Uma saúde financeira deve ser sinônimo de várias práticas como organização de orçamento e planejamento. Mas esses são passos iniciais, dá para melhorar ainda mais, veja nossas dicas e entenda como é fácil investir com segurança.

Vamos caminhando passo a passo e se você já conseguiu usar essas práticas no seu dia a dia, está na hora de “subir de nível”. Uma outra prática FUNDAMENTAL é fazer o seu dinheiro trabalhar com você por meio de investimento.

Mas como investir meu dinheiro? Essa é uma pergunta feita por muita gente! Pois é, pode ser mais simples do que parece, mas muita gente (mais de 60% da população brasileira) não costuma poupar dinheiro.

Isso acontece porque não temos o costume de incentivar e praticar a educação financeira. E também porque a sensação de gastar é um prazer mais imediato, enquanto investir é uma recompensa que virá a longo prazo. Pasme! Seu comportamento e sua emoção podem afetar suas finanças.

É importante ressaltar que você pode investir mesmo com pouco dinheiro e sem correr riscos. Dá para aumentar seu patrimônio com rentabilidades que não são tão altas (maior rentabilidade é igual a maior risco). Correr riscos pode ser bom, claro, a depender do seu perfil de investidor, mas muitas pessoas se sentem inseguras.

Por isso, o primeiro passo de como investir dinheiro para render mais com segurança, é conhecer o seu perfil de investidor. Assim, você poderá escolher o melhor investimento para você.

Mas tudo isso nós vamos ver aqui hoje em nosso post, ok? Então fique atento ao nosso conteúdo que nós vamos começar.

Vamos lá?

Perfil de investidor

Cada um tem uma demanda diferente, então nem todo investimento é para todo mundo, ok? Há 3 perfis gerais que são classificados de acordo com a predileção por tipos de investimento. Vamos conhecer quais são eles.

  • Conservador: prefere não correr risco, por isso escolhe investimentos com rentabilidade menor, mas que possuem valores pré-fixados;
  • Moderado: está disposto a correr certos riscos, mas nem tanto. Costuma ter uma carteira de investimentos com aqueles mais seguros e outros menos seguros;
  • Arrojado: esse está em busca da maior rentabilidade possível, por isso está disposto a correr os riscos necessários.

Como investir dinheiro com segurança passa por entender quais são esses perfis, pois só assim você será capaz de escolher um tipo de investimento adequado às suas expectativas.

E é isso que iremos ver a seguir. Conheça como funcionam os 2 grupos de investimentos que existem. Determine o quanto de risco está disposto a correr e escolha um ativo dentro dessas categorias.

Os tipos de investimento

Para construir seu patrimônio, você deve seguir três passos: ganhar, poupar e investir. Como investir dinheiro passa por essas etapas que não devem ser esquecidas nunca.

Nunca mesmo, heim? Na parte de ganhos, é importante potencializar, seja pedindo um aumento, ganhando uma grana extra ou colocando a renda de outros familiares para participar da renda total da sua casa.

Em relação a poupar, é importante rever o orçamento. Você precisa rever todos os seus gastos e ver quais são os pontos que podem ser melhorados. Assim, você pode fazer alguns cortes que perceber que forem necessários. E aí vai sobrar mais dinheiro para investir.

Agora, quanto ao investimento, é importante ficar atento aos tipos de investimento que existem no mercado. Temos dois grandes grupos: os de renda fixa e os de renda variável. Vamos conhecê-los agora.

Renda fixa

O primeiro grupo de investimento é o de renda fixa é uma forma de como investir dinheiro para render mais de forma conservadora. Você pode formar uma reserva de emergência com ele, que deve equivaler há mais ou menos 6 meses de despesas da sua família.

Nele, o valor que você irá conseguir é estipulado no momento da contratação. Então, você já sabe o quanto vai receber de maneira mais geral, pois não sofre tantas variações.

Como os investimentos de renda fixa funcionam? Eles funcionam como se fossem um empréstimo, só que dessa vez é você quem está emprestando. As instituições criam títulos de dívida, você compra e elas te devolvem depois acrescido do rendimento estipulado.

Normalmente, esses investimentos renda fixa são relacionados a 4 taxas:

  1. CDI (Certificado de Depósito Interbancário): atualmente está no mesmo valor da taxa Selic;
  2. Taxa Selic: é a taxa básica de juros ;
  3. IPCA: taxa de inflação;
  4. Taxa prefixada: taxa estipulada no momento da compra e que não muda;

Confira os principais investimentos desse tipo e onde eles são emitidos:

  • Tesouro Direto – emitido pelo Tesouro Nacional (governo);
  • LCA e LCI (Letra de Crédito do Agronegócio ou Imobiliária) – emitido por bancos;
  • CDB (Certificado de depósito bancário)- emitido por bancos;
  • LC (Letras de crédito) – financeiras;
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) – seguradoras de investimento

Renda variável

Aqui nesse tipo de investimento, há um maior risco. Isso acontece, pois terá meses em que ele poderá ser negativo e depois positivo. Não dá para ter certeza do que você vai ganhar ou se vai perder. Mas por conta dessa instabilidade a possibilidade de rentabilidade é bem maior.

Como ele pode sofrer variações bem bruscas, você deve pensar a longo prazo, ok? Então só invista em renda variável se não for precisar do dinheiro tão cedo.

Veja alguns ativos nos quais você investir se sua praia for a renda variável:

  • Fundos multimercado (mistura renda fixa com a variável);
  • Fundos de ações (Bolsa de Valores);
  • Ações;

Como investir meu dinheiro com segurança

A palavra de ordem é planejamento e definição de metas. Em relação à primeira, é necessário saber que rendimentos mais seguros não rendem tanto, então pode ser que, se você tem uma dívida, não consiga se resolver com investimentos de renda fixa, por exemplo.

Outro ponto importante é rever o seu orçamento e fazer um planejamento financeiro. Isso é fundamental, pois você precisa saber exatamente o quanto pode investir agora e quais as expectativas para investimento no futuro. Por isso, tudo tem que estar na ponta do lápis.

Uma outra dica é investir primeiro nessa organização e depois em uma reserva de emergência, só aí será vantajoso começar a investir. Além disso, é importante não apostar em um único cavalo.

Divida o seu valor para investimentos em mais de um, criando uma carteira diversificada. Assim, caso um não saia como o previsto, terá outro para compensar.

Algumas dicas são importantes:

  • Evite a poupança: ela perde em rendimento para todos os investimentos de renda fixa. Há opções como o Tesouro Selic que rende mais e você pode retirar quando quiser;
  • Não foque só no rendimento: quando mercado estiver em baixa, pode ser que a rentabilidade caia, mas não se renda a vender a sua aplicação, pois é necessário esperar um tempo para ver como as coisas caminharão;
  • Não espere sobrar dinheiro para investir: faça dessa atividade uma responsabilidade mensal. Coloque como se fosse uma despesa no orçamento.

Conclusão

E aí, conseguiu entender como investir seu dinheiro de maneira segura? Algumas práticas são essenciais como a criação de um planejamento financeiro, a definição do seu perfil de investidor e a escolha do tipo de investimento.

Depois, é muito estudo e muita educação financeira. E você sabe que estamos aqui para te ajudar nisso, né? Então, se tiver alguma dúvida, não deixe de nos enviar uma mensagem.

Até a próxima!