O sonho de muitas pessoas é sair da casa dos pais e começar a viver dias de independência. Às vezes, pode ser até uma necessidade. De toda forma, é fundamental se planejar com muito cuidado, e se der, com bastante antecedência.

Não meta os pés pelas mãos. Sabemos que esse é o sonho de muita gente, mas fazer coisas sem pensar pode te trazer muitos transtornos e principalmente dívidas. Hoje iremos te dar o caminho das pedras para você sair de casa, ser independente e realizar seu desejo sem se prejudicar.

Quer saber como se preparar para morar sozinho? Então leia esse post e saiba como se planejar.

Qual o melhor momento para sair da casa dos pais?

Sair da casa dos pais é uma decisão séria. E como toda decisão desse tipo, você precisa pensar muito a respeito. Será que é o momento de morar sozinho? Você precisa avaliar isso com cautela para não se arrepender ou se prejudicar.

A primeira coisa que deve pensar é em seu objetivo. Por que você quer sair de casa? Estudo, oportunidade de trabalho, independência? Todos são motivos válidos, alguns são mais urgentes e não dão para esperar, como um emprego e uma faculdade longe de casa.

Seja qual for a razão que motiva a fazer essa escolha, você deve estar preparado para imprevistos financeiros, responsabilidades e momentos de dificuldade como a demissão do seu emprego.

Depois de analisar tudo com cautela e ter certeza da sua decisão é a hora de dar os primeiros passos para se preparar para morar sozinho.

Escolhendo o local para morar sozinho

Se você já está certo do que quer, é hora de escolher onde morar. Para isso, você precisa considerar algumas coisas que iremos citar aqui. Há algumas opções de moradia, então esse deve ser o primeiro passo a se dar quando o assunto é sair da casa dos pais.

  • Aluguel: você pode alugar um apartamento ou casa só para você;
  • Financiamento: você pode comprar uma casa ou apê financiado pronto ou na planta (que costuma ser mais barato);
  • Dividir aluguel: essa é uma opção para quem não tem muita grana ainda, principalmente universitários que saem de casa para estudar;
  • Aluguel por temporada: você pode fazer uma experiência e ver como vai se sair morando sozinho. Você pode tentar o Airbnb, que geralmente oferece locais que já são mobiliados.

Como se preparar financeiramente para morar sozinho

O planejamento financeiro antes de sair da casa dos pais é fundamental. Não há discussão quanto a isso, não é verdade. Porém, muitas pessoas acabam sendo precipitadas e o resultado não é nada interessante.

O SPC fez uma pesquisa junto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que mostrou um dado alarmante: quase 80% das pessoas entrevistadas não se planejaram para morar sozinhas.

Além disso, 34% das pessoas ficaram endividadas depois de sair de casa. Você não quer fazer parte dessa estatística, não é mesmo? Então, não deixe de se planejar, ok?

Sei que sua vontade deve ser muita, mas pense a longo prazo para não dar um tiro no próprio pé. A ideia é que seja uma mudança positiva, de descobertas de si, de independência, não de coisas ruins e dificuldades, certo?

Por isso, vamos te dar alguns passos importantes de como se preparar para morar sozinho.

1. Pense na localização

Escolher o tipo de moradia é importante, a sua localização é ainda mais. Então, já é bom pensar nisso e considerar alguns fatores. Você tem algumas opções, por exemplo, morar em regiões centrais. Mas, nesses locais, o valor é bem mais elevado. Um apartamento de um quarto, por exemplo, vai ser mais caro que um maior em uma região mais distante.

Antes de escolher, você tem que considerar algumas coisas. O orçamento é uma delas, isso é claro. Mas por exemplo, o quanto você gastaria para se locomover. Às vezes, apesar de um imóvel ser mais barato, ele está muito distante de sua faculdade ou trabalho, aí os gastos com transporte aumentam, sem contar o tempo de deslocamento que gera um desgaste.

Por isso, avalie essas questões. Se você for escolher um imóvel distante dos locais que você frequenta com frequência, como o trabalho, veja as opções de transporte e quanto elas custariam.

2. Faça uma reserva de emergência

Você precisa estar preparado para qualquer eventualidade que possa surgir. Por isso, é importante que antes de mudar, você faça uma reserva de emergência. Mas cuidado, ela não pode ser usada para arcar com os custos da sua mudança. Esse é um dinheiro que você vai usar apenas em emergência como desemprego ou um gasto com saúde que apareceu sem que você esperasse.

Para saber o quanto guardar, você deve saber seu custo de vida mensal e montar uma reserva que dê para mais meses. Fizemos um post aqui no site que você precisa ler para entender como montar a reserva de emergência corretamente, dê uma passada lá depois que ler este conteúdo.

3. Guarde dinheiro

Você precisa começar a guardar dinheiro, não só para a reserva de emergência, mas também para os custos da mudança. Você precisará pagar o aluguel adiantado, provavelmente, comprar móveis, comida… então você precisa ter esse dinheiro antes de sair da casa dos seus pais, ok?

Por isso, você deve aproveitar esse momento em que está na casa dos pais e não tem nenhuma obrigação de “chefiar uma família” e arcar com todos os custos. Por isso, você deve economizar e cortar gastos desnecessários.

Para isso, faça um controle financeiro e tenha dimensão do seu orçamento. Até aquele picolé que você compra, tudo isso deve entrar. Assim você saberá para onde seu dinheiro está indo e o que pode fazer para diminuir os gastos e conseguir poupar uma grana.

4. Não tenha nenhuma dívida

Se você possui dívidas, deve pagá-las antes de sair de casa. Esse é um passo muito importante para se preparar para morar sozinho. E quando falamos de dívida, não estamos só falando para casos de nome sujo no SPC e Serasa, até aquela compra parcelada no cartão de crédito deve entrar no meio.

Por isso, pague o cartão, limpe seu nome e quite os boletos antes de se mudar. Caso contrário, seu orçamento não terá espaço para as novas despesas que surgirão.

5. Faça uma estimativa de todos os gastos que terá

Provavelmente, você não tem tantas despesas morando com seus pais, por isso, talvez não tenha conhecimento de todos os gastos envolvidos para manter uma casa. Não é brincadeira! E como você está se mudando, ainda terá mais, já que tem que comprar móveis e eletrodomésticos. Só uma geladeira fica em torno de 2 mil reais.

Pense em tudo que irá gastar, os custos variáveis e as despesas fixas. Se puder, peça ajuda dos seus pais ou de amigos que já moram sozinhos. Assim, você consegue ter uma estimativa. Busque os serviços que você precisa contratar para já saber os preços do que irá precisar.

Coloque tudo na planilha e veja o que precisará ganhar para se manter e morar sozinho.

Conclusão

Você tem que pensar em uma série de coisas para se preparar para morar sozinho. É uma decisão séria que pode planejamento. Mas não se assuste, é possível. E você pode contar com a gente. Temos uma série de conteúdos que podem te ajudar a organizar as finanças e fazer essa mudança de vida que você tanto deseja.

Se quiser tirar mais alguma dúvida, é só nos mandar uma mensagem, ok?

Até o próximo post!