O sonho de muitas pessoas é constituir uma família. E quando esse é o desejo, logo pensamos em filhos, certo? A gravidez pode ser um momento muito especial na vida de uma mãe e de um pai. As pessoas costumam fazer vários planos para o futuro, mas acabam em alguns momentos se esquecendo de resolver coisas do presente.

Em meio a tantas emoções, preocupações e exames de pré-natal, é comum vermos pessoas deixando por último uma coisa muito importante: o enxoval do bebê. Além de muito amor e carinho, o serzinho também precisa de roupas, carrinho, mamadeira e por aí vai, a lista é longa, não é mesmo?

Mas o que muitas pessoas não sabem é que é preciso se planejar e não fazer as coisas na correria. Isso porque as coisas para crianças não costumam ser as mais baratas e fazer na correria pode deixar tudo ainda mais caro.

Se você é mamãe, papai ou familiar de alguém que vai ter um neném, precisa ficar de olho nesse post, pois ele vai te ajudar com certeza. Hoje nós separamos 8 dicas para você economizar no enxoval do bebê. Continue com a gente para saber como poupar e receber o seu filho ou filha com mais tranquilidade.

Vamos lá?

Lista de compras

Imagine a cena: uma mãe ou um pai entra em uma loja de enxoval de bebê e se depara com mil e uma coisas lindas. Imagina como eles estão tomados pela emoção de ter um neném? Eles com certeza vão querer levar tudo, afinal, os pais acham que o filho merece tudo do melhor, não é mesmo?

Não sei se você sabe, o nosso emocional pode influenciar muito nas compras. Vocês já estão tomados de ansiedade, alegria e tantos outros sentimentos. Pode ser que isso impacte no enxoval de bebê e deixe ele mais caro do que precisaria ser.

Por isso, nós recomendamos que você faça uma lista de tudo que irá precisar. Mas olha, sem exageros, ok? Separe um momento em que você tenha mais tranquilidade e comece seu levantamento dos itens que seu filho ou filha irá precisar.

Vamos listar alguns itens essenciais:

  • Roupas quentes, pois o bebê precisa estar bem protegido;
  • Toalhas de pano para limpar o bebê;
  • Roupas de cama para o berço;
  • Mantas;
  • Berço;
  • Itens de higiene: algodão, cotonete, gaze, lenço umedecido, shampoo etc.

Há outros itens importantes também, mas que podem variar de acordo com o perfil de cada família.

Troca de experiências

Muito provavelmente você irá pensar em comprar uma série de coisas, mas se tiver uma conversa franca com a sua família ou amigos que tiveram filhos, vão ouvir e alto e bom som: eu comprei, mas nunca usei.

Por isso, ter essa troca de experiência é fundamental. Muitas vezes não conseguimos perceber direito o que é necessário e o que supérfluo, especialmente pais de primeira viagem.

Então, depois de fazer a sua lista, cheque com as pessoas próximas a você se aquilo é de fato necessário. Assim, você consegue economizar no enxoval do bebê e direcionar o que você conseguiu poupar para outras coisas.

Presentes

Um chá de bebê pode ser uma boa ideia para economizar no enxoval do bebê e ainda por cima celebrar a chegada do seu filho ou da sua filha com as pessoas que são importantes para você. Os itens podem chegar até fora dessa data, então aceite de bom grado. Você não sabe a diferença que esses presentes fazem no orçamento familiar.

O que você vai escolher para cada convidado fica a seu critério. Muitos escolhem fraldas e itens de higiene. Outros pedem roupas ou coisas do tipo.

Utilize itens de segunda mão

Aqui parece ser mesquinharia, mas não é. Sabe aquela prima que teve um bebê antes de você? Com certeza ela terá uma infinidade de itens em bom estado de conservação. Os bebês crescem muito rápido e acabam perdendo roupas e sapatinhos muito rápido.

Essa é uma dica para economizar no enxoval do bebê e ainda ajudar o meio ambiente. Não se esqueça também de passar os seus itens para frente quando não couber mais no seu filho ou sua filha.

Compre o máximo de coisas na mesma loja

Claro que você precisa pesquisar os melhores preços e as lojas que possuem mercadorias que você achou mais interessante ou até mais bonitinhas. Mas uma boa dica para economizar no enxoval do bebê é comprar o máximo de coisas no mesmo estabelecimento.

Fazendo isso, sua oportunidade de conseguir descontos se torna muito maior. Isso porque o valor comprado vai ser mais alto e por isso sua oportunidade de pechinchar e de pedir uma diminuição no preço aumentam.

Isso vale não só para as lojas físicas, ok? Compras pela internet também podem te dar desconto. Dá para usar também cupons que as próprias lojas oferecem. O importante aqui é conseguir um bom preço e pesquisar bastante.

Cuidado com o tamanho RN

Aqueles macacãozinhos pequenininhos quase derretem nosso coração, não é mesmo? Sim, a gente também fica mexido. Mas cuidado, ok! Os bebês crescem muuuuito rápido, por isso as roupas e acessórios para recém-nascidos podem durar muito pouco.

Não que você não possa comprar nada em tamanho RN, mas tente comprar tamanhos maiores e tipos de roupa que dão a possibilidade de você usar em seu bebê por mais tempo.

Temperatura

Você vê um lindo vestidinho floral com mangas curtas para sua filha, ou um shortinho lindo com uma camisetinha para o seu filho. Sim, eles irão ficar adoráveis, temos certeza. Porém atenção ao clima. Se seu filho nascer no inverno, por exemplo, ele não terá como usar, já que vai estar muito frio.

Preste atenção não só na estação do ano, mas também no clima da sua cidade, pois muitos lugares são sempre frios ou quentes, independente da época do ano. Assim, você escolherá o enxoval do bebê de acordo com a temperatura.

Poupe

Apesar de ser a oitava dica para economizar no enxoval do bebê, na verdade, deve ser o seu primeiro passo. Antes de ter um filho, é muito importante se planejar, tanto financeiramente como psicologicamente.

Mas se tratando de dinheiro, é muito importante que você comece a poupar o quanto antes.

Se você não conseguiu se planejar antes, nunca é tarde para começar. Um filho dá muitas alegrias, mas também custa caro. Por isso, é melhor começar a se preparar para todos os gastos para o enxoval do bebê e outros investimentos que virão.

Aplique uma parte do seu dinheiro em investimentos que te ajudarão a garantir o futuro do seu filho.

Conclusão

Neste artigo, te demos 8 dicas para economizar no enxoval do bebê. Elas podem te ajudar a poupar e também a receber seu filho ou filha com mais tranquilidade. Desejamos que o seu filho ou filha venha com muita saúde e seja muito feliz.

Se ficou com alguma dúvida, não deixe de nos mandar uma mensagem, ok? Estamos aqui para te ajudar.

Até a próxima!