A segurança emocional é algo muito importante para que seja possível viver de maneira saudável e estável.

Mas o que seria segurança emocional e por que um blog de finanças faria um texto sobre esse tema? Porque esse conceito se relaciona muito bem com a forma que lidamos com a nossa vida financeira!

Quer entender melhor como se dá essa relação e quais os efeitos benéficos que a segurança emocional traz a você e à sua vida financeira?

Então leia a seguir o post que a GETG preparou para você!

O que é segurança emocional?
Antes de tudo, vamos definir aqui o que é essa tal de segurança emocional para, em seguida, mostrar como ela está ligada à vida financeira.

O conceito de segurança emocional foi criado por uma professora estadunidense de Psicologia chamada Kendra Campbell, da Universidade do Alasca.

Segundo a professora, a segurança emocional consiste no processo de saber nomear, expressar e lidar de maneira adequada com as emoções que você está sentindo, de modo que você não seja afetado negativamente por ela ou se comporte de maneira perigosa.

O medo do fracasso, a insegurança, a dificuldade de lidar com críticas, a falta de confiança em si mesmo e a baixa auto-estima são alguns indícios que mostram que uma pessoa não tem uma segurança emocional adequada.

A capacidade de enxergar a realidade e compreender aquilo que está sentindo, mesmo quando nos encontramos em algum tipo de situação que pode ser considerada ruim, mostra que temos uma boa segurança emocional.

Certo, mas como a vida financeira se relaciona com a segurança emocional?

Uma relação inadequada com a vida financeira pode trazer diversos tipos de consequências emocionais ou, ainda, a forma que lidamos com determinadas emoções podem trazer consequências no orçamento.

Para clarificar melhor essa relação, veja o exemplo a seguir:

Se uma pessoa que está passando por algum momento turbulento acaba descontando suas frustrações em gastos supérfluos, o orçamento dela rapidamente será afetado pelos gastos. Consequentemente, ela poderá perder o controle de suas despesas e acabará se endividando, o que poderá agravar ainda mais a vida emocional dessa pessoa.

Entendeu agora como essas duas coisas se relacionam?

Pois bem, agora que você consegue compreender essa relação, vamos dar algumas dicas para desenvolver a sua segurança emocional e lidar de uma forma melhor com o seu dinheiro.

Não viva em prol do dinheiro

Quando falamos em não viver em prol do dinheiro, não estamos dizendo que você deve viver sem nenhum tipo de ambição. Longe disso, é muito importante que você trace planos e metas para cumprir ao longo de sua vida.

Contudo, é importante saber que nem tudo deve girar em torno do dinheiro!

Com isso, queremos dizer que desejar sempre mais e mais dinheiro, ou seja, agir de forma gananciosa, pode te prejudicar bastante.

Se esse tipo de desejo sobrepõe outros tipos de realização, há o risco de estar sempre insatisfeito. Afinal, como é possível ter algum tipo de satisfação se você quer sempre mais e mais?

Sendo assim, é de extrema importância que você observe seus planos e verifique se o dinheiro está ocupando uma posição privilegiada com relação a outros planos. Como já falamos, é importante ter ambições, mas também é muito importante colocar outras coisas que não sejam o acúmulo de patrimônio em seus planos.

Educação financeira para reduzir o estresse

O estresse pode estar relacionado a conflitos envolvendo o trabalho, relações interpessoais e, é claro, a sua situação financeira. E como é possível ter algum tipo de segurança emocional se você está cheio de estresse?

Para começar, que tal criar uma planilha ou usar um app para se organizar? Criar e manter o seu orçamento é o primeiro passo para ter educação financeira.

Para isso, registre todas as suas fontes de renda e todas despesas. Ao fazer isso, você vai conseguir saber o quanto ganha e, além disso, poderá saber para onde o seu dinheiro está indo!

Ao registrar as suas despesas, você também conseguirá fazer uma espécie de diagnóstico financeiro. Ou seja, vai poder saber quais das suas despesas são realmente essenciais e quais delas são supérfluas e podem ser cortadas.

Se você fizer isso todos os meses, com certeza irá criar uma nova relação com as suas finanças e ainda vai ter mais dinheiro no final do mês.

Segurança financeira traz segurança emocional!

Inclusive, você pode contar com a GETG para se educar financeiramente e melhorar sua segurança emocional! Aqui você irá encontrar vários posts sobre educação financeira!

Organize-se para ficar livre de dívidas

Outra coisa que acaba com a segurança emocional de qualquer pessoa são as temidas dívidas. Então, nada melhor do que arrumar um jeito de ficar livre delas.
Sabemos muito bem que isso não é nem de longe uma tarefa simples, mas podemos te garantir que organizar suas finanças pode te ajudar a quitar seus débitos.

Isso está diretamente ligado com a dica que demos anteriormente. Assim que o seu orçamento estiver organizado e você saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo, chega a hora de fazer alguns cortes para que haja dinheiro suficiente para começar a pagar as dívidas.

Em alguns casos, fazer um empréstimo pode ser a melhor opção. E não, isso não significa que você vai contrair mais uma dívida e, consequentemente, prejudicar ainda mais a sua segurança emocional.

Muito pelo contrário! Você pode trocar uma dívida cara por uma mais barata.

Quando os juros de uma dívida são mais altos que o custo total de um empréstimo, então essa se torna uma opção bem viável.

Dependendo do caso, ainda é possível pagar a sua dívida à vista e conseguir um bom desconto. Por isso, é importante conversar com seus credores para negociar a dívida e, assim, conseguir um desconto.

Nós da GETG possuímos várias análises de empréstimos em nosso blog. Então, se esse for seu caso, recomendamos dar uma olhada em nosso site para que você encontre a melhor opção para você!

Conclusão

Como você pôde ver neste post, existe uma forte relação entre segurança emocional e finanças! Além disso, a educação financeira é a chave para que essa conexão seja saudável.

Por isso, que tal dar uma olhada nos posts da GETG sobre educação financeira? Nosso principal objetivo é te tirar do sufoco e, de quebra, colaborar com a sua segurança emocional.

Por fim, caso você tenha alguma dúvida, é só entrar em contato conosco!