O empréstimo é uma boa opção quando já temos uma dívida cara e os juros do empréstimo são significativamente menores do que juros como o de um cartão atrasado vários meses. Às vezes as coisas não saem bem como a gente planejava, as contas apertam, ou imprevistos acontecem e precisamos de mais ajudas para equilibrar o orçamento.

Nessas situações, a maioria das pessoas nem pensam na opção de pegar um novo empréstimo ou mais de um empréstimo de uma única vez.

Se você se encontra nessa situação e já fez um empréstimo, não fique preocupado, pois pode ser feito mais de um empréstimo para colocar as suas contas em dia ou enfrentar uma situação de emergência.

Porém, cada modalidade de empréstimo tem algumas condições para que isso aconteça.

Formas de pedir um segundo empréstimo

Pense em contratar um segundo empréstimo apenas se não houver outra maneira de quitar as dívidas geradas com o primeiro. Ao observar sua margem de crédito na sua instituição financeira poderá ver se é possível fazer dois ou mais empréstimos, sejam empréstimos pessoais ou consignados.

Se por algum motivo você não conseguir pagar as parcelas do empréstimo já feito, fica mais difícil conseguir um novo, mas não é impossível.

No caso do empréstimo consignado em que o valor é descontado diretamente do salário ou do benefício do INSS, só é possível pedir outro empréstimo se ele não ultrapassar mais de 30% da renda de quem solicita.

Na modalidade com garantia, não é possível colocar o mesmo bem como garantia de novo. O que se pode fazer é disponibilizar outro bem como garantia. Se você pegou um empréstimo e não conseguiu pagar e por isso está com o nome sujo, você pode tentar as opções de empréstimos que não fazem consulta ao SPC e Serasa.

Se você pegou um empréstimo, está pagando em dia, mas precisa de outro, pode tentar no mesmo banco. É mais fácil conseguir um empréstimo se você não tiver solicitado o limite total ou se tiver ganhado um aumento. Com isso pode apresentar novos comprovantes de renda.

Mas é sempre importante lembrar-se de não comprometer, em nenhuma hipótese, mais de 30% da sua renda nas parcelas porque isso representa um grande risco de que você não consiga pagar.

Se caso você fez um empréstimo e depois achou uma outra instituição financeira que possui melhores condições, é possível pedir a portabilidade e transferir seu contrato para outra financeira ou banco.

Desvantagens de pedir um segundo empréstimo

Em relação às desvantagens do consumidor ter dois empréstimos é que mesmo que estes comprometam apenas 30% da renda, é preciso lembrar que isso irá reduzir a renda, durante determinado período.

Esse valor reduzido, se não for planejado, pode desequilibrar os gastos pessoais ou familiares fazendo com que seja necessário poupar com outros gastos. Os juros de um só empréstimo já podem atrapalhar suas finanças, imagine o de dois. Esse dinheiro gasto com os juros é um dinheiro que não volta pra você.

Os valores disponíveis para um segundo empréstimo geralmente são reduzidos, por essa razão essa não é uma opção muito interessante. Mas se caso acontecer algum imprevisto e não for possível pagar um dos empréstimos, você corre um sério risco de entrar em um ciclo vicioso de dívidas e será muito mais difícil sair dele.

Também na situação de crise pela qual o país passa, o governo está tentando controlar a inflação e isso significa que os juros ficam mais altos.

O que fazer para não precisar pedir  uma segunda vez?

O segundo empréstimo é boa solução em algumas situações, mas bom mesmo é não precisar pedir por ele. Pois as dívidas que são muito grandes e que já estão atrasadas por um longo período de tempo podem trazer muitos problemas, como os juros altíssimos e taxas abusivas.

É de extrema importância ter controle sobre a sua vida financeira, principalmente se você não deseja realizar um empréstimo pessoal ou qualquer outro tipo de dívida.

Ao cuidar das suas finanças e ter um bom planejamento financeiro você acaba tendo maior fluxo de dinheiro todo mês e consegue fazer melhores escolhas a respeito de seu dinheiro.

Planejar-se financeiramente e montar uma reserva de emergência é um passo decisivo para fugir das dívidas e dificuldades financeiras.

O planejamento financeiro é muito importante para quem deseja saber como se encontra a sua situação financeira e então poder tomar as decisões de forma estratégica para mudar a realidade das dívidas e também ficar mais próximo de atingir os seus objetivos.

Quando bem preparado, o planejamento financeiro ajuda a eliminar gastos que podem ser desnecessários, proporcionando economia e reduzindo chances de um segundo empréstimo. Utilizar uma planilha de gastos pode ser de grande ajuda para cuidar das suas finanças e evitar ter que fazer um segundo empréstimo.

Se caso surgir um imprevisto ou até mesmo uma mudança de valores e metas, você pode adaptar seu planejamento financeiro, por isso é bom sempre estar fazendo um acompanhamento dele.

Mas se depois de calcular tudo e ver que mesmo assim você necessita de um segundo empréstimo, use também o planejamento financeiro para te ajudar nessa jornada.