas.

Conclusão

Mãos à obra! Agora que você conhece os 4 sinais de que sua empresa vai mal, já pode começar a trabalhar para que as coisas melhorem em seu negócio! Você conseguiu identificar algum erro que sua empresa comete?

Sim? Então revise suas estratégias e coloque as nossas dicas em prática. Aqui na GETG temos uma série de conteúdos que podem te ajudar. Não deixe de nos acompanhar aqui no site.

E se ficou alguma dúvida, mande uma mensagem para gente!

Até mais!