As coisas mudam, os hábitos de consumo também sofrem essas transformações sociais. E é isso que temos observado com o passar dos anos. Em especial com a pandemia, ela, com certeza, deu uma acelerada nos processos. A verdade é que com isso os hábitos de consumo estão mudando, o que fez muita gente começar olhar diferente para sua saúde e conforto.

A Mandalah, uma empresa de consultoria em inovação consciente, realizou um estudo que mostra que alguns hábitos que já estavam presentes tiveram um crescimento exponencial na pandemia, como sustentabilidade e minimalismo. A CC+, nome dado à pesquisa sobre consumo consciente, nos trouxe dados interessantes e muito pertinentes sobre como os hábitos de consumo estão mudando em nosso país.

Os dados apontam para direções bastante diversificadas. As pessoas estão mais exigentes e criteriosas em relação ao que elas consomem, tanto em quantidade (com o caso da cultura minimalista) quanto em qualidade. Além disso, foi percebido um grande crescimento das compras pela internet, até mesmo de forma exacerbada.

Outros pontos relevantes da pesquisa mostram que mulheres têm mais propensão ao consumo consciente do que os homens e ainda que nas periferias o senso de pertencimento à comunidade e hábitos sustentáveis são maiores.

Esses dados são bem legais. É interessante ver essas mudanças. E é preciso se inteirar delas, principalmente se você tiver um negócio. Por isso, separamos aqui 12 percepções sobre como os hábitos de consumo estão mudando.

Vem conferir!

1. Capacidade de adaptação

O ser humano é um ser adaptado. E foi por essa capacidade de nos adaptar que chegamos até aqui. Essa é uma condição que faz com que as espécies sobrevivam. Só quem se adapta sobrevive ao meio, já afirmava Darwin.

Na pandemia, tivemos que nos adaptar, ainda que com dificuldade. Foi com isso que conseguimos tocar nossa vida e levar o nosso barco. Um exemplo que a pesquisa CC+

revela é que em 2020 um dos hábitos mais procurados foi a meditação, só nos primeiros meses esse tópico cresceu 139%. Esse era uma tema que muita gente não precisa se inteirar, mas para se adaptar, tiveram que recorrer a esse recurso.

2. Necessidade de contato com a natureza

Com todo mundo preso em casa, não deu outra. As pessoas começaram a sentir muita necessidade de ter um contato maior com a natureza. Até aqueles que são mais urbanos acabaram sentindo falta de retornar a esse local natural. Por isso, as pessoas recorreram ao turismo ecológico, começaram a cultivar plantas dentro de casa, por exemplo.

3. Conforto e bem-estar em casa

Pelo mesmo motivo anterior, esse é um hábito de consumo que está mudando. Estar em casa o tempo todo fez com que percebêssemos o valor de uma casa confortável e que garanta bem-estar. Por isso, a compra de móveis e eletrodomésticos cresceu bastante nos últimos tempos. Além disso, as reformas foram outro ponto que cresceu demais e teve um grande salto.

Bem-estar também foi buscado para coisas fora do mobiliário doméstico. Psicólogos, artigos de autocuidado como o skincare também se tornaram alvo de consumo de muitas pessoas, além de itens para atividades físicas.

4. Faça você mesmo

A pandemia também trouxe uma mudança muito substancial nos hábitos de consumo. O Do It Yourself (DIY) cresceu muito, além de pesquisas na internet, principalmente Youtube, cresceram mais de 40% no último ano. Por isso, artigos de artesanato e também de culinária estão em alta. Isso acontece, pois nos últimos tempos as pessoas decidiram colocar a mão na massa.

5. Pertencer a uma comunidade

É muito comum comprarmos nossos produtos em grandes redes lojistas, mas estar dentro de casa, fez com que percebêssemos a importância do coletivo e principalmente estar em contato com a comunidade do entorno.

Por isso, os comércios locais cresceram muito. Além disso, houve um aumento de publicações sobre doações, esse tópico cresceu quase 140% em relação ao mesmo período no ano anterior.

6. Quanto mais artesanal, melhor

Como dissemos a ideia de bem-estar e saúde mental e física foram muito aderidas. As pessoas têm se preocupado muito com esses assuntos, estão se preocupando muito com o que consomem, se é natural ou não. Isso fez com que muita gente evitasse o consumo de alimentos ultraprocessados. Por isso, o negócio de produtos naturais e saudáveis cresceu demais.

Além disso, os produtos artesanais foram levados em conta. Quanto mais artesanal melhor, com isso, pequenos negócios cresceram, somado inclusive ao senso de comunidade que foi criado nos últimos tempos.

7. Menos é mais: o crescimento do minimalismo

O consumo tem sido pautado em práticas mais conscientes. O tempo em casa fez com que as pessoas se tocassem do tanto de produtos que possuem. Nas redes sociais, segundo a pesquisa CC+, mais de 26 mil publicações sobre o minimalismo foram postadas para você ter uma ideia.

Esse período fez com as pessoas identificassem que a modernidade trouxe muitas coisas positivas, mas por outro lado, esses produtos e serviços em excesso deixam as pessoas cansadas e sobrecarregadas.

8. Estamos indo para cozinha

Pensando no tópico da necessidade de ter posturas saudáveis que geram bem-estar, ir para cozinha se tornou um hábito para muita gente. Isso gerou uma procura muito grande por receitas na internet e milhares de publicações sobre o assunto nas redes sociais.

Isso também repercutiu no bolso de diversos brasileiros. Afinal, comer em casa, além de ser saudável, é bem mais barato do que comer fora de casa. Por isso, as pessoas têm preferido preparar suas próprias refeições.

9. O buzz das compras pela internet

Lojas fechadas, consumidores em casa: isso fez com que as vendas online cresceram como nunca antes tinha crescido. O crescimento foi mais de 75% durante o período de isolamento social. Esse é um hábito de consumo que está mudando e veio para ficar. As empresas que atendiam em lojas físicas tiveram que se adaptar e novas empresas também surgiram nesse ambiente digital.

10. “Eu mereço esse mimo”

A situação estava complicada, por mais a gente tenha se adaptado. Isso gerou uma mudança que foi em um caminho diferente do consumo consciente. Para compensar todas as pressões, as pessoas buscaram nas compras um conforto e uma recompensa por todo o esforço de adaptação. Por exemplo, delivery e vinho foram palavras que foram pesquisadas 9 vezes mais que no ano de 2019. As pessoas procuraram formas, como essa, para trazer mais conforto em uma situação complicada como a que estavam inseridos.

11. Quero mais saúde – bem-estar também

Já dizia aquela música da Rita Lee. Saúde é essencial. As pessoas estavam pensando nisso durante os últimos tempos. Com a pandemia, as pesquisas sobre saúde cresceram muito. Tudo que tem a ver com exercícios físicos tiveram um grande volume de buscas. O autocuidado também foi bem pesquisado. Isso mostra que saúde e bem-estar tem se tornado referência dos hábitos de consumo dos brasileiros, como já comentamos.

12. Por práticas mais sustentáveis

A sustentabilidade está em voga e está sendo pauta de muitas discussões nas mídias sociais.Isso tem feito com que as escolhas dos consumidores tenham se pautado nessas premissas. Por isso, produtos que estão em sintonia com esses conceitos têm feito muito sucesso e têm grande destaque.

Conclusão

Neste post, você conferiu as percepções sobre como os hábitos de consumo estão mudando. Ter a noção de como os consumidores têm se relacionado com as situações e mudado sua postura vão ajudar muito, principalmente se você tiver um negócio ou quiser abrir um.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente por mensagem aqui no site.

Até a próxima!