A dificuldade de pagar as dívidas é a realidade de muitos brasileiros, pois estabelecer uma relação de equilíbrio com as finanças não é tão fácil quanto parece. Algumas pessoas ainda caem em armadilhas sem perceber que certas atitudes podem estar prejudicando muito a sua vida financeira.

Mesmo que os assuntos relacionados a finanças estejam ganhando mais visibilidade, não é suficiente. Infelizmente, vivemos em um país onde boa parte da população sofre as consequências da carência de controle e planejamento financeiro.

Alguns até pensam que estão bem financeiramente por conseguir pagar as contas, mas às vezes entrar no vermelho está por um triz. Para te ajudar a melhorar o controle de suas finanças, vamos mostrar 5 sintomas que mostram que sua vida financeira não está indo bem.

1°- Não há folgas no orçamento

Diferente do que muitos pensam conseguir pagar as contas sem que sobre um dinheiro é um problema e mostra que a sua vida financeira não está indo bem. Isso pode acabar te fazendo cair em empréstimos, linhas de financiamento ou optar por parcelar o pagamento no maior número de vezes possível, mesmo com juros altos.

Para resolver esse problema você possui duas opções, aumentar os ganhos ou cortar as suas despesas. Para aumentar os ganhos você deve ir atrás de um aumento ou de uma renda extra que dê para conciliar com seu emprego.

Caso escolha reduzir seus gastos, pense no que pode ser substituído ou cortado do seu orçamento Também é super importante pensar em estratégias para poupar o seu dinheiro.

Não reservar dinheiro pode fazer você entrar em dívidas ou forçá-lo a pedir dinheiro emprestado. O quanto você precisa poupar depende da sua vida e orçamento, mas o aconselhado é guardar 10% do seu salário.

2°-Não há planejamento em longo prazo

Somente pensar no seu futuro não é o suficiente para melhorar a sua vida financeira, você precisa agir. Para entender o que é um planejamento em longo prazo, precisamos entender também sobre o planejamento a curto e médio prazo.

O planejamento em curto prazo é aquele que pretendemos realizar em até um ano, e pra juntar dinheiro pra esse projeto, o ideal é começar a juntar pequenas quantias todo mês. O planejamento em médio prazo corresponde às conquistas que devem ser feitas no prazo de cinco anos e elas ajudam a preparar o caminho para os objetivos maiores.

Quando o plano é poupar para objetivos mais caros e complexos como a compra de um imóvel, chamamos de planejamento em longo prazo. Saber o que queremos conquistar nos motiva a agir e a guardar dinheiro para que isso aconteça.

O planejamento serve para que você visualize quanto é sua renda, custo de vida,, controlando tudo o que entra e sai nas suas finanças. Não ter um planejamento em longo prazo pode ser um problema para seu futuro, por isso que o ideal é todo mês guardar um pouco de dinheiro.

3°-Sempre usar o cheque especial

Podemos dizer que o cheque especial funciona como um empréstimo, e como já sabemos, quando realizamos um empréstimo, são cobrados juros. Ao usá-lo com frequência, a pessoa mostra que está gastando mais do que recebe.

Dívidas feitas nessa modalidade de crédito correm sérios riscos de se tornarem cada vez maiores e mais difíceis de pagar. Muitas pessoas nem possuem o conhecimento de que estão usando o cheque especial, pela falta de conferir o saldo da conta corrente, que é outra coisa a se atentar na fatura.

E o melhor modo de resolver esse problema é pelo planejamento financeiro que ajuda a ver detalhadamente as despesas e a descobrir onde pode economizar. Comece cortando as despesas de luxo e negocie ou reduza as outras despesas essenciais.

É de extrema importância ter foco no dia a dia para acabar de vez com esse problema.

4°- Não observar o extrato bancário

O extrato bancário reúne todas as suas informações bancárias do mês, nele você consegue analisar exatamente o que entrou e saiu da sua conta. O hábito de não olhar o extrato bancário pode trazer sérios prejuízos, e abre portas para práticas de fraudes por funcionários de instituições financeiras mal intencionadas.

Não verificar sua conta corrente é como correr em uma ponte em chamas e torcer para não pisar no lugar errado. Para resolver isso, basta adquirir o costume de separar um dia na semana para ver os gastos passados e planejar os gastos futuros.

Através do extrato bancário você consegue criar estratégias para manter a sua educação financeira em dia. Esse documento pode facilitar a sua vida quando usado de maneira combinada aos seus objetivos financeiros e necessidades cotidianas.

5°- Não pagar a fatura do cartão de crédito

O juro do cartão de crédito é altíssimo, portanto para conseguir ter uma boa vida financeira, você precisa pagá-lo na íntegra. Se não conseguir fazer isso, você está vivendo além de suas possibilidades e perdendo o controle da sua vida financeira.

Se a sua vida financeira está tendo alguns desses sintomas, não demore a agir. Ficar noites sem dormir preocupados com todas as contas a se pagar faz muito mal à saúde, repense a sua situação e tente consertá-la.

A cura para todos esses problemas está em um bom planejamento financeiro, estude e coloque em prática esse método na sua vida e verá ótimos resultados.