O estorno pode ser realizado em diversas situações como: Comprar algo e não receber, o produto adquirido vir com defeito, entrega em atraso ou simplesmente não estar satisfeito com a sua compra.
Sabe aquela blusinha que você estava namorando a tempos, comprou, e quando chegou não era nada parecida com o que você estava esperando?
São situações como essas que levam o consumidor a pedir o reembolso de suas compras, afinal, ninguém quer ficar no prejuízo, não é mesmo?
Então deixa eu te mostrar tudo que você precisa saber sobre o estorno do cartão de crédito!
O que é o estorno do cartão?
Quando alguém solicita o estorno do cartão de crédito, ele está pedindo o ressarcimento do valor pago pelo produto que não atendeu às suas necessidades.
Essa solicitação é o cancelamento da sua compra, sendo assim, esse valor será devolvido a você.
Como funciona o estorno do cartão de crédito?
Se não sabe como funciona o estorno, entenda agora:
Quanto tempo pode levar?
A devolução de valores do cartão de crédito pode demorar semanas ou meses para ser feito. Tudo vai depender de quando a compra foi feita e quando ocorreu o fechamento da sua fatura.
O fato do cartão de crédito ter datas de fechamento, e de vencimento definidas podem alterar a data de quando o valor será estornado.
Quem é obrigado a reembolsar?
O reembolso não é feito pelo estabelecimento em que você fez a compra, ele será feito pela operadora do cartão, assim que receber a autorização da bandeira do seu cartão de crédito.
Qual a forma de receber?
Assim que finalizada a solicitação, o valor estornado aparecerá na sua fatura de cartão em forma de crédito.
Sendo assim, o valor somente é devolvido em dinheiro físico quando a compra não for feita com o cartão de crédito.
Estorno no cartão virtual é igual no físico?
Sim! O reembolso do cartão virtual segue o mesmo processo do cartão físico. Inclusive, quando a compra é feita no cartão virtual, o estorno em forma de crédito também será lançado na fatura do seu cartão físico.
Quando pedir o estorno do cartão
Vem comigo que eu vou te mostrar situações em que você poderá solicitar a devolução do valor da sua compra, veja agora quais são:
Quantidade diferente
Caso o cliente compre por exemplo um combo de algum produto, que na descrição contenha 25, e vier 20, o consumidor poderá solicitar o reembolso;
Entrega atrasada
O prazo estipulado para entrega deve ser respeitado pela loja, sendo assim, se o prazo ultrapassar a data limite que foi repassada ao cliente no ato da compra, ele poderá solicitar o estorno.
Produto diferente
Produtos que são entregues com características diferentes do que foi apresentado na sua publicidade, também dão ao consumidor o direito de solicitar o estorno.
Clonagem do cartão
Em caso de fraudes, uso indevido de informações pessoais e clonagem do cartão do titular, ele também terá o seu direito de estorno assegurado pela lei.
Direito de arrependimento
O direito de arrependimento só será aceito em compras online com o cartão de crédito. O cliente terá até 7 dias para fazer o pedido de estorno como assegura o CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Cobrança indevida
É sempre necessário ficar atento em sua fatura para evitar cobranças indevidas. Se encontrar alguma, entre em contato com a operadora de cartão para pedir o reembolso.
Diferença entre compras online e presencial
Entre compras online e presenciais alguns consumidores apresentam dúvidas, entenda:
- Compras Online: Ao comprar pela internet o consumidor tem até 7 dias para definir se quer o produto ou se deseja o reembolso. O CDC garante o direito de arrependimento;
- Compras presenciais: Para compras presenciais o estorno acontecerá de acordo com a política da loja. Lembrando que o direito de arrependimento não existe em compras físicas;
Como solicitar o estorno do cartão
O consumidor deverá ir até o estabelecimento onde a compra foi feita, no caso de compras físicas. Se a compra for feita pela internet, deverá entrar em contato com o atendimento da loja.
Assim que for solicitado o estorno, a loja irá conferir se o seu pedido se encaixa no critério de reembolso.
Caso esteja tudo ok, o estabelecimento envia o pedido de estorno para a bandeira do cartão de crédito, que autoriza a operadora de cartão a prosseguir com o estorno.
Estorno negado. O que fazer?
Para o estorno ser negado, o pedido do cliente provavelmente estará fora das condições necessárias para que o estorno seja feito.
Mas, se você tem certeza que possui o direito ao estorno e que a sua solicitação se encaixa nos critérios exigidos, será preciso que você entre em contato com o PROCON de onde você mora.
Ele irá fornecer auxílio jurídico para que você resolva o seu problema com o estorno do cartão de crédito.
Agora que ficou bem claro quais são os seus direitos, compartilhe essas informações e deixe todo mundo antenado em como agir quando não tiverem êxito em suas compras. Até a próxima!