O seu gerente bancário com certeza já chegou para você oferecendo diversos produtos dos banco, dizendo o quão bom eles são e como eles vão te ajudar a melhorar a sua situação financeira.

Contudo, muitas das coisas que os gerentes bancários falam não são tão verdadeiras assim, e vão mais te atrapalhar do que ajudar! Então é melhor ficar atento a isso não é mesmo?

Pois bem! Para ajudar você a não cair mais no conto do vigário, ou melhor, do gerente, a GETG preparou um post com as 3 principais mentiras que eles contam a você.

A seguir você vai descobrir quais mentiras são essas! Confira!

Os bancos não são o melhor local para investir a sua grana

Talvez você já tenha pensado, ou mesmo já chegou a conversar com seu gerente sobre qual é a melhor forma de investir e deixar seu dinheirinho rendendo, certo? Quando isso ocorre, o gerente bancário logo te apresenta algumas opções, afirmando que elas são as melhores alternativas para o seu dinheiro.

A princípio, as opções mostradas por eles podem parecer excelentes. Contudo, a coisa não é bem assim. A grande maioria dos bancos não possuem uma oferta tão grande de investimentos assim, e em muitos casos, nem sempre elas são as melhores opções para você.

Se você quer investir, é melhor procurar por uma corretora de valores. Além delas oferecerem os mesmo investimentos que os bancos oferecem, elas vão além e oferecem várias outras possibilidades para fazer o seu dinheiro render.

Sendo assim, deixe de ouvir o que seu gerente bancário tem a dizer sobre as opções de investimentos do banco onde ele trabalha e procure logo uma corretora. Um mundo de possibilidades financeiras irá se abrir para você!

Dessa forma, você vai ver por si mesmo que os investimentos bancários são bem limitados e, ainda, não vai querer deixar nenhum dinheiro parado na sua conta corrente.

Vale dizer que, além de buscar uma corretora de valores, é importante estudar sobre os investimentos disponíveis no mercado. Aqui na GETG temos vários posts sobre o assunto.

Se você ainda não sabe muito sobre o mundo dos investimentos, ou como começar, que tal saber como começar a investir o seu dinheiro?

Os consórcios não são tão bons quanto parecem

Para quem não sabe, os consórcios são um meio para que um número de pessoas consigam atingir um objetivo financeiro. Para isso, cada uma dessas pessoas dá uma grana mensalmente e, a cada mês, uma pessoa é contemplada com um valor.

Existem também, é claro, os consórcios para comprar carros ou imóveis, em que a cada mês uma pessoa é contemplada com um carro ou imóvel.

Os gerentes bancários oferecem os consórcios como o meio mais adequado para que você consiga atingir o seu objetivo.

De início, pode até parecer que é verdade, principalmente por que eles falam que o seu dinheiro pode até render dessa maneira. Contudo, não há nenhum rendimento ali, o que ocorre é apenas uma correção. Isso significa que o dinheiro usado em um consórcio será apenas reajustado de acordo com a inflação, não havendo nenhum tipo de rendimento real.

Outro ponto negativo dos consórcios está relacionado à sua duração, já que quando você entra em um, é obrigado a ficar anos pagando, mesmo depois de ser contemplado.

Além disso, os bancos também cobram taxas nas parcelas do consórcio. Ou seja, o seu gerente também quer uma parte do seu dinheiro. Então, você deve estar se perguntando, como atingir meus objetivos financeiros? A resposta é simples: através de investimentos!

Portanto, que tal usar o dinheiro que seria usado no consórcio em uma aplicação e obter rendimentos de verdade? E não se esqueça da dica que demos anteriormente: fuja das opções oferecidas pelo seu gerente e busque uma corretora.

Caso você não conheça algumas opções para investir, veja esse post que a GETG escreveu e conheça algumas alternativas de aplicações seguras para você atingir seus objetivos.

Corra do cheque especial!

Se você não sabe, o cheque especial nada mais é do que um tipo de empréstimo. Mas, diferentemente da maioria dos empréstimos, você não precisa passar por uma avaliação para conseguir o dinheiro, já que ele é um crédito pré-aprovado.

Devido a essa característica, o seu gerente vai apresentar o cheque especial como se fosse a melhor opção para você, dizendo que não há nada melhor do que ter um limite de crédito pré-aprovado para usar no caso de algum aperto.

Pois é, essa nada mais é do que uma mentira contada pelo gerente do seu banco.

A facilidade de acessar esse tipo de crédito possui um preço bem alto! As taxas de juros do cheque especial estão entre as mais altas do mercado de crédito brasileiro. Ou seja, ele é fácil de ser obtido e difícil de ser pago.

Portanto, tome muito cuidado com essa mentira.

Você sabe qual é a melhor forma de se proteger contra algum imprevisto? É criando para você uma reserva financeira de emergência, ou simplesmente reserva de emergência. Essa reserva nada mais é do que um fundo financeiro onde você guarda um dinheiro para usar somente nas emergências.

Inclusive, a GETG já abordou esse tema algumas vezes. Se você deseja iniciar a sua reserva, que tal conhecer as melhores aplicações para esse fim? Ou, que tal aprender alguns hábitos para conseguir dinheiro para criar a sua reserva?

Se por acaso você está passando por alguma instabilidade financeira e está pensando em solicitar um empréstimo, então você também pode contar com a GETG! Já fizemos várias análises de empréstimos disponíveis no mercado. Basta clicar aqui para ver as nossas análises.

Conclusão

Viu só como os gerentes bancários contam mentiras para conseguir seu dinheiro? Pois é! Por isso é tão importante ficar atento e passar longe de qualquer chance de perder o seu dinheiro!

Nós da GETG esperamos que esse post tenha ajudado você a abrir os olhos para essas mentiras e a pensar em alternativas melhores para lidar com o seu dinheiro!

Caso você tenha algum tipo de dúvida, não hesite em entrar em contato com a GETG!