A busca por uma vida financeira estável passa por diversas práticas, todas fundamentais para que tudo seja tranquilo. Tudo passa por buscar tipos de investimentos seguros para começar a estabilizar as finanças.
Assim, você pode identificar se seus gastos estão de acordo com a sua capacidade de compra. Depois é importante fazer um planejamento e seguir um orçamento com muito foco e determinação.
Mas quem acha que acabou por aí está enganado. Nada pode dizer respeito a apenas compras, mas também a poupar. Se você está aqui, já deve ter tomado consciência da importância dessa prática, pois ela é fundamental para os dois passos seguintes: formar uma reserva de emergência e investir.
Se você não sabe como fazer ou a importância da reserva de emergência deve dar uma passadinha no nosso site, falamos disso em um post. Mas se você já deu todos esses passos que citamos, chegou o momento de começar a investir.
Para te ajudar, preparamos este post que vai te mostrar quais são os tipos investimentos financeiros mais seguros. Mas antes, você precisa se fazer as seguintes perguntas:
- Por que eu quero investir?
- Qual o meu perfil de investidor?
Vamos conversar sobre essas perguntas, pois elas são fundamentais. Além disso, falaremos um pouco sobre o tipo de investimento. Assim, você estará habilitado para conhecer os tipos de investimento mais seguros e fazer a sua escolha.
Vamos começar?
Por que eu quero investir?
Sim, você não pode simplesmente juntar um dinheirinho e aplicar. É necessário que você tenha um objetivo e trace as metas necessárias para alcançá-lo. Pode ser uma casa própria, a faculdade dos sonhos ou uma viagem que sempre quis fazer. Independentemente de qual for o motivo, você precisa estar atento a ele.
Sabendo seu objetivo, você vai pesquisar quanto ele custa. A partir disso, dá para determinar com mais consciência fatores como prazo, valores de aplicações e até mesmo o tipo de investimento necessário para alcançá-lo.
Qual o meu perfil de investidor?
Nem todo investimento é para todo mundo. Isso é importante ficar claro para você. Não é porque fulano está ganhando muito dinheiro com criptomoedas que você também deve investir na mesma coisa. Por isso, é fundamental que você conheça seu perfil de investidor para não ficar frustrado depois ou até perder a sua tranquilidade.
Os perfis de investidor são divididos em três grupos de acordo com a disposição de correr riscos. Vamos explicar para você quais são eles.
- Conservador: não deseja correr riscos, por isso, opta por investimentos com renda pré-fixada;
- Moderado: está disposto a correr um risco ou outro e costuma diversificar os tipos de investimento;
- Arrojado: topa qualquer parada, se tem alta rentabilidade, não importa o risco.
É importante ressaltar aqui que quanto maior o risco, maior a rentabilidade. Só que, por conta do alto risco, pode-se ganhar muito, pouco ou também perder tudo.
Os tipos de investimento
Os tipos de investimento financeiro são divididos em duas grandes categorias que englobam várias aplicações cada uma. São eles: renda fixa e renda variável. De acordo com o seu perfil de investidor, você pode escolher qual deles é o melhor de acordo com os seus objetivos e também com a sua disposição para correr riscos.
Vamos conhecer cada um deles agora:
Renda fixa
Esse tipo de investimento financeiro tem como característica o fato da rentabilidade ser mais previsível. Por isso, podemos caracterizá-lo como mais conservador e também mais seguro. Dentro desse tipo há mais duas categorias: pré-fixado e pós-fixado.
No pré-fixado você sabe o quanto ele vai render na hora de contratar, já o pós-fixado tem relação com alguma taxa, geralmente a inflação (IPCA), Selic ou CDI.
Em ambos os casos, ele funciona como se você estivesse emprestando dinheiro para um banco ou para o governo para que depois ele fosse devolvido com juros.
Veja exemplos de investimentos financeiros de renda fixa:
Renda variável
Nos investimentos de renda variável você não consegue estimar quanto irá receber. Isso porque eles estão relacionados com as flutuações do mercado que envolve vários fatores que estão fora do nosso alcance. O risco é alto, mas se o investimento tiver um bom desempenho você pode ter uma rentabilidade bem alta.
Então, por ser de alto risco, pode ser que você fature muito, mas também é possível sair no prejuízo. Por isso, é preciso acompanhar bem de perto.
Veja exemplos de investimentos financeiros de renda variável:
- Mercado de ações;
- Fundos Imobiliários;
- Fundos de ações.
Os tipos de investimentos financeiros mais seguros
Até aqui você já deve ter entendido que, para ter segurança, os investimentos de renda fixa são os mais aplicáveis. Os de renda variável implicam em riscos que pessoas com perfil de investidor conservador não gostam de correr.
Então, quando falamos de investimentos financeiros mais seguros estamos falando de investimentos de renda fixa, ficou claro? Iremos apresentar três opções para você investir com segurança.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é tão seguro quanto a poupança, mas com a vantagem de que a rentabilidade é maior. Ele funciona por meio de títulos emitidos pelo governo federal e são uma espécie de empréstimo que você oferece ao governo. O interessante é que dá para começar a investir com pouco dinheiro, pois o valor mínimo do título é de 30 reais.
Há três modalidades de Tesouro Direto: Selic, IPCA e Pré-fixado. Diferente da poupança, em alguns deles, você não pode tirar a hora que quiser. Apenas o Selic permite essa operação sem ter nenhuma perda de rentabilidade. Então, se esse é um dinheiro que você precisa pegar eventualmente opte pelo Selic.
CDB
Nessa opção, ao invés de emprestar ao governo, você estará emprestando a instituições bancárias. Elas utilizarão o valor que conseguem com esse investimento de renda fixa para conceder empréstimos aos seus clientes. O valor mínimo de investimento varia de instituição para instituição. Além dos bancos, você também pode investir no CDB com seguradoras.
Ele também possui muitos tipos como os relacionados a taxas de IPCA e CDI e também pré-fixados. Ao comprar o título, você estará assegurado pelo FGC. O FGC ou Fundo Garantidor de Crédito te resguardará de receber o seu dinheiro mesmo se o banco vier a falir, por exemplo. A condição é de que o valor total seja de até 250 mil reais e está condicionado a um CPF por instituição financeira.
Para evitar qualquer transtorno é bom aplicar o dinheiro em mais de um banco, ok? Uma carteira diversificada é fundamental quando falamos de investir com segurança.
LCI e LCA
As siglas LCI e LCA significam Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio e são ótimas opções de investimento de renda fixa seguro. Nele, você também estará resguardado pelo Fundo Garantidor de Crédito e o melhor, esse investimento tem isenção do Imposto de Renda.
Os bancos usarão o dinheiro investido em LCI e LCA para conceder empréstimos ao setor imobiliário e ao agronegócio. A desvantagem desse título é que ele tem prazo a partir de 180 dias, então é de curto prazo. Além disso, os valores iniciais para começar costumam ser mais elevados.
Por isso, apesar de não ser taxado, é bom sempre simular para ver qual é o mais vantajoso para você.
Conclusão
Neste post, vimos que é importante se fazer algumas perguntas antes de começar a investir. Nós te explicamos também a diferença entre os perfis de investidores. Então, que procura os tipos de investimentos mais seguros, provavelmente tem um perfil conservador.
E para esse perfil, os investimentos de renda fixa são os mais adequados, pois você consegue ter uma estimativa e um controle maior da rentabilidade. Você viu que o Tesouro Direto, o CDB, a LCI e a LCA são boas opções. Só não se esqueça de deixar sua carteira de investimentos mais variada, evitando aplicar em um lugar só.
Se ainda tiver ficado com dúvida, é só mandar uma mensagem para gente, ok?
Nos vemos no próximo conteúdo! Até lá!