Temos percebido atualmente uma reclamação de todas as pessoas que pagam contas ou compram alguma coisa em supermercados ou lojas: está tudo pela hora morte. E está mesmo! A inflação está alta e com isso o aumento dos preços são sentidos de forma bem dura por muitas pessoas.

A conta de luz, de água, de supermercado, que são despesas essenciais, estão muito elevadas. Aí se você for somar essas despesas a coisas que não são de primeira necessidade como jantar fora, delivery, lanchinhos etc, não sobre salário.

Aí você nos pergunta: o que fazer? Pois é, é preciso definir prioridades em seu orçamento financeiro. Se dividirmos o valor da conta de luz pelo número de dias de um mês, você vai ver qual o valor diário dessa despesa.

Comer bem gastando pouco

Se você fizer isso pensando assim: “quanto eu gasto para comer um “PF” feito em casa e quanto eu gasto pela mesma comida fora de casa?”, você também vai notar que podia estar economizando, comendo bem e gastando pouco.

Pensando nisso, resolvemos trazer para você dicas para economizar e comer bem. Afinal de contas, o orçamento de todo mundo está apertado, não é mesmo. Se você quer comer bem e gastar pouco, continue com a gente. Iremos te dar dicas práticas para alcançar esse objetivo.

Vamos lá?

1. Planeje-se

Quem tem família sabe que alimentação é uma despesa que ocupa uma grande parte do orçamento. Por isso, você deve se planejar para que esse gasto não seja tão alto quanto precisa.

É importante falar que não estamos falando de uma alimentação a la Bela Gil. Você precisa ser realista. Vai ter dia em que não dá para preparar aquela refeição saudável, do jeito que a nutricionista sonha que você coma. Vão ter momentos em que tudo que você precisa é aquela cervejinha, não é mesmo?

Não vai adiantar nada se você comprar aquele tanto de alimento saudável, mas que não faz parte do consumo da sua família e vai acabar se perdendo na geladeira. Você sabe o que acontece, né? Você vai pedir um delivery, comer fora… e gastar muito mais.

Por isso, antes de fazer suas compras no supermercado, você deve se atentar a isso. Não é que estejamos incentivando uma alimentação que não é saudável. Mas é que precisamos ser realistas, né?

Então inclua o doce, o biscoito, a cerveja… a conta vai ficar alta? Vai. Mas vai ser bem menor se você tiver que comprar essas coisas em outros lugares depois, certeza!

2. Cozinhe … se não souber, aprenda logo!

Cozinhar é uma habilidade que pode fazer você poupar uma boa grana. Muita gente tem habilidade, então para elas é bem mais fácil. Mas se você não costuma enfrentar o fogão e vive em guerra com as panelas, saiba que tem saída!

Você deve buscar receitas fáceis e simples para começar, usar utensílios que ajudam como uma panela de pressão ou airfryer (fritadeira sem óleo) se você tiver em casa. Pergunte a sua família, peça para te ajudar…

Busque o Youtube, há milhares de vídeos ensinando a fazer os mais diversos pratos. E teste… teste bastante. Pode ser que de primeira não fique tão delicioso, mas com o tempo você vai pegando o jeito, vai economizar e comer bem.

Fuja dos Master Chefs da vida, tá? Tudo ali é muito complicado, com ingredientes caros e desconhecidos, com uma cozinha mega equipada… A ideia não é se tornar o “Mestre do Sabor”, mas saber fazer o básico para sua família, sem precisar empratar e colocar aquela folhinha de salsinha por cima.

Cozinhar é uma habilidade que se conquista no dia a dia e com prática, ok? Se você ainda não sabe, deve aprender logo.

3. Congele antes que o alimento estrague

Vamos lá, economia é não permitir que as coisas estraguem dentro da geladeira. O desperdício, além de ser uma coisa que não é nada bacana socialmente (pergunte a sua mãe), é também deixar nosso dinheiro ir para o ralo.

Por isso, não se esqueça de sempre verificar a sua geladeira: verduras, legumes, frutas, etc.

4. Faça porções maiores e congele ou guarde para outros dias

O planejamento pode ir além das compras. Muitas vezes, acabamos optando por comer fast-foods e pedir comida no delivery porque estamos muito atarefados. Às vezes rola até uma certa preguicinha, não é? Para não cair na tentação de pedir comida, você deve planejar os pratos que irá cozinhar.

E é aqui que entra a nossa dica para economizar e comer bem: faça porções maiores e congele. Assim, você gasta menos tempo no fogão, evita desperdícios e vai ter sempre uma comida caseira para se alimentar.

5. Não se culpe por comer mal às vezes

No Instagram, sempre vemos aquelas alimentações de blogueiras, super coloridas e saudáveis sendo servidas à família. Tá, mas se você não tem alguém para te ajudar e não tem grana suficiente, sabe que às vezes na sua casa rola coisa diferente, não é?

Mas não se culpe! Ninguém posta no Instagram um miojo. Tá tudo bem você preparar refeições rápidas de vez em quando.

6. Use a sua cozinha

Torne sua cozinha um ambiente agradável e útil. Não é preciso ter mil e um eletrodomésticos, apenas o que você realmente precisa. Faça desse ambiente um local onde sua família possa fazer as coisas juntos!

7. Mão na massa

Exercite suas habilidades. Comece pelo básico, é claro. Mas se aventurou na cozinha. Faça bolos, massas, pães e se diverta. Pegue as receitas na internet e se arrisque a fazer coisas novas.

Você pode descobrir não só uma forma de economizar e comer bem, mas também uma atividade prazerosa e que, quem sabe, pode até gerar uma grana extra. Vai saber se há um chef, um mestre cuca escondido aí dentro. Mão na massa!

Conclusão

Há aquelas outras dicas como levar uma lista para o supermercado, comprar os alimentos da estação e levar comida para casa. Mas essas você já conhece, né? Se ainda não, dê uma olhada nesse post.

Esperamos que esse post tenha te ajudado! Se tiver dúvida, é só mandar uma mensagem, ok?

Até a próxima!