Muitas vezes, escutamos frases exaltando a importância de falar “sim”. Mas essa positividade toda pode afastar você dos seus sonhos. Diversas pesquisas têm mostrado que o vício em assumir responsabilidades leva as pessoas a situações ruins. Por isso, recomendamos: aprenda a dizer não!

Nos últimos anos, vários estudiosos relataram como podemos chegar a assumir dívidas dizendo apenas “sim”. Este hábito está relacionado ao medo de não agradar as outras pessoas, parecer antipático ou mesmo à dificuldade de dizer “não” a si mesmo.

Felizmente, existem atitudes simples que podem ajudar você a aprender a dizer “não” na hora certa. Por isso, preparamos este texto. Continue lendo, aplique as técnicas e seja mais feliz. Seus sonhos estão logo ali!

Entenda qual a importância de dizer não

Na tentativa de sermos perfeitos ou amigáveis, assumimos compromissos viciosos. Para criar um hábito ou abandonar um vício, precisamos de exercício constante. Mas, antes disso, é necessário compreender a importância daquela prática que queremos adotar ou largar nas nossas vidas.

Para saber se você é um falador compulsivo de “sim”, pegue papel e caneta e liste algumas situações que já tenha vivido. Já emprestou o seu cartão de crédito a um amigo ou parente e depois se arrependeu? Tem dificuldades em dizer “não” aos desejos dos seus filhos? Sempre cede aos seus próprios desejos mais desnecessários?

Se você respondeu afirmativamente a pelo menos uma das perguntas anteriores, está na hora de entender que precisa aprender a dizer “não”. Afinal, a vida é feita de escolhas, não é mesmo?

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 70% das famílias brasileiras estão endividadas, o que pode comprometer a saúde dos seus membros. E se essas pessoas tivessem dito “não” na hora certa?

Você precisa ter consciência de que os “sins” que diz estão lhe prejudicando. Para isso, escreva no mesmo papel quais foram as últimas vezes em que disse “não”. Muitas pessoas vão perceber que negaram possibilidades de autocuidado e cederam aos desejos alheios.

Já imaginou como sua vida estaria se tivesse investido mais em você? Até mesmo já poderia ter começado a poupar, mesmo com pouco dinheiro.

Este exercício inicial é importante para entender que dizer “não” é natural e saudável. Faz parte do processo de autoconhecimento e cuidado com a saúde financeira. Negar determinadas situações não fará você uma pessoa pior, só o deixará mais distante de tentar ser perfeito.

Lição fundamental: ao contrário de aprender a falar “não”, ser perfeito é impossível!

Faça uma lista e diga “sim” para as prioridades

Agora que você já mediu a importância de dizer “não” em sua vida, damos uma dica valiosa: comece a estabelecer prioridades. E a melhor maneira de fazer isso é por meio de listas.

Segundo o neurocientista Daniel Levitin, nosso cérebro tem capacidade limitada de armazenar pensamentos simultâneos. Isso quer dizer que se você não listar aquilo que é fundamental, vai ceder àquilo que é irrelevante facilmente.

Listas também podem aumentar a sua autoconfiança. Ao ver que seus objetivos estão sendo seguidos, fica mais fácil para o seu cérebro entender que você está no caminho certo. E nada melhor que estar confiante para exercitar o autocontrole, não é?

Para entender a importância de dizer não, organize primeiro aquilo que faz parte do seu custo de vida. Afinal, quanto você precisa para levar a vida que leva? Isso abarca as despesas fixas e variáveis, claro.

Depois disso, você terá uma visão mais clara do seu perfil de consumo. Coloque em tópicos os seus gastos do último mês. Esses produtos e serviços eram meros desejos ou necessidades? Indique isso em suas anotações e risque aquilo que é desnecessário.

Aprender a dizer “não” é o melhor meio de dizer “sim” àquilo que realmente importa. A lista que você tem agora vai lhe mostrar o que é importante.

Aprenda a dizer “não” para as pessoas e se priorize

Os papais e mamães de plantão estão acostumados a abdicar dos seus próprios desejos. Isso acontece porque, muitas vezes, atender às necessidades dos filhos é prioridade. Mas nem tudo nessa conta é realmente necessário.

Você já passou pela experiência de levar as crianças para fazer compras? É comum que elas queiram os produtos mais chamativos e não os necessários. Neste momento, o coração derrete, os pais cedem e prejudicam o orçamento familiar. Dizer “não” em situações assim é fundamental para os pequenos também.

O mesmo acontece com outras relações: amigos, parentes e colegas de trabalho. Quando não temos um objetivo claro daquilo que precisamos, dizemos “sim” com o intuito de agradar. Mas entenda: aprender a ouvir “não” é importante para as outras pessoas.

Quando dizemos “não” e estabelecemos limites justos para um filho, contribuímos para que ele seja mais feliz. Aliás, deixar de ceder a desejos efêmeros pode ajudar você a investir no futuro dos pequenos.

O mesmo se aplica aos adultos que o cercam. Fronteiras bem definidas são importantes para que você não viva em função dos outros.

O vício no “sim” vem do desejo de parecer perfeito, mas também da empatia exagerada. É claro que ficamos tristes quando alguém que gostamos está em maus lençóis. Em situações assim, emprestar dinheiro parece uma boa solução. Mas será mesmo?

Atrasar suas contas à custa de resolver o problema alheio vale a pena? Aprenda a dizer não também nessas situações. Empatia não tem nada a ver com falta de autocuidado. Colocar-se em primeiro lugar não é pecado!

Invista em seus sonhos

Agora que você já identificou a importância de aprender a dizer não e fez uma lista de prioridades, está na hora de falar sobre seus sonhos. Afinal, nem tudo é sobre “não”.

Depois de toda essa reflexão, você já deve ter chegado à conclusão de quantas vezes deixou de fazer por você aquilo que fez pelos outros. Dizer “não” vai ajudá-lo a organizar a vida financeira, colocando você mais perto dos seus objetivos.

É claro que você deve dizer “não” a si mesmo de vez em quando. Para isso, o velho exercício do “desejo X necessidade” ajudará. Mas quais são seus objetivos? Qual é o seu projeto de vida?

Chegamos à última etapa deste exercício. Depois de compreender o peso do “sim” e do “não” na sua vida e listar as suas prioridades, está na hora de pensar a médio e longo prazo. Escreva onde você está hoje e aonde quer chegar.

Pode ser um curso superior, uma pós-graduação ou a aquisição de um bem. Mas nem tudo é sobre “ter”, viu? Lembre-se que “ser” é fundamental. Talvez você precise de descanso. Quem sabe uma viagem ou uma mudança no estilo de vida.

Aprender a dizer “não” deixa você mais perto de um estilo de vida mais confortável. Dizer “sim” aos seus sonhos de maneira organizada é mais que um hábito. É um propósito de mais qualidade de vida!

O que você precisa para aprender a dizer “não”

Aprender a dizer “não” faz parte do processo de entender que ninguém é perfeito. E você não foge à regra. Portanto, parecer sempre amigável para as outras pessoas não vale a pena a sua organização financeira e saúde mental.

Para os viciados em dizer “sim”, pode parecer complicado colocar o “não” no vocabulário. Mas não se preocupe, essa sensação passa com um bom planejamento. Não é à toa que usar caneta e papel vai deixar você mais perto dos seus sonhos.

Vamos relembrar quais etapas você deve seguir para colocar o “não” em seu vocabulário?

1. Entenda o peso do “sim” e do “não” na sua vida:

  • Anote em seu caderno ou documento de texto as situações em que o “sim” prejudicou você;
  • Da mesma forma, tome nota de quando disse “não” a você mesmo.

2. Aprenda a dizer “sim” para as prioridades:

  • Determine qual é o seu custo de vida;
  • Indique que gastos correspondem a desejos e quais a reais necessidades;
  • Elimine custos supérfluos e que correspondam a desejos alheios.

3. Seja o patrocinador dos seus sonhos:

  • Indique quais são seus objetivos a médio e longo prazo e diga “sim” para você mesmo!

Conclusão

Viu? Agora está mais fácil. Não há receita de bolo, claro. Mas, seguindo esses passos, você estará mais perto de aprender a dizer “não” com naturalidade. No final, é tudo sobre traçar uma rota entre o modo como você se porta perante a vida e os seus sonhos.

Este conteúdo ajudou você? Então compartilhe com um amigo que precisa aprender a dizer “não” também. Se tiver dúvidas, envie uma mensagem para a gente.

Até mais!